11/07/11

GP2 Series em Silverstone: Álvaro Parente nono nas duas corridas

Este fim-de-semana disputou-se mais uma ronda do campeonato GP2 Series. As cores portuguesas, "representadas" por Álvaro Parente e pela equipa Ocean Racing Technology, não tiveram o melhor fim-de-semana possível, com Parente a obter dois nonos lugares, e a ORT a correr apenas com um piloto em ambas as corridas.


1ª Corrida: Vitória de Jules Bianchi em corrida "da frente para trás" de Álvaro Parente; Johnny Cecotto Jr. em 13º

Jules Bianchi conseguiu superar uma luta emocionante contra Christian Vietoris, para vencer pela primeira vez esta época, em Silverstone.

O piloto da Lotus-ART, Bianchi, obteve uma liderança confortável quando a corrida começou em condições molhadas, após três voltas atrás do safety-car.

A liderança do piloto francês era de cinco segundos aquando das paragens nas boxes, com os pilotos a mudarem para pneus lisos, dado a pista estar a secar rapidamente.

Bianchi foi um dos últimos a parar, o que permitiu a Vietoris (que anteriormente ultrapassara Álvaro Parente) ficar "encostado" ao francês após a paragem deste.

Depois de uma volta atrás de Bianchi, Vietoris passou para o comando à saída de Luffield. Contudo, a liderança do alemão foi curta, com Bianchi a recuperar a liderança em Copse. O duo voltou a estar "roda-a-roda" mais tarde ainda nessa volta, com Vietoris a liderar na entrada em Stowe, para Bianchi recuperar a posição na travagem para a curva seguinte.

Depois de uma volta emocionante, os dois pilotos estabilizaram, e algumas voltas depois Bianchi já liderava com mais de um segundo. O francês abrandou um pouco, mais tarde, no seu caminho para a vitória.

Vietoris lutou para ter ritmo nos momentos finais, acabando pouco à frente do iSport de Marcus Ericsson e do líder do campeonato, Romain Grosjean, em DAMS. Ericsson foi quinto nos primeiros momentos da corrida, e tirou partido do facto de ter sido o primeiro a mudar para pneus lisos.

Grosjean veio de 13º na grelha até ao quarto posto final, enquanto Sam Bird foi quinto. Dani Clos foi o sexto classificado. Em sétimo ficou Stefano Coletti, que vindo de 21º na grelha, trocou para pneus lisos na mesma volta de Ericsson. Giedo van der Garde ficou com as esperanças de lutar pelo título comprometidas ao ser apenas oitavo, obtendo a pole para a segunda corrida.

Álvaro Parente caiu para nono
Tendo partido de segundo, era de antever um bom resultado para Álvaro Parente. Contudo, a corrida não correu como esperado. Nas sete primeiras voltas, o português manteve a segunda posição, até ser ultrapassado por Christian Vietoris, numa altura em que os pneus do Carlin de Parente já estavam desgastados.

Parente teve, então, que se defender do outro Racing Engineering, de Dani Clos, de modo a manter o pódio, e na 13ª volta os dois proporcionaram uma boa luta, com trocas de posições. Contudo, o português acabou por não conseguir resistir à última tentativa do espanhol, que assim ganhou a posição e começou de imediato a afastar-se.

Tendo sido um dos últimos a parar para trocar para pneus lisos, Álvaro Parente viu-se num longínquo 11º posto após as paragens. Um toque entre Esteban Gutierrez e Jolyon Palmer permitiu a Parente subir ao nono lugar, posto em que viria a terminar, apesar de nas últimas voltas ainda ter conseguido aproximar-se do oitavo, Giedo van der Garde, não conseguindo, contudo, ganhar a posição.

Johnny Cecotto Jr. em 13º para a ORT
Numa prova em que Kevin Mirocha não pôde participar devido a lesão, Cecotto Jr. foi o único representante da equipa portuguesa Ocean Racing Techology. O venezuelano ainda esteve em nono, lutando num grupo composto por Marcus Ericsson, Max Chilton, Esteban Gutierrez, Sam Bird, Romain Grosjean e Charles Pic, não conseguindo aguentar alguns destes pilotos atrás de si.
Parando apenas na 13ª volta para trocar para pneus lisos, Cecotto Jr. acabou por terminar em 13º.

Resultados:


fontes:
relatório de corrida, resultados, 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92979

corrida de Álvaro Parente e da Ocean Racing Technology: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/98250



2ª corrida: Romain Grosjean triunfa em corrida em que Álvaro Parente foi novamente nono; Johnny Cecotto Jr. abandona no único ORT

Romain Grosjean triunfou na segunda corrida do fim-de-semana das GP2 Series em Silverstone, reforçando a sua liderança do campeonato.

O líder do campeonato partiu de quinto, e logo na primeira volta subiu até ao terceiro posto, passando Sam Bird e Stefano Coletti, que ficou parado na primeira linha da grelha.

Grosjean ficou nessa posição, atrás dos líderes, Dani Clos e Giedo van der Garde. Foi à 15ª volta que o francês passou van der Garde, o seu maior rival na luta pelo título, com uma fácil ultrapassagem na curva Village.

Duas curvas depois, Clos, em Racing Engineering, bloqueou a travagem e saiu de pista em Brooklands, perdendo a curta vantagem que conseguira para van der Garde na primeira metade da corrida. Uma volta volvida e Grosjean estava encostado ao espanhol, passando à liderança com relativa facilidade na entrada para a curva Copse.

Daí em diante, Grosjean foi superior em mais de um segundo por volta face aos seus perseguidores, vencendo com uma vantagem superior a sete segundos por volta.

Clos conseguiu o segundo lugar, à frente de van der Garde, enquanto que Marcus Ericsson deu seguimento ao bom fim-de-semana com o quarto posto, passando Sam Bird nos últimos momentos da prova.

Bird estava com problemas nesta altura, perdendo também o quinto posto, para o vencedor da primeira corrida, Jules Bianchi.


Álvaro Parente repete nono lugar
O português Álvaro Parente foi apenas o nono classificado, após uma corrida em que se mostrou mais rápido do que Esteban Gutierrez na luta pelo oitavo posto, tendo, porém, problemas com o apoio frontal do seu carro, o que o forçava a reduzir a velocidade.

Quanto a Johnny Cecotto Jr., único representante da ORT, abandonou a corrida, na 10ª de 21 voltas.

Resultados:


fontes:
relatório de corrida, resultados e 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92997


Sem comentários:

Enviar um comentário