02/10/11

WRC, Rali da França: Armindo Araújo desiste; Bernardo Sousa quarto no S-WRC; Sébastien Ogier vence e aproxima-se do líder


Sébastien Ogier está agora a apenas três pontos do líder do WRC. O francês conseguiu uma vitória caseira no Rali da França, não sem antes ter que lutar bastante.

Loeb liderou as duas primeiras especiais antes de abandonar com um problema de motor no seu Citröen.

O abandono de Loeb deixou Ogier numa luta com Petter Solberg e Dani Sordo. O espanhol fez um óptimo rali no novo MINI.

Todos os três pilotos passaram pela liderança, e quando no sábado Solberg perdeu tempo com um furo, Sordo manteve a pressão sob Ogier até final. O espanhol conseguiu reduzir para 4.9s a desvantagem para o líder na noite de sábado. Contudo, Ogier voltou a distanciar-se nos primeiros três troços de domingo, elevando a diferença para 6.3 segundos.

Ogier dizia ter um "Sentimento muito bom". O francês diz que o rali "foi um pouco difícil no final", reconhecendo que não teve "uma pilotagem tão boa na power stage". Mas para Ogier, "a coisa mais importante é alcançar esta vitória,". Claro que o francês não podia deixar de dizer que "Seguramente o resultado é bom para o campeonato, teremos dois bons últimos ralis da época."

Sordo admitiu estar algo desapontado por não ter vencido, mas mesmo assim mostrou-se emocionado por conseguir o melhor do MINI. "É incrível", disse Sordo. "Estou um pouco desapontado porque no final não obtive a vitória, mas temos que estar contentes."

A Ford não conseguiu, de todo, aproveitar o azar de Loeb. Quer Mikko Hirvonen, quer Jari-Matti Latvala cometeram erros na manhã de sexta-feira. Hirvonen nem sequer teve um ritmo suficientemente bom, tendo que recorrer a ordens de equipa para assegurar o quarto lugar na última etapa. Latvala teve que passar antecipadamente no reagrupamento antes da SS23, de modo a ser penalizado em dois minutos e cair para quinto. Agora, Hirvonen está três pontos atrás de Loeb no campeonato.

Dennis Kuipers teve o seu melhor desempenho no WRC até agora, sendo sexto.
Mads Ostberg teve três furos e não foi além de oitavo.

Ken Block terminou em nono, fazendo também o seu melhor rali no WRC até agora. Logo atrás de Block, terminou Pierre Campana num MINI.

O português Armindo Araújo parecia encaminhado para o sétimo lugar final num MINI privado, mas teve um acidente e foi forçado a abandonar na manhã de domingo [ler mais detalhes em separado].

Ott Tanak passou para a liderança do campeonato S-WRC, vencendo a prova nessa classe. O seu rival, Juho Hanninen foi atrasado por um furo e ao tentar recuperar sofreu um acidente. Ainda no campeonato S-WRC, o português Bernardo Sousa foi quarto [ler mais detalhes em separado].


A vitória na Power-stage foi de Jari-Matti Latvala.

De referir ainda o impressionante acidente de Kris Meeke, num NINI, do qual, felizmente, ninguém saiu seriamente magoado.

O WRC segue agora para a Espanha, onde entre 20 e 23 de Outubro terá a sua penúltima ronda de  2011.

Resultados:


Resultados da Power-stage:


Sem comentários:

Enviar um comentário