12/07/11

Entrevista a Kazuki Nakajima: "Claro que a F1 continua sempre como o meu objectivo"

Olá! Hoje a entrevista é a Kazuki Nakajima, o ex-piloto de Fórmula 1 do Japão.
Kazuki Nakajima iniciou a sua carreira nos monolugares em 2003, sendo campeão da Fórmula Toyota (três pole positions e três vitórias). Em 2004, Nakajima pilotou na Fórmula 3 Japonesa, sendo 5º como duas vitórias, duas pole positions e uma volta mais rápida. Nesse ano, o pilotou japonês foi ainda 7º no Bahrain F3 Superprix e 13º no GP de Macau de Fórmula 3. Em 2005, Nakajima foi vice-campeão da Fórmula 3 Japonesa (uma pole position, seis pódios e três voltas mais rápidas), foi 6º no GP de Macau de Fórmula 3 e foi ainda 8º no Super GT Japan GT300 (uma vitória, uma pole position, e um pódio). Em 2006, Kazuki Nakajima passou para a Europa, sendo 7º na Fórmula 3 Euroseries com uma vitória e quatro pódios. Também competiu nos Masters of Fórmula 3 e no GP de Macau de Fórmula 3. Nakajima foi piloto de testes da WilliamsF1 Team. Em 2007, Nakajima foi 5º nas GP2 Series, com uma pole position e seis pódios, e foi piloto de testes da WilliamsF1 Team. Também competiu numa corrida do Mundial de Fórmula 1. Em 2008 e 2009, Nakajima pilotou no Mundial de Fórmula 1 com a WilliamsF1 Team.

Agora, em 2011, o jovem piloto japonês está a competir na Fórmula Nippon, sendo o primeiro com uma vitória e mais um pódio. Está a competir também no Super GT Japan.

Eis a entrevista:

1 – Como começou a sua paixão pelo automobilismo?
Porque o meu pai era um piloto, foi muito normal para mim ir aos circuitos, e depois comecei no karting.

2– Qual foi o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?
A vitória na Fórmula Nippon este ano, havia muito tempo desde a última vitória e todos os detalhes funcionaram-me perfeitamente desde o 13º lugar na grelha.

3 – Tem alguns ídolos? Se sim, quem é/são?
Eu devo referir o meu pai, Satoru, primeiro, e depois M. Schumacher devido à sua attitude quando ele vencia.

4 – Qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
Quando desisti em Melbourne em 2009, estava no caminho o pódio, provavelmente.

5 – Que tipo de carros gosta mais, os monolugares, ou os “normais”? Porquê?
Enquanto as corridas forem competitivas, eu não me importo muito.

6 – Qual o piloto que gosta mais de enfrentar nas pistas?
Enfrentar o Kamui [Kobayashi] no Brasil foi especial, já que crescemos juntos na TDP.

7 – Na minha pesquisa li que competiu no Grande Prémio de Macau. Como é corer no Grande Prémio de Macau?
Foi óptimo, a pista e a corrida é talvez a melhor. Um tipo de pista urbana totalmente diferente comparando ao Mónaco.

8- Vi que já competiu em três campeonatos diferentes de Fórmula 3 (Euroseries, Masters of F3 and F3 Japan). Há grandes diferenças entre os três campeonatos, em termos de carro e pilotagem?
O carro não, a diferença de motor foi grande. O Mercedes era o motor mais leve nessa altura. Também penso que precisas de pilotar de forma um pouco diferente pois os pneus também são diferentes.

9 – Foi difícil mudar de um carro de GP2 Series para um de Fórmula 1, durante a época de 2007?
Claro que não é fácil, mas ao mesmo tempo ajudou-me na campanha nas GP2, pois pude ganhas experiência ao pilotar um carro de F1.

10 – Agora está a pilotar na Fórmula Nippon. Apesar disso, ainda tem esperanças num regress à Fórmula 1 no futuro?
Claro que a F1 continua sempre como o meu objectivo. O meu trabalho neste momento é concentrar-me na Nippon e nos Super GT e manter-me preparado para a oportunidade ao mesmo tempo.

11 - Pode fazer um resumo da sua época de 2011 até agora?
Na Fórmula Nippon estou a ir muito bem (3º e 1º, liderando o campeonato) por isso a partir de agora objectivo manter este ímpeto.
Nos GT, não estou tão bem se vires os resultados, mas como equipa estamos a fazer o melhor que devemos (e podemos), por isso podemos objectivar o título, penso.

12 – Por último, pode deixar uma mensagem aos seus fãs?
Olá, agora estou a correr no Japão, por isso talvez fora das vossas vistas, mas continuo a correr e espero ainda um dia voltar à Europa para corridas competitivas por isso vejo-vos aí.
Mais uma coisa, muito obrigado pela ajuda ao Japão após o desastre, ainda há pessoas no Norte a sofrerem vários problemas mas maior parte do Japão está como normalmente, por isso esperamos que não hesitem em visitarem-nos!

Sem comentários:

Enviar um comentário