A dupla de ex-pilotos de Fórmula 1, Sébastien Bourdais e Anthony Davidson, venceram as Seis Horas de Ímola, quarta prova da International Le Mans Cup 2011. A sua equipa, Peugeot, dominou a prova, superando a arqui-rival Audi. Quanto a portugueses, João Barbosa foi o terceiro da classe LMP2 e Pedro Lamy foi o penúltimo dos que terminaram, com problemas mecânicos.
Os Peugeot 908 turbo-diesel fizeram a "dobradinha", sendo seguidos pelos dois Audi R18 TDI, que ficaram a uma volta. Bourdais liderou nos dois primeiros turnos, mas uma paragem nas boxes mal conseguida, Stephane Sarrazin subiu à liderança, no carro que partilhou com Franck Montagny.
Davidson fechou uma desvantagem de 10 segundos para Sarrazin e ficou na frente após a janela de paragens seguintes. Com os Audi a começarem a decair nessa altura, a Peugeot decidiu manter a ordem dos seus carros.
O Peugeot vencedor parecia ter perdido a corrida na penúltima hora, quando Bourdais chocou contra um carro mais lento e sofreu um furo. Contudo, oito voltas depois, Montagny teve problema semelhante ao sair da linha, devolvendo a liderança a Bourdais.
Para Davidson, "Esta foi uma vitória fantástica. Primeiro e segundo [para a Peugeot] é inacreditável; não esperávamos tal domínio."
O Audi R18 pareceu estar na luta no início, mas uma combinação de problemas de travões e da velocidade em recta superior nos Peugeot (que permitiu aos franceses desembaraçarem-se do tráfego mais facilmente), fez com que os pilotos dos carros alemães já estivessem fora da luta nas segunda e terceira horas.
Na classe LMP2, o triunfo foi do carro da Greaves Motorsport Zytek pilotado por Tom Kimber-Smith, Olivier Lombard e Karim Ojjeh (vencedores da classe nas 24 Horas de Le Mans). O carro, com motor Nissan, não foi o mais rápido da classe, mas os seus maiores adversários sofreram problemas técnicos. Nesta classe, a equipa do português João Barbosa foi terceira classificada (10ª na geral), num Level 5 Lola-HPD
A BMW parecia bem encaminhada para ganhar a corrida na classe GTE, até que o carro pilotado por Jorg Muller e Augusto Farfus foi penalizado com um stop & go de um minuto, já na última hora. Assim sendo, a vitória coube à AF Corse Ferrari, que até conseguiu a "dobradinha" na classe, com Toni Vilander e Jaime Melo à frente dos italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella. Nesta classe, a equipa de Pedro Lamy e Dirk Werner, com problemas no seu BMW já na última hora de corrida, teve que se contentar com o penúltimo posto da geral.
Por curiosidade, a corrida de seis horas proporcionou um total de 220 voltas.
Classificação:
Sem comentários:
Enviar um comentário