23/10/10

Fórmula 1, GP Coreia do Sul: Qualificação



Sebastian Vettel, Red Bull, Korean GPDisputou-se esta manhã a qualificação para o GP da Coreia do Sul. Sebastian Vettel e Mark Webber asseguraram a segunda linha da frente da grelha totalmente Red Bull pela segunda vez consecutiva, e pela oitava vez na época.


A nona pole da época para Vettel veio num dramático ressurgimento do alemão ao topo, desalojando Fernando Alosno quando a bandeira de xadrez já estava a ser mostrada.


Alonso olhou para todos como se já tivesse obtido a pole position com uma volta em 1m35.766s, mas isto foi antes de Vettel fazer calmamente uma segunda tentativa com os pneus de opção e fazer uma volta em 1m35.585s, com o seu Red Bull RB6 a demonstrar mais uma vez o seu valor numa volta.


Para tornar as coisas piores para Fernando Alonso, Webber também fez uma segunda volta com os seus pneus de opção para melhorar de uma má primeira tentativa, o que lhe valeu o segundo lugar da grelha. O líder do campeonato deverá com certeza estar preocupado por ir arrancar no lado sujo da pista.
Lewis Hamilton obteve o quarto tempo e ficou desapontado com ter estabelecido o ritmo na Q3 e ter tido ritmo ao longo da qualificação. Contudo, o britânico teve sorte em não sofrer estragos maiores ao falhar uma curva na entrada das boxes, depois de perder o carro. Neste incidente Hamilton falhou as barreiras apenas por ter rodado na relva a alta velocidade.


Nico Rosberg foi quinto, na frente de um subjugado Felipe Massa no outro Ferrari.
Jenson Button teve que lutar para ter temperatura nos pneus nas três fases da qualificação e obteve apenas o sétimo posto, à frente do Renault de Robert Kubica, do Mercedes de Michael Schumacher e de Rubens Barrichello no melhor dos Williams.


Receios de que a pista suja e o tráfego pudessem fazer da Q2 uma lotaria provaram ser infundados, com uma lista de "suspeitos do costume" a ficar de fora do top-10 e, consequentemente, da fase decisiva da qualificação.
No final, Nico Hulkenberg esteve perto e apenas falhou a Q3 por um décimo de segundo, perdendo para o seu colega de equipa na Williams.
Kamui Kobayashi também não se qualificou para a Q3, indo partir de 12º, à frente do seu colega de equipa na Sauber, Nick Heidfeld, que partirá em 13º. Adrian Sutil foi o 14º mais rápido. Vitaly Petrov fez o 15º tempo apesar de um meio pião depois de curvar com duas rodas no corrector. Devido à sua penalização resultante do incidente no GP do Japão, o russo partirá apenas de 20º.


A equipa Toro Rosso, com Jaime Alguersuari (16º na qualificação, 15º na partida) e Sebastien Buemi, foi a mais lenta da Q2, com Alguersuari a bater Buemi, que fez o 17º tempo, que lhe irá valer o 15º posto à partida com a penalização imposta a Petrov.
Vitantonio Liuzzi não conseguiu passar da Q1 graças a uma melhoria de tempo do seu colega de equipa na Force India, Adrian Sutil. O italiano teve uma última hipótese para melhorar antes da bandeira de xadrez ser mostrada, mas Liuzzi não a conseguiu aproveitar, tendo sido surpreendido pela granulação dos seus pneus de opção. Apesar de ter feito o 18º tempo, Liuzzi tem os estragos "minimizados", já que partirá de 17º devido à penalização de cinco lugares na grelha imposta a Petrov.
Jarno Trulli venceu a batalha entre as equipas estreantes em 2010, tendo feito o 19º tempo que lhe valerá o 18º posto à partida. Timo Glock fez o 20º tempo e partirá de 19º contando com a penalização imposta a Petrov. O alemão fez um pião ainda no início da Q1. Atrás de Petrov partirá Heikki Kovalainen, que foi lento em mais de um segundo do que o seu colega de equipa na Lotus, indo partir da 21ª posição. Ao lado do finlandês partirá Lucas di Grassi, no outro Virgin (22º).
Sakon Yamamoto partirá de 23º, depois de bater o seu colega de equipa na HRT, Bruno Senna, pela primeira vez este ano, o que faz com que o brasileiro parta do 24º e último lugar.


Eis os resultados da sessão de qualificação do GP da Coreia do Sul:



Com a penalização de 5 lugares na grelha imposta a Vitaly Petrov será esta a grelha de partida:



fonte: http://www.autosport.com/news/report.php/id/87647

Sem comentários:

Enviar um comentário