15/07/12

Fórmula Renault 3.5, Moscovo: Triunfos de Robin Frijns e de Arthur Pic; António Félix da Costa com corridas diferentes


Corrida 1: Robin Frijns triunfa pela segunda vez em 2012; António Félix da Costa em 7º
Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Triunfos de Robin Frijns e de Arthur Pic; António Félix da Costa com corridas diferentesRobin Frijns triunfou na primeira corrida do fim-de-semana da Fórmula Renault 3.5 no Moscow Raceway. O holandês aguentou ataques de Marco Sorensen e “sobreviveu” a duas intervenções dosafety car.
O piloto da Fortec Motorsports, que partiu da pole positionliderou os primeiros momentos da prova confortavelmente. Mas uma atravessadela a metade da corrida fez o ritmo de Frijns descer muitoMarco Sorensen pode assim aproximar-se e lutar pela liderança.
Sorensen atacou pela parte de fora na última curva do circuito (90º à esquerda), mas fez um pião ao tentar entrar na curva. O sueco fez uma enorme nuvem de fumo para manter o carro a trabalhar e acabou por cair para quinto, atrás de Jules Bianchi, Sam Bird e Arthur Pic.
Bianchi usou o incidente para recuperar dois segundos da sua desvantagem para Frijns, mas o holandês pareceu ter ritmo suficiente para manter a liderança nos quatro segundos, depois de Sorensen ficar de fora da luta.
Contudo, após dois reinícios de prova após duas intervenções do safety car, os carros perseguidores conseguiram recuperar.
Frijns conseguiu manter a posição em ambos os reinícios. Após a segunda intervenção dosafety car restava uma volta, na qual o holandês manteve o comando para vencer e subir à liderança do campeonato.
Apesar de um mau segundo reinício, Bianchi manteve o segundo lugar, enquanto Sam Bird perdeu o primeiro lugar do campeonato ao terminar em terceiro a corrida.
Arthur Pic foi quarto. Atrás de si ficou Kevin Korjus – o estoniano conseguiu “roubar” a quinta posição a Sorensen na última volta.
Fórmula Renault 3.5, Moscovo/1ª corrida - António Félix da Costa em sétimo
Em sétimo ficou o português António Félix da Costa. Numa pista em que é difícil ultrapassar, Félix da Costa terminou na mesma posição em que partiu, apesar de ter chegado a rodar na sextaposição.
Na última curva da prova aconteceu um acidente que prejudicou a corrida a três pilotos. Lucas Foresti perdeu o controlo do seu carro e “colheu” Kevin Magnussen e Alexander Rossi, numa altura em que os três lutavam pelo oitavo posto. Como consequência, Foresti recebeu uma penalizaçãode cinco lugares na grelha para a segunda corrida.
Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 1ª corrida:
Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 1ª corrida


Corrida 2: Arthur Pic estreia-se a vencer; António Félix da Costa 15º apesar da boa corrida
Fórmula Renault 3.5, Moscovo/2ª corrida - Arthur Pic estreia-se a vencer; António Félix da Costa 15º apesar da boa corrida
Arthur Pic estreou-se nas vitórias na Fórmula Renault 3.5 na segunda corrida de Moscovo,marcada pelo caos. O francês partiu de terceiro, passando incólome nas primeiras curvas da prova para subir ao comando. Até final só perdeu a posição durante as paragens nas boxes.
Os acidentes começaram logo na primeira curva.Jules Bianchi, partindo da pole position, saiu de pista ao tentar salvar a posição face a Marco Sorensen. O duo continuou lado-a-lado para a segunda curva, onde colidiram.
O incidente fez Bianchi perder várias posições. Uma curva depois Sorensen foi apanhado num acidente com Sam Bird (ISR) e ambos colheram o Lotus de César Ramos.
Atrás deles Bianchi teve outro incidente, após sofrer um toque de António Félix da CostaNico Müller, da Draco, também teve um acidente que o forçou a abandonar. Com tantos acidentes, osafety car foi chamado a intervir, permanecendo em pista até à volta sete.
Depois da loucura da primeira volta, Pic liderou no reinício, à frente de Nik Yelloly, Kevin Korjus e Walter Grubmüller – que tinham partido do final dos dez primeiros.
A corrida positiva de Yelloly durou pouco. Na paragem nas boxes o britânico deixou o carro desligar. Já Grubmüller superou Korjus (que parou cedo) para subir a segundo
Korjus, que quase chocou com Alexander Rossi na saída das boxesperdeu o terceiro lugar para André Negrão. Contudo, o estoniano recuperou a posição perto do final. Rossi cruzou a linha de meta em quinto no melhor dos Arden. Em sexto ficou Carlos Huertas, que chegou a liderar no seu Fortec. Bianchi foi sétimo.
O líder do campeonato, Robin Frijns, caiu de sexto para oitavo na primeira volta apesar de todos os incidentes à sua frente. Uma paragem desastrosa e um pião atiraram o holandês para 17º, impedindo-o de aumentar a vantagem para os seus rivais que não terminaram a prova.
O português António Félix da Costa partiu de 21º e conseguiu subir a nono logo na primeira volta, beneficiando também com os acidentes à sua frente. Conseguiu chegar a sexto com uma boa paragem nas boxes, mantendo essa posição durante várias voltas. Contudo, a poucas voltas do final, o piloto da Arden e da Red Bull Junior Team foi penalizado devido ao toque em Bianchi. A sua posição final foi 15º, ainda assim à frente do líder do campeonato, Robin Frijns.
Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 2ª corrida:
Fórmula Renault 3.5, Moscovo - Resultados da 2ª corrida

fonte (texto e resultados da 1ª corrida): Autosport (britânica)
fonte (texto e resultados da 2ª corrida): Autosport (britânica)
fonte (1ª imagem - Robin Frijns - e 3ª imagem - Arthur Pic): Media Renault Sports F1
fonte (2ª imagem - António Félix da Costa): Red Bull Media Pictures Database/GEPA

Sem comentários:

Enviar um comentário