Olá! Hoje a entrevista é a
Jacques Villeneuve, Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1997 e filho do Saudoso
Gilles Villeneuve. Jacques Villeneuve começou a carreira nos monolugares em 1989,
na Fórmula 3 Italiana, onde competiu entre 1989 e 1991 com a equipa Prema
Power, sem vitórias. Em 1992, Jacques Villeneuve foi vice-campeão da Fórmula 3
Japonesa e competiu nas Toyota Atlantic Series e no Campeonato All Japan Sports
Prototypes.
Em
1994 e 1995 competiu nas Indycar World Series, com 6 victories e o título em
1995. Entre 1996 e 2006, Jacques Villeneuve competiu na Fórmula 1, com as
equipas WilliamsF1, BAR, RenaultF1, Sauber Petronas e BMW Sauber F1 Team. O
ponto mais alto na Fórmula 1 foi o Título Mundial em 1997. Na passagem na
Fórmula 1, Jacques Villeneuve venceu 11 corridas. No ano seguinte à F1 (2007),
Jacques Villeneuve regressou aos EUA USA, para a NASCAR Nextel Cup e para a
NASCAR Craftsman Truck Series. Também em 2007, Jacques Villeneuve competiu nas
24 Horas de Le Mans, mas não acabou a corrida. Em 2008, competiu nas Speedcar
Series e correu nas 24 Horas de Le Mans, sendo 2º. Também em 2008, Jacques
participou numa corrida da NASCAR Nationwide Series e das Le Mans Series.
Neste
ano de 2009, Jacques Villeneuve está a disputer a NASCAR Nationwide Series e a
NASCAR Canadian Tire Series. Para 2010, tem-se especulado que Jacques
Villeneuve pode regressar à F1.
For
a do desporto motorizado, Jacques Villeneuve tem uma carreira na música, com
sucesso.
Eis a entrevista:
1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Quando tinha 5 anos decidi que iria correr em carros e nunca
considerei fazer outra coisa. Eu estou seguro de que parte disto era ter
orgulho no meu pai e esta parecia uma vida normal e normal de fazer.
2) – Na sua opinião, qual foi o melhor momento da sua carreira até
agora? Porquê?
Diria que a temporada inteira de 1997 e vencer o campeonato de F1,
seguido de perto pela vitória nas Indy 500.
3) – Na sua opinião, qual foi o pior momento da sua carreira até
agora? Porquê?
Quando tudo deu errado com a BAR/Honda depois de ter colocado toda
a energia que eu tinha na equipa e não estar lá quando de todo o trabalho
difícil no desenvolvimento do carro finalmente foi recompensado.
4) – Qual o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar nas
pistas?
O maior desafio foi sempre o Michael [Schumacher].
5) – Esta questão pode ser difícil, por isso percebo se você não
quiser responder.
Sentiu
a pressão em algum momento (ou momentos) da sua carreira devido a ser filho do
grande Gilles Villeneuve?
(Sem resposta)
6) – Esta questão pode ser também difícil. Se não quiser
responder, também percebo.
Foi
difícil a sua família aceitá-lo como piloto de carros, depois do que aconteceu
com o seu pai?
Nem por isso, era uma vida natural e normal para todos.
7) – Na sua carreira tem tido dificuldades em angariar apoios
(patrocínios, etc.)?
Somente na difícil situação económica actual, e principalmente por
eu não ter corrido alguns anos.
8) – Quais são as expectativas que tem para o seu futuro? Regresso
à F1 é uma hipótese?
Com a actual F1, seria óptimo correr lá novamente, pneus slick,
sem ajudas electrónicas, regresso ao básico. Esse é o tipo de carros nos quais
eu fazia diferença.
9) – Pode deixar uma mensagem aos
seus fãs?
Obrigado pelo apoio continuado. Será divertido
regressar ao volante e a espera irá valer a pena :)
E foi a entrevista a Jacques Villeneuve.
Se preferir, pode ler a entrevista na versão
original, em inglês, aqui:
Para a próxima vez, a entrevista será a Miguel
Praia, o piloto português do Mundial de Motos SuperSport.
Sem comentários:
Enviar um comentário