07/10/12

Fórmula 1, GP Japão/Corrida: Sebastian Vettel "arrasa" concorrência


Fórmula 1, GP Japão/Corrida:Sebastian Vettel 'arrasa' concorrência
Sebastian Vettel arrasou a concorrência no GP do Japão em Fórmula 1. O jovem germânico fica assim a escassos quatro pontos da liderança do Mundial, ocupada por Fernando Alonso. O espanhol abandonou na primeira curva. Também ao pódio foram Felipe Massa e Kamui Kobayashi. O japonês levou o público ao rubro com o pódio “caseiro”.

Vettel afastou-se dos restantes assim que as luzes verdes marcaram o início da prova. O piloto alemão não cedeu o comando durante a provaVettel juntou ainda a volta mais rápida à pole e à vitória com liderança de ponta-a-ponta. Conquistou, assim, o seu segundo grand chelem.

A primeira curva da corrida foi acidentada. Alonso partiu de sexto e viu-se preso entre Jenson Button e Kimi Räikkönen. Este último tocou no Ferrari de Alonso, deixando o carro do espanhol com um furo que provocou um pião. Alonso foi forçado a abandonar.
Mais alguns incidentes, entre os quais um com Mark Webber, motivaram a intervenção do safety car para limpar a pista.

Na partida, Kamui Kobayashi tinha conquistado uma posição, ascendendo a segundo na frente de Felipe Massa. Até à primeira ronda de paragens, tudo permaneceu igual. Mas depois,Massa adiantou-se a Kobayashi, ficando em segundo. Já o japonês ficou em terceiro mantendo o quarto, Jenson Button à distância.
Até final, Massa conservou o segundo posto, longe do líder Sebastian Vettel. O brasileiro assegurou assim o primeiro pódio desde há quase dois anos.

Kobayashi e Button é que deram alguma emoção à prova, com a batalha nas últimas voltas pelo terceiro postoO japonês acabou por levar a melhor, conquistando o pódio “em casa”. O público delirou com o resultado – o primeiro pódio de um japonês no seu país desde o terceiro lugar de Aguri Suzuki em 1990.

Em quinto lugar ficou Lewis Hamilton. O britânico não teve uma corrida fácil. Um dos seus opositores durante parte da corrida foi Sergio Perez. O mexicano fez uma excelente ultrapassagem no Gancho à 19ª volta. Mais tarde, tentando semelhante manobra após perder a posição para Hamilton, Perez foi parar à gravilha, sendo forçado a abandonar.

Em sexto ficou Räikkönen. Atrás do finlandês ficou Nico Hulkenberg, em Force India.
Oitavo lugar para Pastor Maldonado. O venezuelano conseguiu assim o primeiro resultado nos pontos desde que triunfou em Barcelona.

Os australianos Mark Webber (9º) e Daniel Ricciardo (10º) fecharam os lugares pontuáveis.

Destaque ainda para Heikki KovalainenO finlandês esteve muito bem nesta prova, chegando a rodar no nono posto. Mas como não há milagres, Kovalainen não conseguiu acompanhar os seus adversários no modesto Caterham, terminando a prova em 15º.

Escolhas Motor Racing News:
Fórmula 1, GP Japão/Corrida: O melhor - Sebastian Vettel, que dominou
  • O melhorSebastian Vettel foi sem dúvida o melhor do fim-de-semana. O domínio avassalador permite ao alemão ficar a apenas quatro pontos da liderança do Mundial numa altura crucial. Está de parabéns pela exibição em Suzuka, pois não deixou dúvidas de quem era o melhor.

  • O pior: o pior do fim-de-semana? Romain Grosjean. Mais uma exibição fraquíssima do francês com uma penalização stop& goincluída. Grosjean é capaz de muito melhor e já o provou. Depois de ter sido banido por uma prova, em Monza, Mark Webber já defende novo banimento de Grosjean. O australiano destacou a culpa do francês no incidente que o envolveu na primeira curva da prova. Portanto, não há dúvidas que Romain Grosjean foi quem esteve pior no fim-de-semana. O francês tem que alterar muito a sua maneira de ser em pista para 
  • conseguir os resultados para os quais tem capacidade.
  • Fórmula 1, GP Japão/Corrida: A surpresa: Kamui Kobayashi deu espectáculo!
  • A surpresaKamui Kobayashi foi a surpresa do fim-de-semana. A correr “em casa”, o japonês voltou a dar o espectáculo que lhe abriu as portas da Fórmula 1. Fiquei a pensar se os resultados menos positivos que Kobayashi tem vindo a fazer em 2012 não se deverão apenas a uma certa falta de ânimo ou motivação. Isso porque a correr bem motivado em casa o japonês brilhou. Será para manter o brilho nas próximas provas?

  • A desilusão: a desilusão, para mim, não foi nenhum piloto ou equipaFoi a corrida. Não foi uma prova digna de Suzuka. Numa pista com potencial emocionante devido ao seu traçado, a corrida não correspondeuPoucas lutas pelas posições principais – a luta entre Kobayashi e Button pelo terceiro posto foi a grande excepção. Para ver corridas assim, mais vale não acordar cedo no horário Europeu…

GP do Japão de 2012 - Resultados:
GP do Japão de 2012 Resultados

Campeonatos de Pilotos e de Construtores após 15 rondas:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores após 15 rondas

fonte (texto): GPUpdate
fonte (resultados e classificações dos campeonatos): Website oficial da Fórmula 1
1ª imagem: © Getty Images/ Clive Mason (obtida na Red Bulls Media Pictures Database/GEPA)
2ª imagem: © Getty Images/ Mark Thompson (obtida na Red Bulls Media Pictures Database/GEPA)
2ª imagem: © Sauber Motorsport AG

É já na próxima semana que prossegue o Mundial de Fórmula 1 com o GP da Coreia do Sul. O primeiro treino livre tem início na madrugada de quinta para sexta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 02h00Também na sexta-feira 12 poderá seguir o segundo treino livre a partir das 06h00 - tudo isto na Sport TV1. No sábado, 13 de Outubro, o terceiro treino livretem início às 03h00. Igualmente no sábado, a qualificação terá luz verde às 06h00. Este segundo dia de acção será acompanhado pela Sport TV2. A corrida encerra o programa na Coreia e terá início às 07h00 de Domingo, dia 14 de Outubro. A transmissão directa está a cargo da Sport TV1.

Sem comentários:

Enviar um comentário