29/06/11

Entrevista a Kotaro Sakurai: "O meu sonho é tornar-me no próximo Michael Schumacher, e não é fácil"

Olá! Hoje a entrevista que public é ao jovem talento japonês Kotaro Sakurai.

Kotaro Sakurai
A carreira deste jovem piloto nos monolugares começou em 2010, e antes teve uma carreira no karting, vencendo títulos de relevo em 2005 e 2009. Em 2008 foi o piloto mais jovem a pilotar no campeonato All Japan FS125 Karting Championship, campeonato que viria a ganhar em 2009. Nesse ano foi também campeonato do campeonato Japan FS125 Kart Series, e ainda recebeu a Bolsa da Fórmula BMW Pacífico para 2010.
Nos monolugares já competiu na Fórmula BMW Pacífico e na Toyota Racing Series Nova Zelândia, estando agora a disputer o Campeonato Britânico de F3, Classe Nacional.


Eis a entrevista:


1 – A sua carreira não é muito conhecida no meu país, Portugal. O que pode contar acerca da sua carreira até agora?

Temporada de 2010:
    Um dos pilotos da Bolsa de Fórmula BMW em 2010, com a idade mais jovem.
    Terceiro lugar do pódio na primeira ronda da época de 2010.
    No fim de 2010 no GP de Macau, vencedor dos pilotos rookie. [n.d.r.: de Fórmula BMW]
    Também no final de 2010, testei nas GP3 Series em Portugal com a STATUS GP, como um dos pilotos mais jovens, aos 16 anos de idade.
  
    Temporada de 2011:
    Na época de Inverno de 2011, pilotei nas Toyota Racing Series com a STATUS GP.
    Depois das TRS testei novamente nas GP3 Series em Silverstone com a CARLIN Motorsports.
    Assinei com a Hitech Racing para a F3 Britânica (Classe Nacional).
    A 15 de Maio venci a corrida de F3 Britânico com uma idade jovem histórica, em Snetterton (RU), com 16 anos e 321 dias. [n.d.r.: na Classe Nacional]
    Também na última prova de F3 Britânica em Brands Hatch, tive vitórias sucessiva.
    Na geral sou o Segundo do campeonato, vencendo três vezes [n.d.r.: na Classe Nacional], e é tudo aos 16 anos de idade.


2 – Como começou a sua paixão pelo automobilismo?
Quando era criança, via a F1 pela TV e era mesmo impressionante para mim porque o carro voava em todos os sítios mais do que eu imaginava, é o porquê de ter começado a minha carreira.


3 – Tem algum ídolo? Se sim quem é/são?
Michael Schumacher. Porque ainda penso que é o homem mais forte e rápido da História. 91 vitórias e 7 vezes campeão. Recorde fantástico, nada a dizer.


4 – Qual o melhor momento na sua carreira até agora? Porquê?
Primeira vitória na F3 Britânica. Porque como sabes vencer é vencer, também como podes ver a F3 Britânica é um campeonato muito competitivo, e também fiz História na F3 Britânica com 16 anos e 321 dias, que é o recorde de vencedor mais jovem na F3 Britânica, o que me faz mais contente.


5 - Qual o pior momento na sua carreira até agora? Porquê?
Uma corrida de 2010 da [Fórmula] BMW. Quando liderava a corrida, na última volta tive uma falha mecânica. Foi o pior momento até agora na minha carreira.


6 – Qual o piloto que gostas mais de enfrentar nas pistas?
Pilotos contra quem corri no ano passado, e também gostaria de ver mais pilotos japoneses em países europeus.


7 – Quais as principais diferenças entre um kart e um carro de formula, em termos de pilotagem?
Diria que a técnica básica não é muito diferente do karting. Contudo, para pilotar mais rápido em qualquer carro de fórmula, todos os movimentos que fazes têm que ser mais suaves do que no karting. Penso que é a grande diferença. Todos os pilotos têm que ser muito agressivos, mas como disse os pilotos têm que ser muito mais suaves, e é uma coisa mesmo psicológica para todos os pilotos.


