08/07/12

Fórmula 1, GP Grã-Bretanha/Corrida: Mark Webber vence nas últimas voltas


Fórmula 1, GP Grã-Bretanha/Corrida: Mark Webber vence nas últimas voltasMark Webber, em Red Bull, superou Fernando Alonso para a vitória no GP da Grã-Bretanha em Silverstone. Com a vitória, o australiano fica a 13 pontos da liderança do campeonato detida por Alonso. Sebastian Vettel ficou no lugar mais baixo do pódio e quase conseguiu bater Fernando Alonso, cujo Ferrari estava com problemas de pneus no final.


Alonso partiu da pole position e construiu uma vantage de cinco segundos sobre Webber na primeira série, mantendo-a durante a maior parte da prova. Mas enquanto a maioria estava a usar pneus macios inicialmente mudando depois para os duros, Alonso esperou até à última série para colocar os pneus macios. Dessa forma o espanhol não conseguiu manter o ritmo que estava a ter.


Webber “colou-se” rapidamente à “cauda” do Ferrari a sete voltas do final, tentando várias vezes a ultrapassagem. Foi na volta 48 (de 52) que o australiano usou o DRS na recta para Brooklands e conseguiu passar Alonso. O espanhol defendeu o interior e Webber passou pela parte de fora da trajectória. Depois de Alonso tentar retaliar em Luffield, o espanhol teve que deixar Webber ganhar a posição para se concentrar em defender de Vettel.


Vettel foi quinto durante a primeira série de voltas, até a uma paragem nas boxes ainda cedo o ter feito passer para terceiro. O bi-campeão mundial acabou nesse lugar, não conseguindo apanhar Alonso para o que seria uma “dobradinha” da Red Bull.


Felipe Massa passou as primeiras voltas a tentar de várias formas ultrapassar Michael Schumacher para ascender a terceiro. O brasileiro conseguiu-o em Stowe na 11ª volta. O piloto da Ferrari acabou depois por perder para Vettel na sequência de paragens. Até final, Massa teve que resistir ao Lotus de Kimi Räikkönen para salvaguardar o quarto posto.

Os dois Lotus ficaram nos seis primeiros, apesar de Romain Grosjean ter partido a sua asa da frente na primeira volta. O francês desentendeu-se com Paul di Resta, e o escocês teve a sua corrida logo acabada devido a um furo no seu Force India e o consequente estrago. Já Grosjean caiu para ultimo e conseguiu recuperar até sexto.

Lewis Hamilton e Jenson Button não estiveram bem a correr “em casa”. Hamilton foi oitavo, apesar de ter passado momentaneamente na liderança e de ter uma pequena disputa com Alonso. Esse foi o resultado do britânico ter feito uma primeira série muito longa com pneus duros. Depois de montar os pneus macios no seu McLaren, o ritmo de Hamilton decaiu e perdeu o sétimo posto para Schumacher mais tarde.

Apesar de Button chegar ao 12º posto rapidamente no início, o seu progresso foi menor no resto da corrida. Nas últimas voltas o britânico esteve envolvido numa grande luta pelo nono posto com Bruno Senna e Nico Hülkenberg. Foi Senna a levar a melhor nesta luta. Já Hülkenberg saiu largo em Copse e caiu para fora dos lugares pontuáveis.

Pastor Maldonado e Sergio Pérez também protagonizaram um acidente. Ambos pararam em simultâneo na 11ª volta. Na volta de saída os sul-americanos bateram em BrooklandsPerez teve que abandonar devido aos danos no seu Sauber. Maldonado conseguiu regressar à boxepara reparar o seu Williams, terminando em 16º.

