24/07/10

Fórmula 1, GP Alemanha: Qualificação

Sebastian Vettel conquistou mais uma pole position na temporada de 2010, conseguindo o tempo mais rápido na fase decisiva da qualificação para o GP da Alemanha. Fernando Alonso falhou o primeiro lugar à partida por apenas 0.002s. Ainda assim, a equipa italiana foi sempre das mais rápidas ao longo da sessão e deverá ser uma rival bastante forte para a Red Bull na corrida de amanhã.

Sebastian Vettel nega pole position a Fernando Alonso -


Na fase final da qualificação ficou claro que a luta pela pole seria entre os pilotos da Red Bull e da Ferrari. Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram os mais rápidos nas suas equipas. Na sua última tentativa, Vettel conseguiu bater o tempo de Alonso, mas faltava a passagem deste pela linha de meta para que o alemão pudesse festejar. Quando Alonso passou pela meta ficou a 0.002s do tempo de Vettel, permitindo a festa do alemão e da Red Bull.


Diz Vettel que "Foi muito renhido, seria interessante calcular o que é que significa mesmo 0,002s." O alemão refere que sabiam "que os Ferrari estavam muito competitivos e muito fortes aqui e foi excelente conseguir esta pole." Afirma Vettel que a sua "última volta não foi cem por cento limpa", visto que cometeu "alguns pequenos erros, mas foi suficiente para ficar com a pole." Vettel disse estar "muito satisfeito com esta pole em casa,", e para o piloto da Red Bull "amanhã vai ser uma grande batalha com os carros vermelhos".


A confirmar o bom desempenho dos Ferrari, Felipe Massa colocou o outro Ferrari F10 na terceira posição, o que mostra que o brasileiro também estará na discussão da corrida de amanhã, o mesmo se podendo esperar de Mark Webber, que foi o quarto com o outro Red Bull. No entanto, a distância que separou Vettel de Massa foi pouco superior a meio segundo, indicando que a luta pelo triunfo poderá ser uma luta a dois entre o alemão e o espanhol.


Com grandes expetativas resultantes do novo sistema de escapes baixos e novo difusor traseiro, a McLaren-Mercedes acabou por não conseguir intrometer-se na luta pela pole position. Jenson Button bateu Lewis Hamilton ao contrário do que tem acontecido, ficando com o quinto posto à partida, tendo a seu lado na sexta posição o colega de equipa, Lewis Hamilton. A equipa de Woking não ameaçou, contudo, Ferrari e Red Bull.


Robert Kubica fez o sétimo tempo com o seu Renault. O piloto polaco supera bem o facto de não dispor das mesmas inovações que os seus rivais numa pista em que a velocidade de ponta é um factor importante. Rubens Barrichello comprovou os progressos evidenciados pela Williams-Cosworth ao longo das últimas corridas. O veterano piloto brasileiro continuou o seu fim-de-semana bastante consistente e conseguiu o oitavo posto na grelha de partida, logo na frente de Nico Rosberg, que foi o melhor dos pilotos da Mercedes. De facto, a Mercedes desapontou "em casa", frente aos seus adeptos, ainda mais com o 11º posto de Michael Schumacher. Hulkenberg enfatizou a boa performance de conjunto da Williams com o décimo lugar na grelha de partida.


Para desapontamento dos muitos adeptos que se deslocaram ao circuito de Hockenheim, Michael Schumacher ficou-se pela segunda fase da qualificação, com o 11º posto na grelha. A Sauber também não chegou à derradeira fase de qualificação, apesar dos progressos evidenciados ao longo das sessões de treinos livres.


Depois de terem estado em bom nível nas sessões de treinos livres de ontem, a qualificação acabou por ser pouco positiva para a Force India com Adrian Sutil em 14º e Vitantonio Liuzzi a ter um violento despiste na entrada da recta da meta, não podendo ir além da primeira parte da qualificação (22º lugar). Vitantonio Liuzzi sofreu com problemas de equilíbrio na traseira do seu monolugar, Liuzzi, saindo largo na entrada da recta da meta, o que o levou a perder o controlo do seu carro na relva artificial que delimita o corrector e a embater com violência no muro das boxes, cruzando a pista desgovernado. Com sérios danos no monolugar e vários detritos na pista, a sessão acabou por ser interrompida para a limpeza do asfalto, e o italiano viu o resto da sessão a partir das boxes. Ainda assim, conseguiu ficar à frente de Sakon Yamamoto, completamente fora do ritmo dos outros pilotos, mesmo os das novas equipas, e de Lucas di Grassi, que não completou qualquer volta devido a problemas com o seu Virgin.


Das novas equipas, a Lotus voltou a marcar a sua posição como a melhor, com Jarno Trulli a bater Heikki Kovalainen, algo que não tem sido habitual nas qualificações de 2010.


fonte: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/88129

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