24/10/11

Entrevista a Luca Fillipi: "Finalmente tive o carro certo e a equipa certa à minha volta."

Olá! A entrevista que agora publico é ao piloto italiano Luca Fillipi.

Luca Filippi estreou-se nos monolugares em 2005, na Fórmula 3000 Italiana. Com quatro pole positions, quatro vitórias e um total de seis pódios sagrou-se logo campeão. No ano seguinte, Filippi iniciou um “ciclo” de seis épocas nos campeonatos GP2 Series e GP2 Asia Series. Nas GP2 Series, o italiano começou com um 19º lugar final em 2006, e o seu melhor resultado final de campeonato foi este ano, 2011, sendo vice-campeão. Nas suas seis épocas neste campeonato, Filippi somou três pole positions, quatro triunfos e um total de 16 pódios. No campeonato GP2 Asia Series, o piloto transalpino registou como melhor resultado o vice-campeonato de 2010. Competindo nessa categoria entre 2008 e 2011, Filippi registou 1 pole position, 1 vitória e, ao todo, 3 pódios.
Luca Filippi competiu no campeonato AutoGP em 2010 e 2011, com um quinto lugar final e um vice-campeonato. Três pole positions, duas vitórias e um total de nove pódios foi o registo do italiano neste campeonato.
De registar ainda que Luca Filippi foi piloto de testes da equipa oficial da Honda na Fórmula 1 em 2008.

Eis a entrevista:

1 – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
O meu pai foi campeão italiano de ralis nos anos 80, por isso a nossa família está envolvida nos desportos motorizados há vários anos. Por isso parece que esta paixão é realmente viciante.

2 – Qual foi o melhor momento na sua carreira até agora? Porquê?
Hoje. Estou contente, estou completamente satisfeito comigo e com a minha época, estou tranquilo porque sei que fiz tudo o que foi possível, e sinto-me numa óptima forma neste momento.

3 – Qual foi o pior momento na sua carreira até agora? Porquê?
2008. Houveram muitas expectativas mas fizemos uma escolha de equipa errada e a temporada correu mal, e a Honda decidiu terminar o programa na F1 do qual eu era parte. Tudo correu mal ao mesmo tempo.

4 – Quais os pilotos que gosta mais de enfrentar nas corridas? Porquê?
Alonso e Button. O Fernando porque é forte e determinado. O Jenson porque trabalhei com ele no passado e sei o quão rápido que ele conduz, ele é mesmo um gentleman.

5 – Depois de seis anos a competir nas GP2 Series, foi o vice-campeão em 2011. Como se sente após ter assegurado este lugar de honra?
Finalmente tive o carro certo e a equipa certa à minha volta. Sinto-me optimamente!

6 – A época de 2011 correu como esperado?
Correu muito melhor, ninguém esperava este tipo de performances. Sinto que estou numa boa forma e que conduzo melhor que nunca.

7 – Pode fazer um sumário/rescaldo da sua época de 2011?
Foi a melhor época da minha carreira, sem erros, óptimos resultados, várias vitórias e sinto-me numa grande forma.

8 – Como foi trabalhar com a Scuderia Coloni este ano? A equipa é muito diferente em comparação com a Super Nova Racing?
Eu vi uma motivação impressionante na Coloni, é diferente dizer porquê. Pode ser pelo facto de sermos todos italianos, os mecânicos e os engenheiros estavam a esperar o pior para um piloto rápido a competir para eles, eu a estar relaxado por não ter nada a perder… talvez tudo junto. Basicamente precisámos de cada um dos outros para encontrar alegria e confiança.

9 – O Segundo lugar nas GP2 Series esta época dá-lhe mais esperanças de chegar à Fórmula 1?
mmm...nem por isso até agora. Mas nunca desisto.

10 – Já tem planos para a época de 2012? Se sim, o que pode dizer ao blog Motor Racing News?
Eu quero ser profissional, gostaria de correr e testar para um fabricante. Desenvolver um programa e a minha carreira. Eu sinto que é o tempo de avançar.

11 – Há algo mais que gostaria de dizer acerca da sua carreira?
A IRL pode ser uma boa opção também!

12 – A encerrar a entrevista: pode “enviar” uma mensagem aos seus fãs?
Eu tenho que agradecer aos tifosi e fãs italianos por me apoiarem nos maus e bons momentos, e quero dizer-lhes para se manterem e fazerem algum barulho para as pessoas ouvirem…se Deus quiser, algumas pessoas importantes no topo do desporto motorizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário