09/10/12

Camp. de Portugal de Circuitos/Estoril - Corridas: Triunfos das equipas Goodsense e Vodafone BP-Ultimate


Disputou-se este fim-de-semana mais uma ronda dupla do Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC)/Iberian Supercars Trophy. A ronda denominada “Circuito ACDME 2” teve lugar no Autódromo do Estoril. Seguem-se os resumos das provas.


1ª corrida - Patrick Cunha e José Ramos levaram a vitória

1ª corrida - Patrick Cunha e José Ramos levaram a vitória:

Patrick Cunha e José Ramos triunfaram na primeira corrida da penúltima ronda do nacional de Circuitos. A prova foi bastante animada.
João Pedro Figueiredo e Álvaro Fontes, no Ferrari 430 da Ray Racing Team alcançaram um óptimo segundo lugar. Foi uma subida desde o último lugar na grelha. José Pedro Fontes e Miguel Barbosa levaram o Mercedes SLS AMG ao lugar mais baixo do pódio (terceiro).
 José Pedro Fontes partiu de segundo e rapidamente atacou. No fim da primeira volta já era o líder. Os seus dois perseguidores é que ficaram numa luta mais animada. Mas o cenário mudou na terceira volta. Um acidente provocado por Carlos Vieira levou à saída de pista de José Pedro Fontes, que assim caiu para o último posto. A partir daí, José Pedro Fontes e o seu colega de equipa, Miguel Barbosarecuperaram de uma forma vistosa alcançando o terceiro lugar final.

Sem rivais no seu caminho, o triunfo foi discutido entre João Pedro Figueiredo e Álvaro Fontes (Ferrari 430) e Patrick Cunha e José Ramos (Lamborghini Gallardo). Figueiredo partiu de último mas quando terminou a volta inaugural já estava em segundo e subiu depois ao comando. Esta posição só não foi mantida devido ao handicaptrazido da ronda anterior. Patrick Cunha e José Ramos aproveitaram, assim, paraascender ao primeiro posto. Até final, a dupla da Goodsense teve uma corrida tranquila.

Os líderes do campeonato, César Campaniço e Carlos Vieira, foram os quartos. A dupla do Audi R8 LMS foi penalizada duas vezes na prova. Primeiro com um stop& gode 15 segundos devido a alguns toques. Depois, novo stop& go, mas de 30 segundos, por excederem os limites da pista. Ainda assim alcançaram o quarto lugar em que terminaram, minimizando os danos na liderança do campeonato.

Em quinto terminou António Nogueira no Porsche 997.

Na GT Cup o Porsche GT3 dos irmãos António e José Cabral discutiram arduamentea vitória com Paulo Moreno e Pedro Moleiro, igualmente ao volante de um Porsche GT3. Acabou por ser a primeira dupla a assegurar o triunfo após a troca de pilotos. Nesta classe, de realçar o desempenho de Luís Reis e Carina Lima no Ferrari 430 Cup. A dupla iniciou a prova em grande, com lutas, e alcançou o terceiro lugar final na classe.

Na classe GT4 Fábio Mota e Mauro Marques levaram o Aston Martin ao triunfo. Emsegundo ficou a dupla Francisco Carvalho/Miguel Ferreira também aos comandos de um Aston Martin. Em terceiro classificaram-se André Pinto e Filipe Matias, com um Porsche Cayman nas mãos.

CPC, Estoril/"Circuito ACDME 2" - resultados da 1ª corrida:
CPC, Estoril/'Circuito ACDME 2' - resultados da 1ª corrida


fonte (texto e resultados): AutoSport (Portugal)

imagem: autoria própria

2ª corrida - Triunfo de Miguel Barbosa e José Pedro Fontes:
2ª corrida - Triunfo de Miguel Barbosa e José Pedro Fontes

Miguel Barbosa e José Pedro Fontes levaram o Mercedes SLS AMG ao triunfo nasegunda corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos e do Iberian Supercar Trophy no Estoril.

Em segundo ficou a dupla líder do campeonato, César Campaniço/Carlos VieiraOs pilotos do Audi R8 LMS sofreram (mais) uma penalização, desta vez uma travessia da via das boxes.

A encerrar o pódio ficaram os pilotos do Lamborghini Gallardo, Patrick Cunha e José Ramos. Esta equipa comandou até à troca de pilotos, na qual perderam a liderança pelos 15 segundos de handicap.

Esta segunda corrida não teve acidentes de maior. Houveram algumas penalizações que afectaram os planos de algumas equipas. Uma delas foi a Team Novadriver. A formação de Campaniço e Carlos Vieira foi penalizada por não ter cumprido o tempo total obrigatório na paragem nas boxesNuno Batista e Carlos Alonso, bem como Pedro Marreiros e Michael Munemann, da categoria GT4, foram penalizados por terem excedido o tempo da paragem nasboxes.

A partida da prova foi agitadaPatrick Cunha segurou o comandoMiguel Barbosa e César Campaniço ficaram em luta pelo segundo posto. O último levou a melhorÁlvaro Fontes, em Ferrari 430, saiu do último lugar mas rapidamente subiu até quarto, ficando à frente do Porsche 997 de António Nogueira.

A classificação manteve-se assim até às paragens nas boxesOs handicaps foram decisivos nesse aspecto. Patrick Cunha e José Ramos tinham um handicap de 15 segundos. Já João Pedro Figueiredo e Álvaro Fontes tinham um handicap de 10 segundos. O menorhandicap era o de José Pedro Fontes e Miguel Barbosa, de cinco segundos.

Já na GT CupPedro Moleiro seguia na liderança no Porsche GT3 Cup. Fábio Mota era o melhor na categoria GT4, num Aston Martin.

Com as trocas de pilotos, as posições mudaramCarlos Vieira saiu na frente, seguido por José Pedro Fontes em segundo e José Ramos no terceiro lugar.

Com a penalização, Vieira perdeu o comando e a vitória para José Pedro Fontes. Vieira e Campaniço tiveram que se contentar com o segundo posto num fim-de-semana com muitas penalizações para a sua equipa. Patrick Cunha e José Ramos seguraram o terceiro posto.
Na GT Cup foi o Porsche dos irmão Cabral a triunfarA acompanhá-los no pódio ficaram as duplas Pedro Marreiros/Michael Munemann (segundo lugar) e Paulo Moreno/Pedro Moleiro (terceiro posto).
Na classe GT4 a vitória foi conquistada por Francisco Carvalho e Miguel Ferreira ao volante de um Aston Martin. Em segundo ficou a dupla Nuno Batista/Carlos Alonso, no Ginetta. A fechar o pódio ficou o duo André Pinto/Filipe Matias, no Porsche Cayman.
Quer o Campeonato de Portugal de Circuitos, quer o Iberian Supercars Trophy seguem agora para Jarama. É no circuito espanhol que se disputa a última ronda de 2012 nos dias 27 e 28 de Outubro.
CPC, Estoril/"Circuito ACDME 2" - resultados da 2ª corrida:
CPC, Estoril/'Circuito ACDME 2' - resultados da 2ª corrida
Classificação do Camp. de Portugal de Circuitos após 5 rondas:
Classificação do Camp. de Portugal de Circuitos após 6 rondas

fonte (texto e resultados): AutoSport (Portugal
imagem: autoria própria

Sem comentários:

Enviar um comentário