08/05/11

Fórmula 1, GP Turquia: Sebastian Vettel "fala" mais alto

Sebastian Vettel venceu sem problemas, e pela primeira vez o GP da Turquia, na sua terceira vitória em quatro corridas.

Mark Webber venceu uma difícil luta com Fernando Alonso para garantir a "dobradinha" da Red Bull, e Fernando Alonso assegurou o regresso ao pódio no seu difícil início de época de 2011.
Os McLaren e Nico Rosberg estiveram na batalha pelos restantes lugares nos seis primeiros, protagonizando momentos espectaculares, com Lewis Hamilton a conseguir o quarto posto, à frente de Rosberg e Jenson Button.

Vettel conseguiu uma vantagem clara logo desde início, com Webber a partir mal e a ser ultrapassado por Rosberg. Hamilton tentou também ultrapassar o australiano na Curva 3, mas saiu largo e acabou por perder posições para Alonso e Button.

Mas Webber só demorou cinco voltas para recuperar a posição perdida para Rosberg, na recta grande, fazendo uso do sistema DRS. Contudo, nessa altura, Vettel já estava a 4.4 segundos de distância e o alemão teve ritmo para se distanciar ainda mais.

Alonso também passou Rosberg, duas voltas mais tarde, com o piloto da Mercedes a ser "vítima" de ultrapassagens com o DRS na primeira fase da corrida. Webber não conseguiu abrir distância para o Ferrari de Alonso, e pouco depois do meio da corrida o espanhol usou o DRS para passar o piloto da Red Bull e subir a segundo. Alonso "fugiu" durante alguns momentos, mas após as terceira e quarta paragens, Webber teve um novo jogo de pneus duros enquanto os pneus de Alonso estavam mais desgastados nas últimas voltas. Assim, a sete voltas do final, Webber repetiu a "jogada" anterior de Alonso, usando o DRS para recuperar o segundo posto. O piloto da Ferrari tentou recuperar a posição nas Curvas 1 e 3, mas falhou. A Red Bull garantiu assim a sua primeira dobradinha do ano e a Ferrari assegurou o primeiro pódio do ano..

Vettel conseguiu ir muito mais longe com os seus pneus do que os seus adversários mais próximos, e pareceu gerir a vantagem para três paragens em vez das quatro seguidas pela maioria. Mas o alemão acabou por jogar pelo seguro e fazer uma quarta paragem, mantendo 8 segundos de vantagem sobre Webber até abrandar na última volta.

A mais espectacular luta envolveu os dois McLaren, o Mercedes de Rosberg e os Renault. Button foi o melhor classificado dos pilotos que fez três paragens apenas, uma estratégia que o permitiu liderar por momentos e ser quarto nas últimas voltas. Mas Hamilton - em boa recuperação após um atraso na segunda paragem - e Rosberg conseguiram "apanhar" e ultrapassar Button usando os seus pneus frescos quase no fim da corrida, para serem quarto e quinto. O campeão de 2009 teve que se contentar com o sexto posto.

Sébastien Buemi, em Toro Rosso, fez uma corrida fantástica, do 16º posto na grelha para o sétimo lugar, com a mesma estratégia de Button. Contudo o suíço não conseguiu conter os pilotos que pararam quatro vezes no final, e caiu para nono, atrás dos Renault de Nick Heidfeld e Vitaly Petrov.

Kamui Kobayashi adoptou uma boa estratégia de três paragens, passando de 23º na grelha para o 10º lugar final. Massa falhou os pontos para a Ferrari. O brasileiro perdeu terreno essencial ao sair largo na Curva 8 após a sua terceira paragem, caindo para o fim de um grupo de pilotos do meio do pelotão que ainda iriam parar, e foi ainda mais atrasado por um problema na roda direita traseira na sua última paragem. O piloto da Ferrari regressou ao 11º posto quando, já perto do fim, passou Michael Schumacher, que mais cedo na corrida tinha partido a sua asa frontal ao chocar contra Petrov, numa situação em que o piloto da Renault passou o veterano alemão.

Esta corrida registou apenas o abandono de Paul di Resta (Force India), com Timo Glock a não ter sequer partido.

Resultados da corrida:



Campeonato após quatro rondas:




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