Olá! Hoje a entrevista é a Yazan Hamadeh, um jovem e
promissory piloto sírio.
Yazan
Hamadeh só competiu nos kartings, por exemplo em campeonatos Rotax e no
campeonato MECK. Para mais informação, visite o site deste piloto: http://www.yazan-hamadeh.com.
Aqui está a entrevista:
1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
O meu pai e o meu tio sempre foram fãs de desporto motorizados e
pilotos. O meu tio (Fadi Hammadeh) é um campeão sírio e saudita de autocross e hillclimb de vários anos. Eles têm-me
acompanhado no desporto automóvel desde muito jovem.
2) – Na sua opinião, qual foi o melhor momento da sua carreira até
agora? Porquê?
A minha carreira não tem tido muito destaque até agora. Mas espero
alguns melhores momentos.
O melhor até agora foi na Taça de Karting do Médio Oriente. Eu comecei da pole position, mas um acidente atirou-me para o último lugar. Desde o ultimo lugar eu trabalhei forte e fiz segundo. O primeiro lugar teria sido melhor, mas fiquei contente.
O melhor até agora foi na Taça de Karting do Médio Oriente. Eu comecei da pole position, mas um acidente atirou-me para o último lugar. Desde o ultimo lugar eu trabalhei forte e fiz segundo. O primeiro lugar teria sido melhor, mas fiquei contente.
2) – Na sua opinião, qual foi o pior momento da sua carreira até
agora? Porquê?
O pior momento na minha carreira foi a minha primeira corrida
Rotax. Eu era novo para o carro, mas estava um pouco optimista a mais.
Eu quis ganhar, mas os meus adversários tinham muita experiência.
Tive um acidente na pré-final e na final, eu não terminei nenhuma corrida e
fiquei bastante decepcionado.
4) – Qual o piloto (ou pilotos) que gostou mais de enfrentar nas
pistas?
Há muitos pilotos que gostei de
correr contra eles. Por agora, penso que será o Hasan Soufrakis, da Líbia, que
correu na MEKC comigo. Mas penso que haverá muitos mais num futuro próximo.
5) – Na sua carreira tem tido dificuldades em angariar apoios
(patrocínios, etc.)? Como piloto de um país que tem pouca visibilidade no
desporto motorizado, é difícil tornar-se um piloto internacional?
Esta é uma questão muito importante. O Médio Oriente no seu
conjunto continua a crescer no negócio do desporto motorizado, o que produz
muitos desafios para se tornar um piloto internacional. Primeiro de tudo, as
companhias locais ou não sabem, ou simplesmente não estão interessadas em
patrocinar equipas de desporto motorizado, eles estão principalmente
concentrados noutros desportos como o futebol, se estão concentrados nos
desportos. Também não existem muitas pistas ou campeonatos por aqui, então tu
tens que viajar muito. E viajar muito é um problema, tempo, dinheiro, etc. É
muito difícil de certeza.
6) – Quais são as expectativas que tem para o seu futuro? Qual é o
principal objectivo para a sua carreira? Fórmula 1?
As minhas expectativas são sempre positivas. E eu sei que será
muito difícil. Desde pequeno eu quis o desporto motorizado, principalmente
Fórmula 1. É difícil já que não existem no Médio Oriente pilotos tão acima de
momento. Mas todos os dias eu cresço, mais percebo que quero a F1 ainda mais.
Eu darei o meu melhor, e não desistirei. O meu principal objective é a F1 e
espero realizá-lo.
7) – Assumindo que aspira chegar à F1: Há vários campeonatos de
promoção a nível internacional. Na sua opinião, qual é o mais
atractivo?
Para chegar à F1, tens que saber exactamente como lá chegar. Para
mim, a estreia nos monolugares está para muito breve, a ver que a Fórmula
BMW, ou a Fórmula Renault serão um grande início. Desde aí, depois de
alguns bons resultados, vais para a Fórmula 3. E da F3, dependendo do que
fazes, pode chegar à F1, mas é raro, ou sobes às GP2, ou ao novo campeonato de
Fórmula 2. Desta forma, tu tens muitas hipóteses de uma equipa de F1 te ver, e
tu tens que ser mesmo bom piloto para ser bem-sucedido em todas elas.
8) – Pode deixar uma mensagem aos seus fãs?
Eu estou sempre contente por responder a quaisquer Emails que
recebo no meu website. Espero poder
ajudar muitas pessoas como puder, e fazer aos meus fãs e apoiantes tão felizes
como puder, e estou sempre a tentar o meu melhor. Obrigado!
E foi a entrevista a Yazan Hamadeh!
Se preferir, pode ler a versão original da
entrevista, em inglês, aqui:
A próxima entrevista, que excepcionalmente publicarei
a uma 4ª Feira, será a Pedro Moreira Santos, o empresário do piloto português
Álvaro Parente.
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