12/09/10

Fórmula 1, GP Itália: Corrida

Fernando Alonso, Ferrari, Italian GPFernando Alonso revitalizou a sua candidatura ao título ao conquistar uma vitória popular para a Ferrari na sua "casa", em Monza. O espanhol terminou na frente de Jenson Button (McLaren) e de Felipe Massa, no outro Ferrari.
O resultado foi ainda melhor para Alonso tendo em conta que o líder do campeonato antes de Monza, Lewis Hamilton, danificou o seu McLaren logo na volta inicial e abandonou. Mark Webber subiu assim à liderança do campeonato, apesar de apenas ter terminado em sexto. O colega de equipa de Webber na Red Bull e outro candidato ao título, Sebastian Vettel, foi o quarto.
Button fez a melhor partida, resistindo às tentativas de Alonso de ultrapassá-lo pela linha interior, e depois a um pequeno toque entre os Ferrari em Rettifilio - que resultou em danos menores nos dois carros - para manter a liderança.
Depois de Alonso ficar atrás do McLaren, quer Massa quer Hamilton tentaram tirar partido da situação. Hamilton entrou pelo lado interior de Massa na chicane Roggia, ficando lado a lado com o Ferrari, e quando Massa virou para a trajectória, ambos os carros se tocaram, o que resultou na quebra da direcção do carro de Hamilton, que provocou uma saída para a gravilha em Lesmo e consequente abandono.
A única consolação para Hamilton era o facto de o seu adversário no campeonato, Mark Webber, ter caído na partida para nono lugar, dois lugares atrás do outro Red Bull, de Vettel. Nico Rosberg (Mercedes), Robert Kubica (Renault) e Nico Hulkenberg (Williams) fizeram bons arranques, chegando ao top-6.
Os três primeiros fugiram rapidamente de Rosberg, com Alonso a ficar junto da "cauda" de Button, tentando uma oportunidade para ultrapassar. Ambos trocaram entre si voltas mais rápidas, fazendo períodos mais contidos, com a diferença a nunca ser superior a 1.5 segundos e geralmente a ser mais pequena. Enquanto isto, Massa assistia, alguns segundos atrás.
O impasse manteve-se durante, e a pista de Monza foi boa para os pneus, o que signifcou que as paragens nas boxes fossem já perto do fim da corrida.
Button foi o primeiro a trocar de pneus, no final da 35ª volta. Alonso ficou em pista mais uma volta, mas foi suficiente para ter vantagem sobre Button à saída das boxes. O espanhol saiu das boxes praticamente lado-a-lado com Button, entrando na linha interior em Rettifilio para manter a liderança, fazendo logo nova volta mais rápida para escapar a Button.
Depois de Alonso desaparecer para obter a sua terceira vitória do ano - e a primeira sem confusões ou controvérsia de ordens de equipa - Button conseguiu facilmente manter Massa atrás de si para assegurar o segundo posto. 
Vettel conseguiu um quarto lugar surpreendente. Nos primeiros momentos, Vettel correu o risco de abandonar, reportando problemas de motor no rádio de equipa, fazendo mesmo uma volta 2 segundos fora do ritmo, o que permitiu a ultrapassagem de Webber. Contudo, o problema pareceu ficar resolvido e em virtude de estar até à penúltima volta sem parar nas boxes, Vettel conseguiu bater Rosberg para o quarto posto.
Mark Webber teve que lutar bastante para obter o sexto posto, passando Hulkenberg a três voltas do final, tendo ficado zangado devido ao facto de o piloto da Williams ter cortado chicanes e de defender-se firmemente para permanecer à frente. Kubica perdeu uma posição para Hulkenberg nas boxes, e depois foi a vez de Webber o passar, descendo o polaco para oitavo.
Michael Schumacher (Mercedes) e Rubens Barrichello (Williams) completaram os 10 primeiros. O vencedor de 2009, Barrichellom perdeu terreno na primeira volta e apenas ganhou o último ponto após a paragem nas boxes de Vitaly Petrov (Renault), que adoptou uma estratégia similar à de Vettel, parando apenas à 51ª volta.
Vitantonio Liuzzi recuperou da sua desastrosa qualificação para perseguir Sébastien Buemi (Toro Ross) e Barrichello, para acabar no 12º posto. Mas o outro Force India, de Adrian Sutil, apenas conseguiu terminar na 16ª posição depois de um incidente na primeira volta.
Timo Glock, no melhor dos Virgin, conseguiu bater o melhor dos Lotus, de Heikki Kovalainen, para um 17º posto. O outro Lotus, de Jarno Trulli, teve que abandonar com fumo a sair do motor, depois de liderar o grupo das equipas novatas durante a maior parte da equipa.

Eis os resultados da corrida:


Depois de 14 rondas, esta é a classificação dos campeonatos de pilotos e de construtores:


Sem comentários:

Enviar um comentário