03/03/12

Entrevista a Sébastien Buemi - "Ser piloto de reserva da melhor equipa é uma oportunidade muito boa para mostrar o que posso fazer"

Entrevista a Sébastien Buemi - "Ser piloto de reserva da melhor equipa é uma oportunidade muito boa para mostrar o que posso fazer"

Olá! Hoje [03-03-2012] publico a entrevista com Sébastien Buemi, o terceiro piloto da Red Bull na Fórmula 1, e um dos pilotos da Toyota para as 24 Horas de Le Mans de 2012.

Apesar da sua tenra idade (23 anos), o jovem suíço Sébastien Buemi tem já uma carreira bem preenchida nos monolugares. Estreou-se em 2004, na Fórmula BMW ADAC. Nesse campeonato foi terceiro no ano de estreia (com duas vitórias, duas voltas mais rápidas e 10 pódios), seguindo-se o vice-campeonato em 2005 (sete vitórias, sete pole positions, 12 voltas mais rápidas e 16 pódios). Também em 2005, Buemi foi o segundo na Final Mundial de Fórmula BMW, fazendo ainda uma corrida na Fórmula 3 Espanhola.

Em 2006, o suíço alcançou uma vitória e três pódios na Fórmula 3 Euroseries para ser o 12º no final, foi o terceiro na Masters of Formula 3, foi sétimo na Fórmula Renault 2.0 NEC (com duas vitórias, uma pole position, uma volta mais rápida e seis pódios), na Fórmula Renault 2.0 Eurocup classificou-se em 11º com um triunfo. O ano de 2006 de Sébastien Buemi ainda teve o quarto lugar no prestigiado Grande Prémio de Macau.

Na época de 2006-2007 da A1GP, Buemi representou o seu país – a Team Switzerland – e foi oitavo, conseguindo uma volta mais rápida. Em 2007, Buemi foi vice-campeão das F3 Euroseries (três vitórias, duas pole positions, quatro voltas mais rápidas e 13 pódios), participou nas GP2 Series alcançando três voltas mais rápidas, e voltou ao GP de Macau, mas foi somente 11º.

Em 2008, Sébastien Buemi foi segundo nas GP2 Asia Series (uma vitória e uma volta mais rápida, além de cinco pódios no total) e foi sexto nas GP2 Series (duas vitórias e cinco pódios). Nesse ano, Buemi tornou-se também piloto de reserva da equipa de Fórmula 1 da Red Bull.

Entre 2009 e 2011, o jovem suíço foi um dos pilotos da Scuderia Toro Rosso na Fórmula 1, conseguindo dois 16º lugares e um 15º como classificações finais. O seu melhor resultado na F1 foram dois sétimos lugares, em 2008.

Como foi dito no início da apresentação, Sébastien Buemi é agora piloto de reserva da Red Bull na F1, e piloto da Toyota para as 24 Horas de Le Mans.


Eis a entrevista:




1 – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?

Eu recebi um karting dado pelo meu pai quando tinha 4 anos e aí comecei a correr.



2 – É da Suíça, um país no qual os desportos motorizados em circuitos são proibidos. Quão difícil foi evoluir como piloto nos primeiros anos?

Inicialmente foi um pouco mais difícil porque haviam muito poucos circuitos de karting na Suíça. Mas quando eu tinha 12 anos comecei a correr fora da Suíça e tornou-se muito mais fácil.



3 – Qual foi o melhor momento na sua carreira até agora? Porquê?

Há vários grandes momentos numa carreira mas se tivesse que escolher um, diria a minha primeira corrida de F1 na Austrália, onde acabei em 7º e somei dois pontos.



4 – Qual foi o pior momento na sua carreira até agora? Porquê?

É difícil de dizer, penso que foi quando estava em 7º no ano passado na Índia e tive uma falha de motor.



5 – Quem é o piloto que gosta mais como adversário? Porquê?

Há muitos bons pilotos por aqui, mas eu adorei correr contra o Michael Schumacher. Ele é o piloto mais experiente e ganhou mais na História da Fórmula 1.



6 – Quais foram as razões da sua saída do papel de piloto titular na Toro Rosso?

Para mim foi a hipótese de me tornar o 3º piloto na Redbull, que está a ganhar. Depois de 3 anos na Toro Rosso aprendi muito e tornou-se claro que o meu período de aprendizagem tinha terminado. Eu alcancei alguns bons resultados com a equipa e era tempo de avançar.


7 – Acredita num regresso à F1 como piloto titular no future próximo?

Ser piloto de reserva da melhor equipa é uma oportunidade muito boa para mostrar o que posso fazer, e estou seguro de que eu irei estar de volta à grelha muito brevemente.



8 – Jaime Alguersuari foi o seu colega de equipa na maior parte nos seus três anos na Toro Rosso. Como foi a relação com o Jaime? Qual é a sua opinião sobre ele, como piloto e como pessoa?

Eu conheço o Jaime desde os meus anos no karting e avalio-o como um piloto muito talentoso e competitivo! Nós aprendemos muito juntos e eu sempre tive uma boa relação com ele ao longo dos 3 últimos anos.




Entrevista a Sébastien Buemi

9 – Agora também é piloto da Toyota para as 24 Horas de Le Mans. Qual é a sua opinião sobre a equipa?

Primeiro que tudo, estou muito orgulhoso de fazer parte do programa da Toyota para Le Mans. A Toyota tem uma experiência muito grande da F1 e estou seguro de que eles me irão dar um carro competitivo num futuro muito próximo. Eles têm também óptimas infraestruturas e estou certo de que estas coisas todas juntas irão trazer sucesso.

10 – Quais são as suas expectativas acerca do projecto da Toyota? Acredita numa vitória, ou num pódio, em Le Mans?

Este é o ano do regresso a Le Mans para a Toyota, irá ser muito difícil vencer, mas nunca se sabe. Iremos trabalhar no duro para atingir o nosso objectivo, que é vencer a corrida no future próximo.



11 – Concluindo, pode “enviar” uma mensagem aos seus fãs?

Obrigado a todos os meus fãs que me seguem desde há muitos anos e espero que muitos se sigam.



imagens gentilmente cedidas por Sébastien Buemi

Sem comentários:

Enviar um comentário