Olá! Hoje a entrevista é a Luís Sá Silva, um piloto
angolano.
Em 2006, este piloto disputou o International Formula Challenge,
acabando em 9º, apesar de ter participado só em 6 das 12 corridas do
calendário. Em 2007 disputou o Desafio de Fórmula Renault Asiática, e
neste ano teve como melhor resultado um 3º lugar, depois de ter partido da
‘pole position’ nessa corrida. No fim, ficou classificado em 14º lugar. Em 2008
disputou novamente o Desafio de Fórmula Renault Asiática, e obteve 3 pódios e 3
voltas mais rápidas, para o 4º lugar final do campeonato. Disputou ainda duas
corridas do Campeonato de Inverno de Fórmula Júnior FR2.0 Portugal, obtendo 2
pontos nessas 2 corridas, para terminar o campeonato em 26º. Em 2008 disputou
igualmente uma corrida da Fórmula BMW Pacífico. Em 2009, está a disputar o
Campeonato Asiático de Fórmula Renault, onde se encontra actualmente no 4º
lugar, com 34 pontos (após 2 corridas), e a Fórmula Renault 2.0 NEC, campeonato
no qual está actualmente no 22º lugar, com 22 pontos (após 8 corridas).
Eis a entrevista:
1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Desde muito novo que tenho uma grande paixão pelas corridas, pois
o meu pai correu em automóveis e mesmo depois de se retirar ia sempre assistir
aos eventos automobilísticos, levando-me com ele. O meu tio que reside em Macau
também correu, pelo que toda esta envolvência deixou marcas em mim.
2) – Na sua opinião qual foi o melhor momento da carreira até
agora? Porquê?
O melhor momento foi quando fiz a minha primeira pole position e fui ao pódio pela primeira vez.
Porque nem eu nem a equipa estavamos a espera de um resultado tão bom. Nos
nosso planos e de acordo com a minha linha de progressão tal só deveria
acontecer cerca de um ano depois.
3) – Na sua opinião qual foi o pior momento da sua carreira até
agora? Porquê?
Sinceramente acho que ainda não passei por uma situação que me
tenha marcado profundamente pela negativa.
Já tive alguns maus momentos, como por exemplo os acidentes durante as corridas, mas nada que tenha sido muito marcante.
Já tive alguns maus momentos, como por exemplo os acidentes durante as corridas, mas nada que tenha sido muito marcante.
4) – Quem é o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar nas
pistas?
Não tenho qualquer preferência. Para mim em pista não há
diferenças, considero todos iguais e o meu objectivo é enfrentar e vencer todos
os que competirem comigo.
5) – Quais as expectativas para esta época? Aqui em Portugal é
pouco conhecido. Podia incluir nesta resposta que campeonato vai disputar e por
que equipa?
Se tiver os apoios que necessito vou fazer dois campeonatos: o AFR
(Asia Formula Renault) e o NEC (Northern European Cup).
No campeonato Asiático o meu objectivo é lutar pelo título, pois
conheço a maioria das pistas. No NEC pretendo apresentar bons resultados uma
vez que é a minha primeira participação num campeonato europeu, onde desconheço
por completo os circuitos e a concorrência é feroz. Tudo farei para andar no top 10.
6) – Tem tido, ou tem, dificuldades em arranjar apoios e
patrocinadores?
Sim, não é fácil arranjar patrocínios sobretudo porque o desporto
automóvel em Angola ainda não tem o relevo que teve outrora.
7) – Como é ser piloto, ainda mais jovem, num país como Angola
que, pelo menos aos olhos do estrangeiro, tem pouco conhecimento e relevância
no desporto automóvel? Isso dificulta muito a progressão na carreira?
Não é fácil ser-se piloto em Angola e aspirar a uma carreira
profissional. Não há federação de desporto automóvel e as corridas locais ainda
estão numa fase muito embrionária. Além disso quase não há infraestruturas e as
que existiam estão profundamente degradadas. Foi por esse conjunto de razões
que fui viver para Macau, pois de outro modo em Angola não daria continuidade
ao meu sonho.
8) – Qual o objectivo principal que tem para a sua carreira?
Quero ser profissional e chegar à Formula 1 e lutarei para isso
sempre com a consciência de que é uma longo e duro caminho.
9) – Tem alguma superstição ou amuleto para antes das provas?
Não tenho. A única coisa que faço antes das
corridas é buscar alguma paz para me concentrar.
10) – Pode deixar uma mensagem para os seus fãs?
Obrigado pelo apoio, pelo alento e carinho que me têm dedicado.
Conto com vocês em todos os momentos sejam eles bons ou maus.
E foi a entrevista a Luís Silva!
Para a semana, a entrevista que publicarei é a
Jaime Alguersuari.
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