20/09/10

Superleague Fórmula em Portimão: Corrida 2

Neel Jani celebrates Portimao Superleague winO antigo campeão de A1GP Neel Jani (Olympiacos) dominou a segunda corrida da Superleague Fórmula no fim-de-semana em Portimão.
Neel Jani, que se estreou no campeonato nesta ronda, substituindo o lesionado Chris van der Drift, passou para o comando da prova logo na primeira curva, depois de uma partida lançada caótica, sendo que houve investigação pelos comissários depois de alguns carros terem, aparentemente, saltado a linha da frente que, supostamente, deve ditar o ritmo até à luz verde se acender. Mas Neel Jani estava já na frente à entrada da primeira curva e não olhou para trás.

Neel Jani venceu com 10 segundos de vantagem para Tristan Gommendy (Lyon), no que é um resultado impressionato para o francês, que correu com um carro preparado pela novata DriveX. Robert Doornbos (SC Corinthians), foi terceiro, o que significa que foi o mais pontuado no conjunto das duas primeiras corridas, facto que o permitiu começar da pole position a terceira corrida.
"Nunca teria pensado que seria como uma grande vitória," disse Jani. "Eles [que começaram na linha da frente] abrandaram na frente de repente, por isso eu quase bati, mas desviei-me para fazer uma grande partida. Estou mesmo contente."

Blog Motors and World News com Tristan Gommendy (Lyon),
no Autódromo Internacional do Algarve,
após o final das corridas de Superleague Fórmula, 19-09-2010

Gommendy, que não tinha um banco pronto para correr no primeiro treino livre, acrescentou: "Foi um fim-de-semana muito difícil, não conhecia a pista e a equipa, no final foi fantástico."
Os candidatos ao título tiveram sortes diferentes. Craig Dolby, do Tottenham, perdeu a sua asa dianteira na confusão das primeiras curvas, enquanto que o piloto do AC Milan, Yelmer Buurman foi forçado a sair para a gravilha na primeira volta, quando Celso Miguez (GD Bordeaux) fez um pião à sua frente. Yelmer Buurman recuperou até 11º, mas foi mais tarde forçado a abandonar com um problema na caixa de velocidades.
Davide Rigon (RSC Anderlecht), que tinha subido à liderança do campeonato na 1ª corrida do fim-de-semana, foi o nono classificado, aumentando a vantagem no RSC Anderlecht no campeonato.

Álvaro Parente, único piloto português em prova, aos comandos do carro do FC Porto, foi forçado a abandonar a corrida depois de uma roda do seu monolugar ter saltado em pleno andamento (ler em separado). O outro clube português em prova, o Sporting, com Maxi Cortez ao volante, foi também forçado a abandonar a corrida, uma volta após Parente.

Eis os resultados da corrida:



Sem comentários:

Enviar um comentário