30/07/12

GP3 Series/Hungria: Duas "medalhas de ouro" para António Félix da Costa!


GP3 Series/Hungria: Duas 'medalhas de ouro' para António Félix da Costa!1ª corrida: Triunfo de António Félix da Costa
António Félix da Costa dominou a primeira prova das GP3 Series no Hungaroring(Hungria). O jovem português da Carlin alcançou assim a sua segunda vitória de 2012 e a terceira da sua carreira.

A primeira metade da volta inaugural foi bastante agitadaAaro Vainio, em Lotus, fez um arranque muito mau partindo da pole position. Já Mitch Evans, rival de Vainio na luta pelo título, fez um bom arranque a partir da segunda linha. Apesar da disputa com Evans, que o pôs na relva, Vainio não conseguiu impedir o neozelandês de o ultrapassar. Evans foi então lutar pela liderança com Félix da Costa.

Apesar do piloto português fazer uma boa partida, Evans tentou-o ultrapassar por fora na Curva 1. Mas o neozelandês saiu largo e foi passado por Daniel Abt e por VainioEvans não se ficou e passou ambos os Lotus na Curva 3, antes de Abt contra-atacar para recuperar a segunda posição.

Félix da Costa isolou-se, “fugindo” da luta entre Abt e Evans. Vainio ainda viria a perder o quarto posto para Kevin Ceccon, na segunda volta. Abt teve a sorte do seu lado ao resistir a um quase acidente a alta velocidade na cuva 4. O alemão mantinha Evans atrás de si. No final, ambos subiram ao pódio acompanhando Félix da Costa. O piloto português nunca mais foi incomodado na frente, vencendo com mais de quatro segundos de vantagem. O resultado permitiu que Evans aumentasse a liderança no campeonato, visto que Vainio só terminou em quinto apesar do domínio no treino e na qualificação.

Ceccon foi o quarto classificado à frente de Vainio. O sexto posto foi conquistador por Conor Daly, à frente de MMathias Laine. Um pouco mais atrás, em oitavo e com a pole position para a segunda prova, ficou David FumanelliMarlon Stockinger e Lewis Williamson encerraram os lugares pontuáveis.

Félix da Costa juntou à vitória a volta mais rápida da corrida.
No que respeita à equipa lusa Ocean Racing Technology, foi Kevin Ceccon o melhor classificado, em quarto como já se referiu. Robert Cregan foi 21º e Carmen Jorda foi 24ª, última dos que terminaram a prova.

GP3 Series/1ª Corrida na Hungria - Resultados:
GP3 Series/1ª Corrida na Hungria - Resultados


2ª corrida: António Félix da Costa vezes dois!
GP3 Series/Hungria: Duas 'medalhas de ouro' para António Félix da Costa!
Sim, leu bem o título! António Félix da Costa alcançou duas vitórias na ronda das GP3 Series na Hungria. O piloto luso tirou partido de uma boa estratégia para ser o primeiro da história das GP3 Series a vencer duas vezes no mesmo fim-de-semana. Félix da Costa alcançou ainda a volta mais rápida entre os dez primeiros. Com os resultados menos conseguidos dos seus rivais subiu a terceiro no campeonato. Ficou também mais próximo do segundo, Aaro Vainio.

David Fumanelli partiu da pole position nesta corrida, mas rapidamente abandonou por danos resultantes de um pião. A luta pela liderança ficou assim entre Mathias Laine e Conor Daly, à frente de Vainio e Ceccon numa primeira fase. alguns pilotos entraram em pião na primeira volta, entre eles o líder do campeonato, Mitch Evans. O neozelandês teve uma prova para esquecer, e a volta mais rápida não é uma consolação quando se termina fora dos dez primeiros.

A correr em casa, Tamas Pal Kiss esteve em grande nas duas primeiras voltas, subindo de 14º até quarto, superando, entre outros, Ceccon.

Félix da Costa partiu de oitavo e subiu até sétimo, onde permaneceu pouco tempo. O português ultrapassou rapidamente Ceccon e Daniel Abt para subir a quinto, onde se manteve até parar nas boxesNuma pista a secar, Félix da Costa foi um dos pilotos que optou por trocar os pneus para piso molhado pelos pneus lisos. E o português fê-lo na altura certa, cerca do meio da prova. Pal Kiss também trocou de pneus nesta altura. Enquanto isso, os líderes mantiveram-se até final com os pneus para piso molhado. Uma estratégia que se viria a provar errada.

Com as condições da pista propícias ao uso de pneus lisos a vantagem ficou do lado dos pilotos que montaram tais pneus. Félix da Costa foi o que melhor aproveitou o cenário. O piloto luso caiu para 10º após a paragem, atrás de Pal Kiss – o melhor classificado com pneus lisos. Contudo, a recuperação não se fez esperar, subindo várias posições muito rapidamente. Enquanto ganhava lugares, Félix da Costa aproximava-se “à velocidade da luz” dos primeiros.

À medida que os pilotos da frente iam sendo alcançados por Félix da Costa, não ofereciam grande resistência nas ultrapassagens. A duas voltas do final Félix da Costa chegou à primeira posição. Pouco depois, Pal Kiss e Patric Niederhauser (ambos com pneus lisos)também chegaram aos lugares do pódio, mas já sem tempo para chegarem a Félix da Costa. O piloto luso venceu com uma vantagem a rondar os 12 segundos.
Alex Brundle (4º), Tio Ellinas (5º) e Lewis Williamson (6º) também tiraram partido da montagem de pneus lisos, superando os líderes da primeira fase da provaLaine, o primeiro dos que não montou pneus lisos, foi só sétimoA encerrar os lugares pontuáveis e também com pneus para chuva ficou Aaro Vainio.
No que respeita à equipa portuguesa Ocean Racing Technology, teve como de costume em Kevin Ceccon o seu melhor piloto (em nono). Robert Cregan foi 14º e Carmen Jordá abandonou.
Após esta ronda dupla da Hungria, Mitch Evans mantém-se em primeiro no campeonato, com 136 pontos. Vainio está agora com 118 pontos em segundoAntónio Félix da Costa subiu a terceiro, com 102 pontos. Segue-se a pausa de Verão, ficando a faltar quatro corridas. 

GP3 Series/2ª Corrida na Hungria - Resultados:
GP3 Series/2ª Corrida na Hungria - Resultados

fonte (texto e resultados da primeira corrida): Autosport (britânica)
fonte (resultados da segunda corrida): Autosport (britânica)
fonte (imagens): Red Bull Media Pictures Database/GEPA 

Sem comentários:

Enviar um comentário