29/08/10

Fórmula 1, GP Bélgica: Corrida

Lewis HamiltonLewis Hamilton saltou para a liderança do Campeonato Mundial de Fórmula 1 ao dominar e vencer um Grande Prémio da Bélgica caótico.

O britânico esteve em grande na corrida toda, resistindo a dois períodos de safety car e a uma saída para a escapatória de gravilha numa altura em que a pista estava molhada. Lewis Hamilton terminou a corrida 1.5 segundos à frente de Mark Webber.

Hamilton alcançou o comando da corrida logo na partida, quando Mark Webber, a partir da pole position, falhou o arranque devido ao sistema anti-stall do seu Red Bull ter falhado, caindo para o 6º posto.

Lewis Hamilton nunca foi ameaçado depois de conquistar a liderança, apesar de um aguaceiro breve que levou o britânico e mais alguns pilotos a falharem a chicane Bus Stop, logo na primeira volta.

O piloto da McLaren afastou-se dos demais pilotos à taxa de mais de meio segundo por volta, pois a pista secou rapidamente no início. Este distanciamento permitiu a Hamilton ter 11 segundos de vantagem sobre todos os outros quando a chuva mais forte começou na volta 35.

O campeão Mundial de 2008 estava num ritmo muito forte em slicks quando a pista começou a ficar molhada, o que o levou a sair para a escapatória de gravilha na curva Rivage, conseguindo evitar o muro, ir para a pista e continuar sem problemas.

Lewis Hamilton parou no fim dessa volta para colocar os pneus intermédios, bem como Robert Kubica (2º) e Mark Webber (3º).

Nesta ronda de paragens nas boxes, Mark Webber foi o grande sortudo. O australiano subiu ao segundo posto, pois Kubica falhou a entrada no seu lugar de paragem, perdendo alguns segundos enquanto os mecânicos tentavam mudar os seus pneus.

Pouco depois, ocorreu a segunda intervenção do safety car, que começou na volta 38 devido ao incidente de Fernando Alonso que deixou o seu Ferrari F10 atravessado na pista. Depois da saída do safety car, Lewis Hamilton manteve-se na frente de Mark Webber até final. Nas contas do campeonato, quando faltam cinco corridas para o fim do campeonato, Lewis Hamilton é agora primeiro, quatro pontos à frente de Mark Webber.

Na corrida, Fernando Alonso caiu para sétimo depois de um início desastroso. O espanhol viria a abandonar mais tarde devido a um despiste, o que constitui uma grande "machadada" nas suas ambições a ganhar o campeonato.

Rubens Barrichello (Williams), celebrou na Bélgica o seu 300º grande prémio, mas pouco durou a corrida do brasileiro, já que se despistou contra o Ferrari de Alonso na curva Bus Stop logo na volta de abertura. Este incidente, além de levar ao abandono de Rubens Barrichello, atirou com Alonso para os últimos lugares

Jenson Button e Sebastian Vettel também viram as suas esperanças de conquistar o campeonato reduzidas. Depois de danificar a asa dianteira do seu McLaren, Jenson Button ficou com um comboio de quatro carros atrás dele durante a fase inicial da corrida.

Vettel era terceiro, mas perdeu o controlo do seu Red Bull quando tentava ultrapassar Button na saída da curva Blanchimont à 16ª volta, o que levou a uma colisão do alemão no carro de Button na curva Bus Stop. Com este incidente, Jenson Button teve que abandonar a corrida.

Sebastian Vettel "apenas" ficou com a sua asa frontal partida, indo às boxes substituí-la. Mais tarde o alemão da Red Bull viria a ser admoestado com uma penalização de travessia pelas boxes por causar o acidente com Button. Mais à frente na corrida, novo azar para Sebastian Vettel, que teve um furo na roda traseira esquerda do seu Red Bull depois de um incidente com Vitantonio Liuzzi.

Felipe Massa conseguiu chegar ao quarto posto no seu Ferrari, e Adrian Sutil conseguiu o quinto posto, tendo protagonizado na corrida uma ultrapassagem superba a Michael Schumacher.

Nico Rosberg foi o sexto, e o melhor dos piltoos da Mercedes. O alemão fez apenas uma paragem nas boxes, quando chegou a chuva na parte final da corrida. Rosberg ultrapassou Schumacher em Les Combes, acabando um lugar acima do seu colega de equipa.

Kamui Kobayashi foi o melhor dos Sauber (8º), enquanto que Vitaly Petrov, no segundo Renault, foi 9º. A encerrar os lugares pontuáveis ficou Jaime Alguersuari, no seu Toro Rosso. Quanto às equipas estreantes, Heikki Kovalainen, em Lotus, foi o melhor (16º), superiorizando-se aos dois Virgin (Lucas di Grassi 17º e Timo Glock 18º) e ao único HRT que terminou, o de Sakon Yamamoto (19º).

Entretanto, Jaime Alguersuari foi penalizado em 20 segundos por ter cortado a chicana Bus Stop para ultrapassar Vitantonio Liuzzi, à 42ª volta, caindo do 10º lugar para o 13º. Vitantonio Liuzzi subiu assim ao 10º lugar, ficando com o último ponto.

Foram estes os resultados da corrida (actualizados:(

Após 13 corridas, estão assim ordenadas as classificações dos campeonatos de pilotos e de construtores:


fonte (reportagem da corrida e imagem:( http://www.autosport.com/news/report.php/id/86238

fonte (penalização Jaime Alguersuari e classificação:( http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/89290



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