20/02/12

Entrevista a Stefan Wackerbauer: "Eu quero ser o “primeiro” Wackerbauer!"



Olá! Publico hoje [19/02/2012] mais uma entrevista, a primeira em muito tempo. O entrevistado é um jovem piloto alemão ainda relativamente desconhecido: chama-se Stefan Wackerbauer.

Este alemão integra agora a Red Bull Junior Team (de onde saíram pilotos como Sebastian Vettel, Jaime Alguersuari, Jean-Eric Vergne ou Daniel Ricciardo). Wackerbauer começou a correr nos karts há pouco mais de cinco anos. E não esperou muito para se estrear nos monolugares. Em 2011 disputou e dominou a Fórmula BMW Talent Cup, depois de em 2010 vencer o shootout para ingressar no campeonato.

Em 2012, Stefan Wackerbauer está integrado na Red Bull Junior Team e competirá na Eurocup Fórmula Renault 2.0.



Eis a entrevista:

1 – A sua carreira ainda é relativamente desconhecida no meu país, Portugal. Pode fazer um breve sumário da sua carreira até agora?
Quanto tinha 10 anos, eu tive o meu primeiro kart próprio e um ano mais tarde comecei a competir nas corridas. Em 2007, 2008 e 2009 venci o Campeonato Alemão de Easykart, que não era um campeonato famoso mas era barato. Em 2010 participei em corridas de kart com mudanças a nível local e compete também no shootout para a Fórmula BMW Talent Cup, que venci e por isso obtive um lugar grátis para a época seguinte. Acabei a Talent Cup na 1ª posição e depois recebi o convite para o teste da Red Bull Junior Team no Estoril, onde assinei o contrato. Um ano e meio atrás eu era também completamenete desconhecido na Alemanha, porque apenas participava em provas mais pequenas.


2 – Como começou a sua paixão pelo automobilismo?
Eu sempre fui muito interessado pelo desporto motorizado e tenho visto todas as corridas de F1 na TV desde quando tinha 4 anos de idade. Eu aprendi a ler vendo as corridas porque quando o resultado da prova era mostrado no monitor, eu via letras e sabia os nomes dos pilotos, por isso fiquei também apto a ler os nomes deles antes de ir para a escola.


3 – Qual foi o melhor momento da sua carreira até agora?
Foi a Grande Final da Fórmula BMW Talent Cup in Oschersleben, no ano passado, quando eu cruzei a linha de meta na 1ª posição.


4 – Qual foi o pior momento da sua carreira até agora?
Eu perdi o Campeonato Europeu de Easykart porque o meu motor parou. 2008 foi uma época verdadeiramente azarada para mim, mas também faz parte da carreira de um piloto de automobilismo.


5 – Quem são os seus pilotos favoritos como adversários?
Daniil Kvyat; ele é um adversário verdadeiramente difícil para mim e posso aprender muito com ele. Espero podê-lo bater algumas vezes no decorrer da próxima época.


6 – E quais são os seus pilotos favoritos como ídolos?
Sebastian Vettel, Ayrton Senna


7 – Na minha pesquisa para preparar a entrevista, li que 2011 foi o seu primeiro ano nos monolugares. Como foi a época de estreia?
Foi uma estreia fantástica! Venci 15 das 17 corridas, fiz 14 voltas mais rápidas e obtive a pole position 14 vezes. Ganhei muitíssima experiência em termos de fitness, preparação mental e media.


8 – Quais são os seus planos para a época de 2012, particularmente para a Eurocup Fórmula Renault 2.0?
Eu quero vencer tantas corridas quanto possível. Talvez possa mesmo ganhar o campeonato, quem sabe? Seguramente que irá ser um verdadeiro grande desafio, mas eu olho em frente e estou extremamente motivado.

9 – É um piloto da Red Bull Junior Team. Isto aumenta as suas esperanças de atingir o sucesso na Fórmula 1 no futuro? É sua ambição tornar-se um “novo” Sebastian Vettel?
Penso que a Red Bull me dá uma grande hipótese de ser bem-sucedido na F1 e esse é, claro, o meu grande objectivo. Em minha opinião, posso aprender muito com cada piloto bem-sucedido como o Sebastian Vettel, mas não o quero copier. Eu quero ser o “primeiro” Wackerbauer!


10 – Há algo mais sobre a sua vida automobilística que nos possa dizer?
Actualmente, a coisa mais importante para mim é divertir-me, mas claro que é sempre muito trabalho duro que torna difícil por vezes divertir-me a correr. De qualquer forma, penso que é mesmo necessário ser bem-sucedido e se continuar a divertir-me como me divirto agora, tenho a certeza que posso vencer mais corridas no futuro.


11 – Por fim, pode “enviar” uma mensagem aos seus fãs?
É um grande apoio mental para mim saber que tenho fãs a desejar-me boa sorte e estão contentes quando tenho sucesso numa corrida. Eu espero poder impression-los nos próximos anos também!


imagem gentilmente cedida pela acessoria de imprensa de Stefan Wackerbauer

Sem comentários:

Enviar um comentário