06/03/11

Sébastien Loeb vence no México

ImageShack, share photos, pictures, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting, photo image hosting site, video hosting siteSébastien Loeb venceu pela quinta vez na sua carreira o Rali do México, após a desistência na última etapa do seu grande adversário durante toda a prova, Sébastien Ogier.
A prova foi dominada pelos dois Citröen de fábrica, com Ogier a liderar durante quase todo o primeiro dia, except num pequeno período em que Loeb passou para a frente.

Loeb pressionou no Sábado, com Ogier a perder um pouco - mas não muito – de tempo ao sair para a Estrada em primeiro. Mas Ogier voltou à liderança com uma penalização de 50 segundos imposta a Loeb por chegar tarde à SS15, ao ter um pequeno problema de troca de velocidades antes do início da etapa.

Ogier voltou à frente da prova, apesar de ter tido sorte a escaper a uma penalização por se ter dirigido acidentalmente à sua assistência antes de passar primeiro pela zona técnica, conforme indicado no road-book. O acidente foi examinado numa reunião de dois comissários.
Loeb ficou perto novamente quando Ogier sofreu uma perda de potência temporada. O campeão subiu definitivamente ao comando quando Ogier teve um acidente na primeira etapa de domingo, que danificou o seu Citröen de forma a não poder continuar em prova.

Assim, Loeb ficou com “caminho livre” para terminar o rali confortavelmente e lançar a sua candidatura ao título de 2011, com a 63ª vitória do francês no WRC.
Loeb afirmou que "Foi um fim-de-semana muito difícil, uma luta terrível contra Ogier até hoje,”. O campeão francês apontou que Ogier "estava mesmo, mesmo rápido”.
"Penso que fizemos um fim-de-semana quase perfeito, alguns pequenos problemas mas não muitos para um carro novo. Estou satisfeito com a performance – o DS3 é muito rápido.”, concluiu Loeb.

A Ford acabou uma prova difícil com um duplo pódio, para Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. Hirvonen caiu na classificação ao sair primeiro para a Estrada na sexta-feira – e foi muito perturbado quando começou a perder tempo mesmo tendo uma posição de saída melhor na segunda manga. Mesmo assim, Hirvonen manteve a liderança do campeonato e ainda obteve os pontos bónus pela vitória na etapa final, a Power Stage. Latvala foi atrasado por dois furos.

A combinação de etapas adversas, altas altitudes e temperaturas quentes proporcionou uma elevada taxa de desgaste para os carros ainda novos. Petter Solberg recuperou até quarto apesar de perder sete minutos com uma falha eléctrica no seu Solberg Citröen na sexta-feira. Mads Ostberg, em Stobart Ford, recuperou de um furo pilotando cuidadosamente para o quinto posto final, e o seu colega de equipa, Henning Solberg, foi sexton apesar de alguns problemas.
Os dois outros pilotos da Stobart abandonaram quando ocupavam boas posições. Matthew Wilson perdeu aquele que poderia ter sido o seu melhor resultado na carreira devido a uma falha eléctrica quando era quarto, e Evgeny Novikov perdeu pressão do óleo quando ocupava o quinto posto no seu regresso ao campeonato.

Dennis Kuipers levou o Ferm Ford ao sétimo posto, e Ken Block quase abandonou com o seu Monster Ford por três vezes, com duas falhas eléctricas e um pequeno incidente. Incrivelmente, Block ainda estava em 10º até novo problema electric na penúltima etapa, caindo para 13º.

A taxa de desgaste foi tanta que Federico Villagra regressou para obter um ponto no Munchi Ford, com a regra do superrally. O argentino perdeu uma roda na sexta-feira, e lutou contra problemas de travois no seu regresso, quebrando depois uma transmissão na última etapa.
Kimi Raikkonen não esteve presente nesta prova – o México foi uma das provas que o finlandês não disputou no seu programa de 2011 reduzido.

Nasser Al-Attiyah venceu na classe S2000, sendo o sétimo da geral, à frente de Martin Prokop. Ott Tanak foi o principal rival de Al-Attiyah até ter um acidente no Sábado, enquanto Juho Hanninen nunca recuperou o terreno perdido depois de ter feito um pião e ter partido a marcha-atrás na sexta-feira. Hanninen foi o nono da geral e o terceiro nos S2000.

Eis os 10 primeiros classificados do Rali:

E estes foram os pilotos WRC que desistiram:


Cinco primeiros do PowerStage:


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