11/07/11

IndyCar Series, Toronto: Vitória de Dario Franchitti

Dario Franchitti venceu a corrida das IndyCar Series em Toronto, à frente do seu colega de equipa na Ganassi. Pelo meio, a polémica, com uma colisão entre Franchitti e o seu adversário no campeonato Will Power.

Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, classificou-se no terceiro lugar, num pódio que parecia completamente Ganassi, até Graham Rahal ter feito um pião nos momentos finais, em luta com Hunter-Reay.

A corrida ficou marcada por vários incidentes, com o sistema de partida em duas filas a não ter sido propriamente bom numa pista na qual geralmente há caos. 

A corrida foi relativamente calma nas primeiras voltas, com Power a liderar, à frente de Dixon e Franchitti, com o último a passar Mike Conway, que no seu Andretti Autosport fez uma rápida partida.

Franchitti construiu uma vantagem, sendo um dos vários pilotos a parar pela primeira vez mesmo antes de uma bandeira amarela, o que lhe permitiu assumir a liderança da prova à entrada para a série intermédia da corrida, enquanto Power e Dixon caíram para fora dos dez primeiros.

Na última fase da corrida Power e Dixon iriam voltar à contenda, com ambos os pilotos a ascenderem na tabela. Franchitti viu-se em perda quando vários pilotos optaram por estratégias diferentes, enquanto maior parte dos líderes pararam antes de uma bandeira amarela.

Power passou para a frente de Franchitti no reinício, mas quando o campeão em título tentou retaliar poucas voltas depois, Power foi tocado e entrou em pião na Curva 3, o que deixou o australiano bastante furioso.

Franchitti continuou em prova e escapou a penalizações, começando a subir para regressar à frente. O escocês passou o Dreyer & Reinbold de Justin Wilson e o Andretti de Hunter-Reay (que subiu posições ao parar mesmo antes de uma bandeira amarela, sob a qual a maioria dos pilotos fez a sua última paragem) para ficar em segundo, atrás de Rahal.

Fora da disputa depois de uma paragem feita cedo para mudar um pneu cortado, Rahal apostou na ocorrência de suficientes situações de bandeiras amarelas para aguentar com o seu último reabastecimento durante 44 voltas. A estratégia deu certo, mas Rahal não teve velocidade suficiente para aguentar Franchitti e Dixon. Contudo, a cinco voltas do final, um toque com Hunter-Reay relegou Rahal para o 13º lugar.

Marco Andretti, que partiu de 20º, foi o quarto, não tendo problemas durante a corrida, apesar de ter estado envolvido num incidente perto do final que motivou o abandono de vários dos pilotos da frente. Nesta situação, Andretti colheu Oriol Servia, num pião da Curva 1, que também colheu o potencial vencedor Justin Wilson, James Hinchcliffe, Charli Kimball e Mike Conway.

Vítor Meira recuperou de uma colisão com Paul Tracy para obter um excelente quinto posto para a AJ Foyt, enquanto Sébastien Bourdais obteve o seu melhor resultado desde que regressou aos EUA, com o sexto lugar.

Em sétimo ficou Ryan Briscoe, que nos primeiros momentos da prova teve um encosto com Tony Kanaan, que acabou com a corrida do brasileiro da KV. Briscoe ficou com um furo, e mais tarde teve a oposição de Conway, conseguindo ainda assim subir até ao sétimo posto em que terminou.

JR Hildebrand, EJ Viso e Simona de Silvestro encerraram o top-10. Viso chegou a ser segundo, com uma estratégia semelhante à de Rahal, mas um furo resultante de um desentendimento com Wilson sentenciou um possível bom resultado.

Outros incidentes de destacar nesta corrida envolveram Alex Tagliani e Helio Castroneves, que protagonizaram um encosto, Hinchcliffe e Tracy, que chocaram, Takuma Sato e Danica Patrick que se desentenderam, e Power, que foi forçado a desistir depois de ser atingido por Tagliani Tagliani - que acabou com a própria corrida pouco depois, quando "voou" em resultado de um incidente com Danica Patrick, que por sua vez colidiu com James Jakes.

Resultados:


Sem comentários:

Enviar um comentário