18/09/11

DTM em Oschersleben: Filipe Albuquerque abandona na vitória de Mattias Ekstrom


Mattias Ekstrom venceu pela segunda vez nas últimas três provas do DTM, dominando em condições de piso molhado no circuito alemão de Oschersleben, enquanto os candidatos ao título Martin Tomczyk e Bruno Spengler tiveram sortes diferentes.

O sueco, que partiu de quarto, passou para a liderança na Curva 3 à oitava volta, "destronando" Spengler. Daí em diante, Ekstrom isolou-se e venceu com uma margem de 42 segundos no seu Abt Audi.

Spengler parecia confortável no segundo lugar até ao momento em que a frente do seu carro começou a saltar excessivamente a altas velocidades. Spengler fez a sua segunda paragem mais cedo do que o planeado, mas perdeu mais de 20 segundos enquanto a sua equipa tentou remover a roda frontal direita, com o canadiano a ser relegado para 11º, ficando com uma tarefa difícil de regressar aos pontos com apenas 14 voltas pela frente.

O problema de Spengler "promoveu" Tomczyk a segundo, mas o líder do campeonato perdeu rapidamente a posição ao sair de pista na Curva 1, sendo passado por Edoardo Mortara.

Tomczyk, que na primeira volta subiu até sexto, recuperou o segundo posto perdido para Mortara após a última paragem nas boxes, acabando nessa posição. Com este resultado, Tomczyk aumento a sua vantagem no comando do campoenato para nove pontos sobre Spengler - que acabou por abandonar a duas voltas do final com problemas de travões. Restam duas rondas e 20 pontos para Spengler tentar recuperar e chegar ao título.

Gary Paffett e Christian Vietoris, que partiram da última fila da grelha, fizeram boas recuperações, terminando em quarto e em quinto, beneficiando ambos de terem aproveitado ao máximo a estratégia de uma longa primeira série de voltas para subir na classificação.

Vietoris, que com o quinto lugar obteve o melhor resultado da sua carreira no DTM até agora, superou Mike Rockenfeller por menos de um segundo, enquanto Maro Engel recuperou de um pião na primeira volta para ser o sétimo.

Miguel Molina, que partiu da pole, teve uma corrida menos positiva. Saiu de pista na primeira curva da prova, perdendo a liderança para Spengler e voltou à pista a tempo de dar um pião e atrasar o seu colega de equipa Timo Scheider, que caiu para a traseira do pelotão.

O espanhol foi terceiro durante os primeiros momentos da corrida, mas acabou por terminar em oitavo (ainda assim o seu melhor resultado da época até agora), depois de, pelo meio, ter ainda feito uma incursão pela gravilha na Curva 7.

Scheider fez uma condução magnífica para estar em quinto a meio da corrda, logo atrás de Mortara, mas foi ordenado a estacionar o seu carro nas boxes devido à temperatura do motor do seu carro ter começado a ser demasiado alta.

Depois de estar entre os cinco primeiros, Oliver Jarvis saiu de pista duas vezes e esteve envolvido numa luta renhida com Jamie Green durante os últimos instantes de prova. Os carros dos dois pilotos entraram em contacto várias vezes. Jarvis foi o nono, à frente de David Coulthard que, por sua vez, terminou à frente de Green.

Ralf Schumacher chegou a ocupar a quarta posição, mas fez um pião e caiu para sétimo na Cruva 1, sob pressão de Tomczyk, colidindo com Filipe Albuquerque duas curvas mais tarde, atirando o piloto luso para fora de prova.


Filipe Albuquerque desiste da prova
Filipe Albuquerque até começou da melhor maneira este fim-de-semana do DTM. O piloto de Coimbra chegou mesmo a ser o mais rápido em duas sessões de treinos livres. Contudo, na qualificação, o cenário piorou. Albuquerque manteve o mesmo andamento só que houveram 10 pilotos a melhorar as suas marcas, e o piloto luso só conseguiu alcançar o 11º posto para a partida.


No 'warm-up', Albuquerque conseguiu o terceiro registo, mas na corrida, a possibilidade de um bom resultado "esfumou-se" cedo. Ralf Schumacher saiu de pista, provocando uma situação caótica no pelotão. Filipe Albuquerque foi o mais prejudicado com a situação já que vários toques danificaram o seu Audi A4, o que forçou o piloto português a desistir da prova.

Albuquerque confessou que "A corrida foi muito estranha e difícil. O Schumacher teve uma saída de pista mas na altura em que voltou ao asfalto apanhou vários pilotos, eu incluído. Ficou a confusão instalada e os toques foram inevitáveis. Fiquei com a parte da frente do meu Audi mal tratada e tive de desistir".

Não obstante a má conclusão do fim-de-semana, Albuquerque tira pontos positivos desta ronda, dizendo: "Fiz um bom trabalho e mantive ao longo da jornada um andamento muito rápido. Na corrida, na altura do abandono, estava a discutir a posição com o Gary Paffett que viria a terminar no quarto lugar. Lamento a desistência pois poderia ter feito a minha melhor prova da temporada. Mas, não vale a pena lamentar o que está feito, há que centrar atenções na próxima corrida em Valência"


O DTM ruma agora à Espanha, onde será disputado no Circuito Ricardo Tormo (Valência) no fim-de-semana dos dias 1 e 2 de Outubro.



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