17/09/12

Fórmula Renault 3.5, Hungria: Triufo português em Budapeste


Corrida 1: Robin Frijns domina e vence a primeira corrida no Hungaroring
Fórmula Renault 3.5, Hungria: Robin Frijns domina e vence a primeira corrida no Hungaroring
Robin Frijns triunfou na 1ª corrida do fim-de-semana de Hungaroring da Fórmula Renault 3.5. O português António Félix da Costa foi o quarto.

Frijns resistiu a uma pressão constante de Kevin Magnussen. O dinamarquês parecia ter ritmo mas nunca recuperou os dois segundos perdidos com uma saída de pista à sétima volta.

Nessa altura, Magnussen já reduzira a desvantagem face ao líder para 0.4 segundos. Frijns tinha efectuado uma excelente partida e óptimas primeiras voltas para construir uma vantagem confortável na liderança.

Depois de sair de pista, Magnussen ficou a 2.4 segundos do adversário, baixando a distância para 1.2 segundos no início da última volta. Mas Frijns não cometeu qualquer erro etriunfou mesmo pela terceira vez esta época.

Atrás dos estreantes, Jules Bianchi foi terceiro e assim subiu a segundo no campeonato. O francês fez o suficiente para manter António Félix da Costa à distância. O piloto luso apoiado pela Red Bull foi um dos poucos pilotos da frente a conseguir ultrapassar. Félix da Costa ganhou o quarto posto a Arthur Pic na Curva 1 à nona volta.

Pic manteve-se à frente de Nico Muller no resto da prova, com Carlos Huertas a ter sido o sétimo. Em oitavo ficou Marco Sorensen, que perdeu três lugares nas primeiras duas curvas.

A fechar os dez primeiros ficou o candidato ao título Sam Bird. O britânico ficou, assim, na mesma posição em que partiu. O resultado fez alguns danos à classificação de Bird. O piloto da ISR desceu para terceiro e ficou a 29 pontos da liderança e a 13 pontos do segundo posto.

Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 1ª corrida:
Fórmula Renault 3.5, Hungria - Resultados da 1ª corrida


Corrida 2: Triunfo dramático de António Félix da Costa
Fórmula Renault 3.5, Hungria/2ª corrida - Triunfo dramático de António Félix da Costa
Vitória dramática de António Félix da Costa na segunda corrida da Fórmula Renault 3.5 no Hungaroring. Kevin Magnussen estava encaminhado para o triunfo quando o azar lhe “bateu à porta” na última volta.

Magnuessen e Félix da Costa lideraram desde o início. Ambos aproveitaram a partida falhada desde a pole position de Robin Frijns.

Félix da Costa, apoiado pela Red Bull, não conseguiu ameaçar o líder, Magnussen, e a vantagem entre ambos chegou a estar nos sete segundos. Isso sucedeu depois das paragens obrigatórias para a troca de pneus à 13ª volta.

Mas daí em diante, Félix da Costa realizou voltas que lhe permitiram recuperar alguma da desvantagem, ainda assim sem ameaçar o líder. Contudo, a cinco voltas do fim, a parte traseira direita do carro de Magnussen começou a fumegar.

O dinamarquês conseguiu, mesmo assim, manter a vantagem na liderança. Antes do meio da última volta, o motor do carro de Magnussen acabou mesmo por cederFélix da Costa ascendeu assim à liderança na última volta. É o primeiro triunfo do português no campeonato, após ter substituído Lewis Williamson a meio da época.

Atrás do vencedor ficou Marco Sorensen. O dinamarquês tirou partido da estratégia de parar mais tarde, subindo de quinto a terceiro. Quando Magnussen abandonou, Sorensen subiu ao segundo posto.

Will Stevens, da Carlin, conseguiu alcançar o terceiro lugar – o seu primeiro pódio no campeonato. O britânico tirou partido do abandono na última volta do seu colega de equipa.

Em quarto lugar ficou Sam Bird. O britânico também ganhou posições na partida e depois de passar quase toda a prova a defender-se de Arthur Pic e de Robin Frijns, assegurou o quarto posto.

Frijns foi o quinto, aproveitando um erro de Pic na saída da Curva 2 para fazer uma ultrapassagem espectacular por fora na Curva 4. O holandês já passara Pic mais cedo na corrida, mas perdeu a posição durante as trocas de pneus.

Numa corrida agitada, Frijns teve o seu momento mais quente ao tocar rodas com rodas no carro de Kevin Korjus. O incidente deu-se quando o estónio saiu das boxes entre o holandês e Pic.

Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 2ª corrida:
Fórmula Renault 3.5, Hungria - Resultados da 2ª corrida
fonte (texto e resultados da 1ª corrida): Autosport (britânica)
fonte (texto e resultados da 2ª corrida): Autosport (britânica)
fonte (1ª imagem - Robin Frijns): © Jean Michel le Meur / DPPIMedia Renault Sports F1
fonte (2ª imagem - António Félix da Costa): © GEPA pictures/ Dutch Photo Agency / LAT Photographic/ Sebastiaan Rozendaal (encontrada na Red Bull Media Pictures Database/GEPA)

Sem comentários:

Enviar um comentário