01/08/10

Superleague Fórmula em Brands Hatch: 2ª Corrida

Narain Karthikeyan, PSV Eindhoven, Brands Hatch 2010Narain Karthikeyan venceu a segunda corrida da Superleague Fórmula em Brands Hatch para o PSV Eindhoven. Contudo, o evento ficou marcado por um grande acidente de Chris van der Drift (Olympiacos), que acabou com a corrida mais cedo, inclusivamente.

Depois do seu abandono ainda cedo na 1ª corrida, Karthikeyan não só partiu da pole position como também teve o luxo de dois conjuntos de pneus novos. O piloto indiano largou o mais cedo que pôde e construiu uma vantagem de sete segundos antes da paragem obrigatória.

Apesar de uma paragem um pouco demorada, devido a um problema com a roda traseira direita, Karthikeyan voltou à corrida ainda claramente à frente de Julien Jousse, no carro da AS Roma. Karthikeyan viria a vencer por 12 segundos, enquanto que Julien Jousse caiu para o quinto lugar por falta de aderência dos seus pneus.

Entretanto, com Jousse em quinto, Chris van der Drift, do Olympiacos, estava encostado ao piloto da AS Roma quando entraram na 30ª volta. Na entrada para a recta Hawthorns, van der Drift usou o seu push-to-pass, ficando ao lado da traseira do carro de Jousse, atingindo o veículo do piloto da AS Roma na roda traseira direita. O carro de van der Drift foi projectado no ar, resultando num acidente brutal. O carro do Olympiacos ficou sem a parte traseira e parado na pista. Os destroços ficaram na pista, causando algumas dificuldades aos pilotos que passavam na recta Hawthorns para se desviar.

Davide Rigon foi segundo no carro do RSC Anderlecht, na frente de Duncan Tappy, que assim conquistou mais um pódio para o clube brasileiro do CR Flamengo. Álvaro Parente, piloto português do FC Porto, deu uma alegria aos adeptos lusos e ao clube dos Dragões, classificando-se no quarto posto. Julien Jousse foi o quinto, na frente de van der Drift, que ficou classificado apesar do acidente, pois a última volta que contou foi a de antes do acidente.

Nesta corrida, o piloto do Sporting, Andy Soucek, não conseguiu repetir a boa prestação da primeira corrida, quedando-se pelo 15º lugar final.


Chris van der Drift sofre lesões múltiplas

Wreckage from Chris van der Drift's crashChris van der Drift sobreviveu ao acidente arrepiante que sofreu hoje em Brands Hatch durante a 2ª corrida da Superleague Fórmula. O piloto neozelandês partiu um tornozelo e sofreu lesões num ombro e numa mão.

O piloto do Olympiacos lutava na altura do acidente com Julien Jousse pelo quinto posto, já nos momentos finais da corrida. Van der Drift usou o seu último push-to-pass na saída da curva Surtees para tentar a ultrapassagem a Julien Jousse. Van der Drift tocou na ronda traseira direita de Jousse, sendo que o carro foi catapultado para o ar.

Depois de atingir o parapeito da ponte ainda no ar o carro foi lançado numa série de peões, ficando mesmo incendiado por breves momentos, acabando por parar no meio da pista. Os destroços foram evitados por pouco pelos carros que vinham atrás, naquela descida do circuito.

Depois de ser estabilizado no local, onde estava consciente e a falar com os médicos, Chris van der Drift foi levado para o hospital em Dartford. O piloto neozelandês deve ir ser submetido a uma intervenção cirúrgica na sua lesão na mão ainda esta noite.

Acerca do incidente, Jousse disse que sabia que van der Drift estava no local "mas vinha muito rápido." O piloto da AS Roma, diz que estava "um pouco lento" devido ao facto de os seus pneus estare gastos. Jousse disse que não quis "proteger" a sua posição de van der Drift. O francês diz que permaneceu "na direita", pensando que van der Drift o passava "na esquerda".

Eis a classificação da corrida:


fonte (relatório de corrida e imagem 1): http://www.autosport.com/news/report.php/id/85787

imagem 2: http://www.superleagueformula.com/superleague/News-Media/Multimedia/Photo-Gallery/FC-Porto/SF-By-Sonangol-Round-7-UK-2010/BRA_SAT_DL-7970

fonte (relatório do acidente de Chris van der Drift e imagem 3): http://www.autosport.com/news/report.php/id/85805

Sem comentários:

Enviar um comentário