04/07/11

Entrevista a Carlos Sainz Jr.: "(...) quando assinei o meu contrato com a Red Bull, disse a mim mesmo que estas oportunidades só existem uma vez na vida, por isso tive que fazer tudo o que posso para tornar o meu sonho realidade…"

Olá! Hoje publico a entrevista com o piloto espanhol Carlos Sainz Jr., um jovem piloto espanhol que faz parte do programa Red Bull Junior Team.

Carlos Sainz Jr. começou a sua carreira no karting com 11 anos de idade, em 2006, sendo o campeão do Karting Cadete Madrid, Nesse mesmo ano, Sainz Jr. foi terceiro no Torneo Industrie, um troféu disputado na Itália. Em 2007, o seu primeiro ano na categoria júnior (KF3), Sainz Jr. venceu o Troféu Internacional Ciudad del Automóvil de Alcañiz e foi o terceiro no Campeonato Ásia-Pacífico de KF3. Em 2008, o jovem espanhol foi vencedor do Campeonato Ásia-Pacífico de KF3, e no mesmo ano foi vice-campeão do Campeonato Espanhol de KF3, além de ser o melhor espanhol nos campeonatos Europeu e Alemão, na competição italiana Andrea Margutti Trophy e na prestigiada Monaco Kart Cup.

Em 2009, Sainz Jr. foi vencedor da Monaco Kart Cup e foi campeão do Campeonato Europeu-Ocidental de KF3. Também neste ano, o piloto espanhol foi vencedor da Final do Camepeonato Europeu de KF3, e foi segundo no Campeonato Espanhol. Ainda em 2009, Sainz Jr. foi terceiro nas WSK International Series.
Carlos Sainz Jr.
Imagem:
Red Bull Media Pictures Database/GEPA

Em 2010, Carlos Sainz Jr. foi escolhido pela Red Bull Team para integrar a Red Bull Junior Team, e ganhou a Bolsa BMW, depois de quarto dias de testes, seguindo-se a Qualificação da Bolsa. Com 15 anos de idade, o espanhol pilotou no Campeonato Europeu de Fórmula BMW, além de competir em três corridas do Campeonato Ásia-Pacífico de Fórmula BMW. No Campeonato Europeu, Sainz Jr. foi o o melhor dos estreantes, vencendo a Rookies Cup, e no Campeonato Ásia-Pacífico foi o vencedor da prova no Circuito de Macau da categoria.

Em 2011, Carlos Sainz Jr. está a disputar dois campeonatos de Fórmula Renault 2.0: a Northern European Cup (NEC) e a Eurocup Fórmula Renault 2.0, estando no primeiro lugar em ambos os campeonatos (6 vitórias, 5 pole positions, 9 pódios e 7 voltas mais rápidas no campeonato NEC e 2 vitórias, 1 pole position, 6 pódios e 4 voltas mais rápidas na Eurocup Fórmula Renault 2.0).

Aqui está a entrevista:

1 – Como começou a sua paixão pelo automobilismo?
Começou quando comecei a ver todo o tipo de corridas no sofá com o meu pai, mas especialmente a F1, eu adorei-a e rapidamente pedi ao meu pai para me levar a um go-karting na sua pista coberta de karting. Depois de alguns anos a brincar, perguntei-lhe se poderia faze-lo mais profissionalmente, e começámos a competir a nível nacional e depois internacionalmente.

2 – Tem algum ídolo? Se sim, quem é/quem são?
Sim, tenho, o meu piloto favorito é o Fernando Alonso, mas a minha referência para passos perfeitos como piloto é o Sebastian Vettel. Ele fez tudo perfeitamente, no momento certo, e actualmente está a fazer o mesmo, agora na F1, por isso devo-o ter como uma referência.

3 – Qual foi o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?
Bom, eu tive alguns bons momentos… Cruzar a linha de meta em Silverstone ou Macau no ano passado foi óptimo, e este ano em Spa também… Por isso é muito difícil escolher um…

4 - Qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
Há sempre alguns maus momentos, mas tens que tirar coisas positivas deles e aprender com eles. Se precisar de escolher um, seria a corrida de F BMW em Spa em 2010, não fiz nenhuma volta e em ambas as corridas por causa de acidentes, depois de fazer uma óptima qualificação na chuva.

5 – Qual o piloto que gosta mais de enfrentar nas pistas?
Não tenho nenhum actualmente! Não me importo! Todos são bons!

6 – O seu pai é um piloto de ralis. Quer tentar competir nos ralis no futuro?
Estou totalmente concentrado em tornar o meu sonho realidade, ser um Campeão de Fórmula 1! Mas de qualquer forma, nunca sabes, eu gosto de rali, por isso talvez no futuro gostasse de tentar fazer um apenas para ver! Pode ser muito divertido e eu aprecio muito os pilotos de rali.

7 – Em 2010, estreou-se nos carros de fórmula e teve muitos bons resultados para um estreante. Quão difícil foi a adaptação aos carros de fórmula?
Foi muito difícil mas a Red Bull e a nossa equipa de Fórmula BMW fizeram um óptimo trabalho a preparar-me o melhor possível nos testes de pré-época, nos quais pudemos fazer quilometragem útil. Mas no final, quando as corridas começaram, foi uma história completamente diferente. Tu tens que pilotar de uma forma diferente num carro de fórmula, já que tudo é maior e não tens muito tempo, mas acostumas-te a isso.

8 – Quais as principais diferenças entre um carro de Fórmula BMW, que pilotou no ano passado, e os carros de Fórmula Renault que está a pilotar este ano?
Tudo! Aerodinamicamente, tem mais downforce [n.d.r.: força descendente], tem um motor mais potente, com cerca de 100cv a mais e tem uma melhor travagem e velocidade em curva, e também as trocas de velocidade que estão no volante.

9 – Quais foram os principais obstáculos na sua carreira até agora?
Se tivesse que escolher um, diria as corridas de go-karts em Espanha… não foi fácil, não sei porquê.

Carlos Sainz Jr.
Imagem:
Red Bull Media Pictures Database/GEPA
10 – Você é um piloto da Red Bull Junior Team. Isso aumenta as suas esperanças de ser um piloto de topo na Fórmula 1, no futuro?
Claro, quando assinei o meu contrato com a Red Bull, disse a mim mesmo que estas oportunidades só existem uma vez na vida, por isso tive que fazer tudo o que posso para tornar o meu sonho realidade… E agora estou seguro que estou a fazer tudo o que está nas minhas mãos para os convencer que estavam certos ao escolherem-me, estou sempre a tentar fazer o meu melhor e quero continuar o meu processo de aprendizagem.

11 – O seu principal objectivo é a Fórmula 1? Tem mais alguns objectivos além do sucesso na Fórmula 1?
Acabar todos os meus estudos e ser um bom atleta, ter uma boa forma e fazer todo o tipo de desportos…

12 – Para concluir: quer deixar uma mensagem aos seus fãs e “potenciais” fãs após esta entrevista?
A todos os que me seguem, muito obrigado, irei tentar fazer-vos felizes como posso, com os meus resultados! Podem estar seguros que darei sempre 100%. Prometo!!

imagens: Base de dados de imagens para a imprensa da Red Bull - Red Bulls Media Pictures Database/GEPA

Sem comentários:

Enviar um comentário