Num mau dia para a Sauber, Kamui Kobayashi atingiu vários mecânicos na sua última paragem. Felizmente ninguém se magoou gravemente. O piloto nipónico continuou em prova e foi 11º, à frente de Hülkenberg. Nico Rosberg teve também uma má paragem nas boxes durante o meio da corrida que também não foi o melhor. O alemão só terminou em 15º no seu Mercedes.
Das equipas do fundo do pelotão, nada de novo. Heikki Kovalainen foi o melhor em 17º, superando os Marussia de Timo Glock e de Charles Pic (18º e 19º) e os HRT de Pedro de la Rosa e de Narain Karthikeyan (20º e 21º). Vitaly Petrov não pôde iniciar a prova devido a um problema no seu Caterham.


Escolhas Motor Racing News:
  • O melhor: O melhor da corrida, para mim, foi a Lotus-Renault. Mais um excelente resultado de conjunto (quinto e sexto lugares), a equipa de Enstone continua no pódio do Mundial de Construtores, muito próxima da Ferrari que está em segundo. Não esperava, sinceramente, que a escuderia britânica estivesse onde está por esta altura.
  • Fórmula 1, GP Grã-Bretanha/Corrida: O pior - Fernando Alonso na qualificação
  • O pior: Não vou eleger um momento ou algo da corrida como o pior. Vou eleger, isso sim, o momento da segunda parte da qualificação que permitiu a Fernando Alonso passar para a decisiva fase da sessão. O espanhol melhorou o seu tempo em todos os sectores na sua última volta, em que estavam a ser mostradas bandeiras amarelas num ponto da pista. Isso tirou Paul di Resta da discussão e Alonso viria a conquistar a pole position. Estranhei a inexistência de penalização - visto que se deve abrandar o ritmo com bandeiras amarelas, o que não me pareceu que tivesse sido feito por Alonso... . O resultado da qualificação e da corrida ficou influenciado por o que me pareceu ser um erro dos comissários em não admoestar com nada o piloto da Ferrari.
  • A surpresa: Felipe Massa foi o que mais me surpreendeu nesta corrida. O brasileiro conseguiu um quarto posto depois de ter feito uma boa corrida em que chegou a lutar pelo pódio. Há muito que não se via o piloto da Ferrari a este nível, o que não deixa de merecer destaque.
  • Fórmula 1, GP Grã-Bretanha/Corrida: A desilusão - Pastor Maldonado
  • A desilusão: Pastor Maldonado é capaz do melhor e do pior. O piloto venezuelano, neste caso, fez o pior. Não espero por nenhuma decisão dos comissários para fazer este comentário: a meu ver, Maldonado empurrou literalmente Sergio Pérez para fora da pista. Pareceu-me também que houve uma perda de aderência do Williams do venezuelano que levou o piloto a perder o controlo do carro. Mas não o deixo de censurar, pois penso que não deixou espaço suficiente a Pérez para fazerem ambos a curva com segurança.

GP da Grã-Bretanha de 2012 - Resultados:
GP da Grã-Bretanha de 2012 Resultados

Campeonatos de Pilotos e de Construtores após nove provas:
Campeonatos de Pilotos e de Construtores após nove provas

fonte (texto e resultados): Autosport (britânica)
fonte (classificações dos campeonatos): Website oficial da Fórmula 1
1ª imagem: © Red Bull Media Pictures Database/GEPA
2ª imagem: © Mercedes AMG Petronas F1 Team
3ª imagem: © Renault Sport F1 Media/Jean Michel Le Meur/DPPI

Segue-se no calendário o GP da Alemanha, este ano em Hockenheim. Dia 20 de Julho a partir 09h00 o primeiro treino livre terá transmissão directa na Sport TV1. No mesmo dia e no mesmo canal poderá ver a segunda sessão de treinos livres às 13h00. No sábado 21 de Julho a Sport TV1 transmitirá o terceiro treino livre a partir das 10h00A qualificaçãocomeça às 13h00 também no dia 21, sendo transmitida em directo pela Sport TV1. A corridaterá a partida às 13h00 do domingo dia 22 de Julho, com transmissão directa na Sport TV1.

Sem comentários:

Enviar um comentário