11/07/11

GP3 Series em Silverstone: Corridas ganhas por Nico Muller e Lewis Williamson; António Félix da Costa consegue nono lugar como melhor resultado

Este fim-de-semana disputou-se, em Silverstone, a quarta ronda da época das GP3 Series. António Félix da Costa não teve um fim-de-semana positivo, com o melhor resultado entre as duas corridas a ter sido o nono posto da segunda corrida.

1ª corrida: Nico Muller vence corrida com início bizarro; António Félix da Costa é vigésimo

Nico Muller venceu a primeira corrida do fim-de-semana das GP3 Series  em Silverstone. Foi o sétimo vencedor diferente em 2011, em outras tantas corridas disputadas.

A corrida foi afectada pela chuva, que levou a um início de corrida bizarro. A maior parte dos pilotos fez a volta de aquecimento com pneus lisos, mas tendo começado a chover durante a mesma volta, os pilotos com pneus lisos tiveram que ir às boxes trocar para pneus de chuva antes da grelha estar formada. Apenas 11 carros (com pneus de chuva montados já na volta de aquecimento) foram para a grelha, com os restantes a lutarem numa corrida de paragens nas boxes.

Nico Muller, que no seu Jenzer partia de sexto na grelha foi o melhor colocado dos pilotos que foram para a grelha, sendo, na prática, o ocupante da pole position. Contudo, o suíço não fez um bom arranque, permitindo a Michael Christensen passar para a sua frente. Muller rapidamente recuperou a posição, com Christensen a ser atingido por Nigel Melker, entrando em pião  na curva The Loop.

Com a visão clara e sem ter que se preocupar com o spray, Muller isolou-se na liderança, abrindo uma vantagem de 8.7 segundos sobre o seu mais directo perseguidor, Nick Yelloly. A perseguição dos pilotos que tiveram que parar no final da volta de aquecimento foi liderada por Adrian Quaife-Hobbs, que era nono no fim da primeira volta. Com o andar da corrida, os pilotos que pararam foram passando os carros mais lentos que tinham partido da grelha.

A estrela acabou por ser Alexander Sims (colega de equipa do português António Félix da Costa na Status GP). Sims era 12º no fim da primeira volta, subindo até segundo, após passar Yelloly com facilidade a uma volta do final. Contudo, nesta altura, Muller estava já fora de alcance, cruzando a meta com 2.8 segundos de vantagem.

Yelloly manteve o terceiro posto, sendo seguido por Quaife-Hobbs, o quarto classificado. Luciano Bacheta (um dos pilotos que partiu da grelha) foi o quinto, seguido por James Calado. Lewis Williamson e Dean Smith encerraram as posições pontuáveis, com o e líder do campeonato, Mitch Evans, a ser apenas 10º.



António Félix da Costa quedou-se pelo vigésimo posto

Esta corrida não correu de feição ao português António Félix da Costa. Sendo um dos pilotos que teve que parar no final da volta de aquecimento para trocar para pneus de chuva, o jovem luso teve ainda que esperar que a equipa acabasse de trocar os pneus a Alexander Sims para seguir, regressando à pista num longínquo 22º lugar. Sem hipóteses de lutar pelos lugares pontuáveis, Félix da Costa ainda subiu até ao 20º em que terminou a corrida.

Resultados:


fontes:
relatório de corrida, resultados, 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92985



2ª corrida: Lewis Williamson triunfa em corrida na qual António Félix da Costa consegue recuperar até nono

Lewis Williamson venceu pela primeira vez nas GP3 Series, na segunda corrida do fim-de-semana em Silverstone.

O piloto da MW Arden partiu de segundo e fez um mau arranque, sendo quarto na entrada para a curva Abbey, atrás de Dean Smith, piloto da Addax na liderança, de James Calado e de Nick Yelloly. Contudo, Williamson fez uma fantástica recuperação, passando Yelloly na entrada para Abbey, e tirando partido da luta entre Smith e Calado, que comprometeu as trajectórias de ambos em Village. Continuando bem, Williamson passou Calado por fora em The Loop, e em Brooklands superiorizou-se a Smith. Durante uns instantes, os três pareceram lado-a-lado, mas Smith estava por dentro, e Williamson, por fora, passou mesmo para a liderança que não mais viria a largar até final.

Williamson foi o vencedor com uma margem de cinco segundos, com Smith a ser segundo. Alexander Sims subiu de quinto a terceiro, ascendendo à liderança do campeonato. Sims teve uma disputa com Rio Haryanto em Vale, passando depois Yelloly para o quarto posto em Brooklands à sétima volta. Na 12ª volta passou por dentro Calado, em Vale, subindo ao terceiro posto final.

Haryanto também passou Calado em Brooklands, para o quarto posto, com Yelloly a não conseguir apanhar Calado, tendo que se contentar com o sexto posto, e o último ponto.

Nigel Melker conseguiu recuperar das últimas posições da grelha até nono, e Adrian Quaife-Hobbs, forçado a partir das boxes, conseguiu subir até 15º.

Sims passou para a liderança do campeonato, ficando três pontos à frente de Mitch Evans, que abandonou na primeira volta, com o seu MW Arden danificado ao tentar subir a quinto nas primeiras curvas.



António Félix da Costa consegue subir até nono

Partindo das últimas posições, o português António Félix da Costa chegou a lutar pelo quinto posto nesta corrida, integrado num grupo de alguns pilotos. O piloto luso conseguiu terminar no nono posto, o que é bom tendo em conta a posição na grelha (20º).


Resultados:


Sem comentários:

Enviar um comentário