20/09/10

Superleague Fórmula em Portimão: Corrida 1

John Martin, Beijing Gouan, Portimao 2010
John Martin, do Beijing Guoan, venceu a primeira corrida da nona ronda de 2010 da Superleague Fórmula, realizada no Autódromo Internacional do Algarve. 
O piloto australiano controlou a corrida desde a partida lançada, e antes das paragens nas boxes ganhou uma vantagem de 1.2 segundos a Davide Rigon (RSC Anderlecht), que partiu a seu lado na primeira linha da grelha. O duo da frente parou em simultâneo no fim da 10ª volta, seguindo paragens praticamente com a mesma duração, voltando à pista com a mesma ordem.
Com os pneus frescos, Martin conseguiu aumentar a sua vantagem para cerca de 3.6 segundos antes de recuar um pouco perto do final. O único problema do piloto do Beijing Guoan foi a gripe que tem sentido desde 5ª Feira, e admitiu que "fez alguns pequenos erros" por não conseguir "respirar bem". Apesar de tudo,  conseguiu vencer com uma margem de 1.174s para Rigon.

"O carro estava absolutamente espectacular, graças aos rapazes," disse Martin. "Outra paragem fantástica. O carro esteve fácil de pilotar, e com pneus novos fomos extremamente rápidos."

O segundo posto de Rigon permitiu que o RSC Anderlecht subisse à liderança do campeonato com um ponto de vantagem sobre o Tottenham, que com Craig Dolby ao volante acabou no quinto posto esta corrida. Dolby chegou a rodar em terceiro, mas um pião na Curva 4 depois dos pitstops fê-lo perder vários lugares.

"É fantástico para o campeonato," disse Rigon. "O Martin estava muito rápido, muito veloz. Foi o melhor hoje. Agora vamos ver o que acontece na corrida dois - são 50 pontos para uma vitória, por isso um ponto não é muito. É a minha primeira vez na liderança este ano, por isso espero ficar em primeiro até ao fim."

O outro candidato ao título, Yelmer Buurman (AC Milan), chegou a passar provisoriamente para a liderança do campeonato, mas foi penalizado com um drive-through por não respeitar os limites da pista num duelo pelo 3º posto com Andy Soucek (Galatasaray). Ambos foram penalizados, e Buurman apenas foi o 10º classificado, apesar de ter rodado no quarto posto. Este resultado fez com que o AC Milan ficasse a 18 pontos da liderança.

Blog Motors and World News com Álvaro Parente
no Autódromo Internacional do Algarve,
após as corridas de Superleague Fórmula

O herói local Álvaro Parente foi terceiro, apesar de um pitstop bastante lento que lhe custou no mínimo 3 segundos e desfez todas as ultrapassagens que o português fizera. Parente voltou à pista em quinto,e herdou um lugar no pódio após os drive throughs de Soucek e Buurman.

"Tivémos uma boa estratégia para esta corrida," disse Parente. "Perdi um pouco de tempo nas boxes mas voltei à pista. O meu ritmo foi muito melhor na segunda fase, mas lutei um pouco no final."
Frédéric Vervisch conseguiu um fantástico quarto posto para o Liverpool, após partir da 11ª posição na grelha. Atrás de Craig Dolby, ficou o SC Corinthians, que foi sexto com Robert Doornbos ao volante. Em sétimo ficou Max Wissel (que, no carro do FC Basel, iniciou a corrida da via das boxes). Atrás de Wissel ficou o piloto do CR Flamengo, Duncan Tappy (8º). A encerrar o top-10 ficaram Andy Soucek e Yelmer Buurman.

O outro clube português em prova, o Sporting CP, com Máximo Cortez ao volante, ficou-se pela 15ª posição, sendo o último dos que terminaram a prova.

Eis a classificação da corrida:

Sem comentários:

Enviar um comentário