20/12/10

Martin Whitmarsh continuará como Presidente da FOTA

Martin Whitmarsh
O team principal da McLaren Martin Whitmarsh deverá continuar no lugar de presidente da Associação de Equipas de Fórmula Um (FOTA) para 2011, de acordo com o site da revista britânica Autosport. O anúncio formal deverá ser feito no novo ano.

Whitmarsh passou para a presidência da FOTA no final do ano passado, herdando o cardo de Luca di Montezemolo (Ferrari). Originalmente a posição deveria ser rotativa, com uma duração de 12 meses.

Tem sido especulado ao longo do último ano que Ross Brawn (Mercedes GP), Christian Horner (Red Bull Racing) e Adam Parr (Williams) estavam na contenda para suceder a Whitmarsh quando a altura de colocar um novo presidente chegasse.

Contudo, com a FOTA a ter feito um progresso sólido este ano, incluindo uma revisão do Acordo de Restrição de Recursos (RRA) para ajudar a baixar os custos no futuro. Foi sentido por quase todas as equipas durante uma reunião na última semana que irá ser melhor Whitmarsh ficar no quadro, já que a estrutura actual parece funcionar bem.

Outro elemento para a decisão foi o facto de Ross Brawn - visto por alguns como o favorito a substituir Whitmarsh - não esteve interessado de passar para a presidência.

Quando questionado pela Autosport britânica no último mês de Setembro acerca da possibilidade de se tornar presidente, Brawn disse: "Eu gostei dos meus dois anos como dirigente do grupo técnico e penso que é suficiente para qualquer um. Todos nós queremos devolver algo ao negócio que nós temos todos feito bem fora, por isso não é uma ambição minha seguramente.

"Como todos os team principals, nós temos um trabalho diário para fazer tal como outras coisas, mas nós sabemos o quão importante é para o negócio ter uma organização como a FOTA e eu tiro o meu chapéu primeiro para o Luca di Montezemolo e agora para Martin Whitmarsh por darem uma direcção à FOTA que ela necessita do seu presidente.

"Eu penso que teoricamente existe a possibilidade que o Martin possa continuar, com o que eu ficaria muito contente, mas temos de ter discussões e ver - mas isso [a presidência] não é algo a que eu aspire."

A FOTA deverá confirmar nas primeiras semanas de 2011 que Whitmarsh continua como presidente, bem como a estrutura dos departamentos desportivo, comercial e técnico.

Sem comentários:

Enviar um comentário