24/06/11

Entrevista a Daniil Kvyat - "A Red Bull deu-me a hipótese de atingir o máximo do automobilismo. Darei o meu melhor para o fazer."


Olá!
A entrevista que hoje publico é ao piloto da Red Bull Junior Team, Daniil Kvyat. O jovem piloto russo começou a sua carreira nos monolugares apenas em 2010, mas antes teve uma carreira no karting. Destaco alguns resultados nas corridas de kart: vice-campeão no Campeonato Ásia-Pacífico CIK-FIAo de KF3 em 2008; no mesmo ano, campeão do Torneo Industrie/KF3 e da Silver Cup em KF3, e 3º no Campeonato Europeu CIK-FIA de KF3. Em 2009, Daniil Kvyat foi campeão da South Garda Winter Cup KF3 e venceu o 20º Trofeo Andrea Margutti na categoria KF3; vice-campeão das WSK International Series de KF3 e 3º no Campeonato Europeu CIK-FIA de KF3.
Em 2010, Daniil Kvyat estreou-se nos monolugares: na Fórmula BMW Europa somou um pódio; na Fórmula BMW Pacífico somou 2 pole-positions, 2 vitórias e 5 pódios; foi quarto na Fórmula Renault Winter Cup Michelin com uma pole-position e dois pódios.
Em 2011, Daniil Kvyat compete em 2 campeonatos: na Fórmula Renault 2.0 NEC (é 3º já com duas vitórias e cinco pódios); e na Fórmula Renault 2.0 Eurocup (também 3º, com duas vitórias, 1 pole-position e 2 pódios). Também em 2011, Daniil Kvyat foi quinto nas Toyota Racing Series Nova Zelândia (com 1 vitória, 1 pole-position, 6 pódios e 3 voltas mais rápidas).

Eis a entrevista:

1 – A sua carreira não é muito conhecida no meu país, Portugal. O que pode contar acerca da sua carreira até agora?
Daniil Kvyat, Nuerburg/Alemanha
Junho de 2011
Comecei a fazer corridas de kart aos 10 anos, e logo quando tinha 12 anos fui para a Itália com a minha família para poder participar em corridas de kart internacionais. Tive muitos bons momentos. Fui duas vezes 3º no campeonato europeu, venci troféus importantes como a Winter Cup, o troféu Margutti, o troféu Industrie, a taça Bridgestone e também fui segundo no campeonato WSK. Depois de um importante passo chegou o contrato com a Red Bull Junior Team. Isso significava que em 2010 iria correr na Fórmula BMW Europa e em algumas corridas da Ásia. O início foi difícil, mas mantive a minha cabeça fria, e consegui fazer um bom final de época, somando importantes pódios e vitórias. Em 2011, estou a correr em 2 campeonatos de Fórmula Renault 2.0.

2 – Como começou a sua paixão pelos carros de corrida?
Aconteceu por acaso. Perto da minha escolar em Moscovo havia um centro de karting. Uma vez quando ia para casa com o meu pai, quis experimentar. E nesse momento amei a velocidade, fazendo as curvas no limite. Depois experimentei um kart profissional e a minha carreira começou com a participação no campeonato russo de mini-kart.

3 – Tem alguns ídolos? Se sim, quem é/são?
Bom, Michael Schumacher antes de mais, é um grande exemplo para mim. Quando comecei a correr era a época dele, e fiquei realmente impressionado por  vê-lo a vencer corridas em 2004. E nós vimos novamente o grande piloto que ele é depois do GP do Canadá de 2011. Outros bons exemplos para mim, é Roger Federer, pela sua frieza no campo e técnica.

4 – Qual foi o melhor momento na sua carreira até agora? Porquê?
A primeira vitória num formula foi um sentiment incrível. Aconteceu em Maio numa corrida de 2010. O pódio de Monza na Fórmula BMW também significa muito para mim. E este ano, vencer corridas da Eurocup em Spa e Nurburgring também me deixou momentos muito felizes.


5 – Qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
O início do ano passado foi muito difícil para mim, houve algumas corridas como em Zandvoort, que foram muito azaradas para mim.

6 – Qual o piloto que gosta mais nas pistas?
Lewis Hamilton

7 – Quais as principais diferenças entre um kart e um carro de fórmula, em termos de pilotagem?
Bom, o karting é apenas uma escola antes das corridas em carros de fórmula. Ensina-te a comportar-te na pista e no paddock, como lidar com a pressão do fim-de-semana de corrida. Talvez para aprender e perceber como ultrapassar e colocar pressão nos nossos rivais. Mas pilotar sabiamente é completamente diferente.

8 – Na minha pesquisa, vi que está a correr em três campeonatos diferentes. Na sua opinião, qual desses dá melhor visibilidade aos pilotos?
Estou a fazer os campeonatos Fórmula Renault 2.0 Eurocup e NEC. Ambos são muito competitivos, mas vencer a Eurocup é mais prestigiante.

9 – Você é da Rússia, um país onde os desportos motorizados estão a chegar e a desenvolver-se agora. Foi difícil começar uma carreira internacional? Quais foram os principais obstáculos na sua carreira até agora?
A parte mais difícil da carreira foram quando nos primeiros anos tive que ir para outro país. Tive que me acostumar um pouco a outra vida, por exemplo, a linguagem foi um grande problema. Também o início no karting internacional foi bastante difícil, há muitas diferenças entre o karting russo e europeu. Mas consegui adaptar-me e superar todos os obstáculos, e sinto-me muito confortável onde estou agora.

10 – Você é piloto da Red Bull Junior Team. Isso aumenta as suas esperanças de se tornar um piloto de topo na Fórmula 1, no futuro?
A Red Bull confiou muito em mim ao levar-me para a sua equipa júnior, e dessa forma deu-me a hipótese de atingir o máximo no automobilismo. Darei o meu melhor para o fazer.

11 – O seu principal objectivo é a Fórmula 1? Tem outras metas além do sucesso na Fórmula 1?
Claro que o meu principal objectivo é a Fórmula 1.

12 – Para concluir: que mensagem deixa aos seus fãs e aos seus “potenciais” fãs após esta entrevista?
Desejo que os possa satisfazer com a minha acção na pista!


A imagem foi encontrada na base de dados de imagens para os Media da Red Bull - a Red Bull Media Pictures Database. 

1 comentário: