10/09/11

GP2 Series em Monza, Corrida 1: Vitória de Luca Filippi; Álvaro Parente em 12º


Luca Filippi foi o vencedor da corrida de GP2 Series em Monza. Esta vitória "caseira" permite a Filippi ficar a apenas um ponto do segundo lugar à entrada para a corrida final do campeonato, que será disputada amanhã.

O piloto da Coloni passou para a liderança superando Charles Pic, que partiu da pole position, e depois manteve a posição apesar de cortar a primeira chicana. Daí em diante, o piloto transalpino controlou a corrida e ainda conseguiu levar a melhor numa luta feroz pela volta mais rápida, o que lhe deu mais um ponto importante.

Pic, da Addax, resistiu à pressão de Romain Grosjean nos momentos finais da prova para ser segundo, mantendo essa mesma posição no campeonato, um ponto à frente do terceiro, Luca Filippi. Mas não será fácil para Pic o vice-campeonato, já que quatro pilotos, com apenas três pontos de separação, estão na luta pela posição (além dos já mencionados, estão ainda na contenda Giedo van der Garde e Jules Bianchi).

Van der Garde teve um dia para esquecer, sendo forçado a parar nas boxes para reparar um dano nos momentos iniciais, recebendo depois uma penalização por ter cortado a primeira chicana. Bianchi partiu de 19º e chegou a 11º nas primeiras voltas, passando depois Luiz Razia durante as paragens nas boxes e tirou partido de penalizações de travessia da via das boxes impostas a Álvaro Parente e a Dani Clos para subir a oitavo. Assim, o francês mantém esperanças de superar Pic e Filippi na luta pelo vice-campeonato, já que além do ponto conquistado, partirá da pole na segunda corrida do fim-de-semana, enquanto os adversários partirão da quarta linha da grelha.

Atrás dos três primeiros, Sam Bird foi o quarto, após ter partido de 10º, enquanto o veterano Adam Carroll se classificou em quinto.

Christian Vietoris e Fabio Leimer, sexto e sétimo respectivamente, foram os outros pilotos nas posições pontuáveis, pouco à frente de Bianchi.

Álvaro Parente 12º com "ajuda" da equipa; ORT no fundo do pelotão
Após ter largado da segunda linha da grelha, Álvaro Parente viu "esfumarem-se" quaisquer hipóteses de um bom resultado na 1ª corrida do fim-de-semana das GP2 Series em Monza devido a um erro da sua equipa, a Carlin.

Na paragem nas boxes, a team britânica deu a ordem de saída a Álvaro Parente no momento em que passava Johnny Cecotto Jr. (piloto da Ocean Racing Technology). Esta manobra levou a direcção de corrida a penalizar Parente com uma travessia da via das boxes. Cumprida a penalização, Parente desceu para o 12º posto, que viria a manter até final.

Antes da paragem obrigatória nas boxes, Parente chegou a lutar pelo terceiro lugar, mas após a paragem, o piloto portuense foi passado por Grosjean, ficando no quarto posto. Depois, a penalização já referida, tirou a Parente quaisquer esperanças de recuperar o lugar no pódio, e até final pouco ou nada pôde fazer para recuperar desde o 12º lugar.

Quanto à equipa portuguesa em prova, a ORT, teve Johnny Cecotto Jr. como seu melhor classificado, no 17º lugar. O outro piloto da equipa lusa, Brendon Hartley, foi o último dos que conseguiu terminar a prova, a mais de uma volta do vencedor.

Resultados:


fontes:
relatório de prova, resultados, 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/94443

corrida de Álvaro Parente e da ORT e 2ª imagem: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99736


Sem comentários:

Enviar um comentário