8 – Na minha pesquisa verifiquei que competiu nas Toyota Racing Series Nova Zelândia, um campeonato desconhecido aqui em Portugal? O que pode contar acerca deste campeonato, em termos de carro, adversários, etc.? É um campeonato competitivo?
Diria que sim. Penso que é um campeonato competitive. O carro parece-se com um Fórmula Renault, por isso é um treino mesmo bom para todos os pilotos jovens, e outra boa característica das TRS é, como disse, que é realizada na temporada de Inverno, o que ajuda muito os pilotos como eu. Os pilotos jovens precisam de vários quilómetros, por isso as TRS são um bom treino para os pilotos.


9 – Foi difícil começar uma carreira internacional? Quais os principais obstáculos na sua carreira até agora?
Como disse anteriormente o problema que tenho é a quilometragem. Vejo em redor de mim pilotos 3, 4 anos mais velhos do que eu, o que significa que todos têm quilometragem a mais do que eu. Como sabes tenho apenas 16 anos, e é ainda o segundo ano a pilotar monolugares, também em 2011 é o meu primeiro ano a pilotar na Europa, o que é muito desafiante. Contudo ainda tenho tempo, e nada a perder, por isso estou muito entusiasmado por corer na Europa.


10 – Pode fazer um resumo da sua temporada na F3 Britânica até agora?
Penso que estou no ritmo,  lutámos muito no início da época porque perdemos todos os testes de Inverno, o que me torna muito difícil lutar contra outros 20 pilotos. Contudo, depois de Snetterton, finalmente entrámos no ritmo, porque aprendo o carro em todas as corridas, e melhorei-me bastante. Também a equipa fez um bom trabalho. Temos perdido muito tempo na mesma parte do circuito, mas finalmente encontrámos um problema no carro. Penso que passámos muito tempo a reparar o problema, mas a razão para isso é que perdemos todos os testes de Inverno, mas é um desporto motorizado, por isso qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento. Também aprendi daí, por isso acho que estamos defenitivamente a ir em frente e tudo corre positive.


11 – É piloto da equipa Hitech Racing na F3 Britânica, uma das equipas mais bem sucedidas no campeonato na última década. Isso aumenta as suas esperanças de se tornar um piloto de topo na Fórmula 1, no future?
Claro que sim. A Hitech é uma boa equipa e como disseste, penso que é uma das equipas mais bem sucedidas deste campeonato. Por isso estou muito contente por pilotar com o pessoal da Hitech, porque está a trabalhar tanto para me apoiar, e temos também um bom treinador de pilotagem, por isso penso que toda a experiência de 2011 terá efeitos bons na minha carreira.


12 – Relacionado à questão anterior: o projecto com a Hitech Racing para a F3 Britânica irá continua rem 2012?
Se tiver uma oportunidade, eu gostaria de o fazer, mas ainda estamos em 2011, e penso que é altura de pensar muito no foco para o resto do campeonato, por isso ainda não sei.


13 – O seu principal objective é a Fórmula 1? Tem outras metas para além do sucesso na Fórmula 1?
De momento estou a olhar só para a Fórmula 1, e mais nada, porque o meu sonho é tornar-me no próximo Michael Schumacher, e não é fácil. Por isso penso que é melhor focar-me apenas na F1.


14 – Para concluir: Quer deixar uma mensagem aos seus fãs, e aos fãs “potenciais” após esta entrevista?
Como sabes, no início deste ano tivemos um desastre terrível no Japão, com terramotos e tsunami. Contudo, mesmo nestas situações terríveis, várias pessoas, fãs, patrocínios, estão a ajudar-me e a apoiar-me muito bem, por isso gostaria de dar um grande agradecimento a eles, e gostaria de expressar o meu melhor e o meu agradecimento nas minhas corridas e resultados. Eu sou um dos japoneses, e estamos todos ao mesmo tempo a dizer “Japão” por isso nunca digam nunca, e não desistam.


"If you can imagine; you can do it!", por Kotaro Sakurai. – “Se podes imaginar, podes faze-lo”

Sem comentários:

Enviar um comentário