01/09/12

Fórmula 1, GP Bélgica/Qualificação: Jenson Button finalmente na pole position


Fórmula 1, GP Bélgica/Qualificação: Jenson Button finalmente na 'pole'Jenson Button regressou finalmente às pole positions, no circuito belga de Spa-Francorchamps. Foi a primeira do britânico em três épocas na McLaren.
Kamui Kobayashi alcançou a primeira linha da grelha para um japonês com o segundo lugar. Já o campeão mundial em título,Sebastian Vettel, falhou a passagem à terceira fase da qualificação (Q3).

Button distanciou-se em oito décimos de segundo face aos restantes pilotos durante a maior parte da Q2. Depois, o britânico repetiu o feito na Q3, com uma volta em 1m47.686s.

Sendo um dos poucos pilotos a fazer duas tentativas na fase decisiva da qualificação, Button ainda melhorou o seu tempo para 1m47.573s.

Kobayashi, em segundo, ficou a três décimos de segundo, alcançando o melhor lugar na grelha da sua carreira. O outro Sauber, de Sergio Perez, alcançou um óptimo quinto lugar, que passou a ser o quarto na grelha de partida.

Pastor Maldonado, mais rápido na Q1, foi o terceiro, em mais uma surpresa. O venezuelano foi, contudo, penalizado em cinco lugares na grelha por bloqueado Nico Hulkenberg na Q2, indo partir de sexto

A Lotus, uma das favoritas à entrada para o fim-de-semana, "só" alcançou o quarto posto com Kimi Raikkonen (que se transformou em terceiro) e o nono com Romain Grosjean. O francês não ganhou para o susto ao quase ficar de fora da Q1 devido a um erro e, depois, por causa do tráfego.

O líder do campeonato, Fernando Alonso, não repetiu o desempenho do terceiro treino livre, indo partir de quinto.

Lewis Hamilton ficou, desta vez, distante do seu colega de equipa. O britânico fez o oitavo tempo da qualificação, indo ganhar uma posição na grelha devido à penalização de Mark Webber. O australiano qualificou-se em sétimo mas irá perder cinco posições devido à troca da caixa de velocidades.

Os dez primeiros ficam completos por Paul di Resta (Force India).

Vettel foi a “baixa” mais significativa na Q2. O alemão ficou a apenas dois décimos do seu colega de equipa na Red Bull (Mark Webber), mas isso equivaleu a sete posições a menos. Assim,Vettel, que em 2011 fez a pole em Spa, irá partir apenas de 11º, depois de ter ficado a escassos 0.012s de um lugar na Q3.

Também Felipe Massa ficou de fora da decisiva fase da qualificação. O brasileiro fez sete décimos a menos do que o seu colega de equipa na Ferrari (Fernando Alonso), sendo apenas 14º.Michael Schumacher irá partir de 13º, no melhor dos Mercedes.

Nico Rosberg trazia uma penalização de cinco lugares na grelha devido à troca da caixa de velocidades depois do problema do terceiro treino. Como se não bastasse, Rosberg não fez melhor do que o 18º posto. Assim, o piloto da Mercedes só irá largar da última fila da grelha.

A Toro Rosso é que se ficou a “rir” com o resultado frustrante de Rosberg. A equipa transalpinateve os seus dois carros na Q2. Aí, ambos foram batidos pelo Williams de Bruno Senna. O brasileiro evitou um acidente maior em Pouhon, tendo que parar de modo a reparar os danos, e quando regressou não foi além do 17º lugar.

Nas últimas posições, Timo Glock fez uso das melhorias do Marussia para se aproximar um pouco dos Caterham. Já o seu colega de equipa, Charles Pic, foi 22º, sendo batido pelo HRT de Pedro de la Rosa.

Resultados da qualificação para o GP da Bélgica de 2012:
Resultados da qualificação para o GP da Bélgica de 2012

Grelha de Partida para o GP da Bélgica de 2012 (com as penalizações de Pastor Maldonado, Mark Webber e de Nico Rosberg, em cinco lugares na grelha, incluídas) :
Grelha de Partida do GP da Bélgica 2012
fonte (texto): Autosport (britânica)
fonte (penalizações e grelha de partida): Autosport (britânica)
imagem: © Vodafone McLaren Mercedes Media Centre

Amanhã (2 de Setembro), a partida para a corrida será dada às 13h00. Poderá acompanhar em directo na Sport TV2.

Sem comentários:

Enviar um comentário