11/09/10

GP2 Series em Monza: 1ª Corrida




Pastor Maldonado é o novo campeão das GP2 Series apesar de não acabar a corrida feature desta tarde em Monza. Sam Bird controlou a corrida, conquistando a sua primeira vitória no campeonato.
Sam Bird teve uma corrida relativamente fácil. O britânico partiu da primeira linha da grelha e passou o polesitter, Jules Bianchi, na primeira curva e continuou sem ser ameaçado.

Mas atrás de Bird, as primeiras voltas foram quentes. Rodolfo Gonzales, da Arden, teve um incidente quando aquecia os seus pneus na volta de instalação, e Luca Filippi continuou igual na volta de abertura, travando em demasia na segunda chicane, colhendo Giedo van der Garde, que por sua vez deu um pião e foi contra Dani Clos. Os três pilotos abandonaram.

O incidente originou uma intervenção do safety car, que logo após regressar às boxes, no fim da segunda volta foi necessário novamente.

Maldonado foi contra a traseira de Romain Grosjean na primeira curva na nova partida, provocando um acidente que fez com que Jerome D'Ambrosio apanhasse a traseira de Bianchi, e Marcus Ericsson, Brendon Hartley e Luiz Razia a envolverem-se na confusão maius atrás.
O último dos três abandonou logo, mas todos os outros conseguiram prosseguir na corrida, embora com o carro mesmo danificado, no caso de Maldonado.

As preocupações do venezuelano terminaram na quinta volta, quando o seu rival na luta pelo título, Sergio Perez, se envolveu num acidente com Michael Herck, situação que motivou o abandono de ambos no local. Assim, o mexicano precisa de vencer e fazer a volta mais rápida na corrida sprint, a realizar amanhã, e que Maldonado não termine com pontos, para manter vivas as suas poucas esperanças de levar a luta pelo campeonato à última ronda.
Ainda assim, é praticamente certo que Maldonado irá sagrar-se campeão.

Depois do drama das sete primeira voltas, as coisas acalmaram. Bianchi passou Oliver Turvey para subir ao segundo posto, deixando Turvey no terceiro posto, a completar o pódio. Christian Vietoris esteve novamente forte, sendo que o rookkie da Racing Engineering terminou em quarto, na frente de Jerome D'Ambrosio (DAMS).

As esperanças da Trident em monopolizar a primeira linha da grelha para a corrida de amanhã foram desfeitas quando Fabio Leimer (Ocean Racing) teve que abandonar nos momentos finais de amanhã. Curiosamente, esta situação permitiu que o outro piloto da equipa portuguesa Ocean Racing, Max Chilton, ficasse com o 8º lugar, conquistando o último ponto e a pole para a corrida de amanhã.

Eis os resultados da corrida:



fonte (texto): http://www.autosport.com/news/report.php/id/86614
imagem: http://www.italiaracing.net/notizia.asp?id=28867&cat=4

Sem comentários:

Enviar um comentário