05/09/10

Superleague Fórmula em Adria: Corrida 1

Davide Rigon wins for Anderlecht at AdriaDavide Rigon dominou a primeira corrida da Superleague Fórmula em Adria, no carro do RSC Anderlecht, depois de um pitstop que quase deu a vitória ao Beijing Guoan, com John Martin ao volante.

A quarta vitória de Davide Rigon esta época - que o coloca ao nível de Chris van der Drift como piloto com mais vitórias em 2010 - permite ao RSC Anderlecht aproximar-se da frente do campeonato, com o clube belga a estar agora apenas a dois pontos da AC Milan e quatro na frente do Tottenham. O piloto do Tottenham, Craig Dolby, envolveu-se num acidente com Yelmer Buurman, no carro da AC Milan, e os dois pilotos não puderam lutar pelos lugares cimeiros.

Davide Rigon lançou-se a na última curva na partida lançada e abriu imediatamente uma vantagem de 1.3 segundos para John Martin, que pela segunda corrida seguida foi apanhado de surpresa por uma partida-canhão do piloto da pole position, ao seu lado.

John Martin não conseguiu fechar a distância para o líder durante os primeiros momentos da corrida, mas o piloto do Beijing Guoan fez uma paragem superba, que o permitiu passar para a frente do RSC Anderlecht, quando os líderes fizeram o pitstop obrigatório cedo na corrida.

A liderança de John Martin resistiu pouco tempo, pois Davide Rigon usou o seu maior conhecimento da pista para ir por dentro na curva 2 para passar para o comando, que manteve até ao fim da corrida.

Rigon afirmou que o Beijing "estava inacreditavelmente rápido,". O vencedor salientou que o Beijing Guoan foi "muito rápido no pitstop". Rigon mostrou-se contente "porque com os pneus novos" foi "o mais rápido na pista", podendo "travar mais tarde" do que Martin, que "não parou", o que permitiu a ultrapassagem. Davide Rigon concluiu dizendo que foi uma "corrida fantástica."

Apesar de uma corrida forte que deu ao carro operado pela ADR mais um pódio, o segundo classificado John Martin estava desapontado por não ter ganho a corrida. John Martin afirmou que "foi um bom esforço,". Para o australiano, que nunca tinha corrido em Adria anteriormente, "acabar com um resultado nos cinco primeiros seria mesmo, mesmo óptimo". Contudo, para John Martin, "vir aqui e ter quase a pole" e "acabar em segundo numa corrida é um pouco desapontante."

Tal como os dois primeiros, Ben Hanley, do Olympiacos, que esteve quase a "roubar" o segundo posto ao piloto do Beijing, quando este saiu largo na primeira curva, estava satisfeito por obter o seu objectivo de um pódio na estreia na Superleague.

Craig Dolby teve uma corrida mais dura no carro do Tottenham. Depois de passar quatro carros na partida - incluindo o adversário na luta pelo título Yelmer Buurman - Dolby saiu largo logo na curva seguinte, permitindo que Max Wissel (FC Basel) e Álvaro Parente (FC Porto) o passasem. Os seus problemas continuaram após o pitstop, quando entrou juntamente com Buurman na primeira curva e teve um furo na roda direita traseira. Dolby acabou em 13º, dois lugares atrás de Buurman, que também teve que parar novamente, para substituir a sua asa dianteira.

Depois de uma batalha furiosa pelo nono posto, Tristan Gommendy (Galatasaray) e Frédéric Vervisch (Liverpool) subiram até sétimo, atrás do piloto da AS Roma, Julien Jousse, e de Álvaro Parente, do FC Porto, com Duncan Tappy a fechar o top-10 no carro do CR Flamengo.

Celso Miguez (Olympique Lyonnais) irá partir a sua segunda corrida na Superleague Fórmula da pole position, devido à grelha invertida. O espanhol teve problemas de desgaste de travões que o forçaram ao abandono a cinco voltas do fim.

Parente 11º na segunda manga da Superleague após penalização - Álvaro Parente foi sexto

O Futebol Clube do Porto, com Álvaro Parente ao volante, obteve um bom resultado, com o sexto posto. Contudo, este resultado sabe a pouco, visto que Parente partiu de terceiro, perdendo várias posições logo na partida, por fazer um mau arranque, chegando a fazer uma incursão pela relva.

Apesar de mostrar um bom ritmo a meio da corrida, numa altura em que pressionava o adversário que viria a terminar em quarto, Max Wissel (FC Basel), a paragem obrigatória nas boxes não correu bem ao português, e apesar de alguns desentendimentos à sua frente, em pista, Parente ficou novamente na sexta posição, após a passagem de todos os pilotos pelas boxes, enquanto Wissel era já quarto.


Eis os resultados da corrida:



fonte (relatório da corrida, resultados e primeira imagem): http://www.autosport.com/news/report.php/id/86404

fonte (resultado de Álvaro Parente): http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/89496

Sem comentários:

Enviar um comentário