04/07/11

Fórmula 3 Britânica, Nürburgring: António Félix da Costa em bom plano

O piloto português António Félix da Costa estreou-se este fim-de-semana na Fórmula 3 Britânica, no circuito de Nürburgring. Apesar de uma penalização o ter feito descer de 4º para 9º na grelha na primeira corrida, o balanço final tem que ser positivo.


António Félix da Costa em bom plano
na Fórmula 3 Britânica
1ª corrida: António Félix da Costa sexto em vitória de Kevin Magnussen

Kevin Magnussen venceu uma corrida na qual teve forte oposição do líder da F3 Britânica, Felipe Nasr. Esta é a terceira prova ganha por Magnussen esta época.

O dinamarquês, que partiu da pole position, segurou a posição na partida, mas não conseguiu afastar-se do colega de equipa na Carlin, o brasileiro Felipe Nasr, que ficou a pressionar o seu adversário durante as 15 voltas da corrida, mas sem se chegar perto o suficiente para tentar a vitória.


A diferença entre os dois primeiros a meio da corrida era de 1.4 segundos, e Nasr duplicou os seus esforços no resto da corrida, mas sempre com a resposta de Magnussen. No final, o dinamarquês cortou a meta com meio segundo de vantagem.

Keving Magnussen foi o vencedor
da 1ª Corrida
Harry Tincknell, da Fortec, fez uma excelente partida, da quarta posição, subindo a terceiro logo na primeira sequência de curvas, não largando a posição até final.

Contudo, Tincknell não conseguiu manter o ritmo dos dois pilotos da frente, acabando a mais de 12 segundos dos líderes, Jazeman Jaafar, da Carlin, ficou a seis décimas do terceiro classificado.

Will Buller foi o quinto classificado. O norte-irlandês teve que se defender para manter o piloto português, António Félix da Costa, afastado. Félix da Costa havia-se qualificado em quarto, mas com uma penalização por desrespeitar bandeiras amarelas, acabou por partir de nono. Logo na primeira volta, o português subiu até ao sétimo posto, e apanhou Jack Harvey na volta seguinte. Tendo chocado com Buller na última volta, a asa frontal do carro de Félix da Costa ficou danificada, forçando o jovem luso a defender-se de Harvey e Svendsen-Cook. Ainda assim, o sexto posto na primeira corrida na F3 Britânica é de realçar.

Em nono ficou Menasheh Idafar, que partiu de 12º na grelha e Lucas Foresti, que partira de 7º, ficou com o último lugar pontuável (10)º.

Resultados:



2ª corrida: António Félix da Costa sétimo; triunfo de Jack Harvey
Jack Harvey estreou-se nos triunfos na Fórmula 3 Britânica, tirando partido da inversão da grelha da primeira corrida.
Jack Harvey estreou-se nas vitórias
na F3 Britânica

O vice-campeão de 2010 da Fórmula BMW Europeia fez um bom arranque a partir da primeira linha da grelha e superou o homem da pole, Rupert Svendsen-Cook, no caminho para a primeira curva.

A corrida ficou neutralizada no fim da primeira volta, devido a um pião de Fahmi Ilyas, com o piloto da Fortec a não conseguir evitar o carro de Pietro Fantin.

Harvey controlou a quarta volta, depois do reinício, e nas restantes seis voltas conseguiu uma vantagem que no final foi de 2.8 segundos, sobre Svendsen-Cook. Com a volta mais rápida, Harvey conseguiu mais dois pontos.

Pedro Nunes fez um arranque-canhão, subindo de 10º na grelha até ao 5º lugar, subindo mais tarde ao 3º posto, quando Will Buller saiu de pista na Curva 3, no reinício de corrida, ao lutar com António Félix da Costa.

Felipe Nasr subiu de 7º na grelha até ao 4º lugar final. Os seus colegas de equipa, Jazeman Jaafar e Kevin Magnussen, fecharam o top-6.

O piloto português António Félix da Costa teve um incidente com Buller (este último teve um furo no pneu traseiro esquerdo como consequência), sendo o sétimo classificado. O jovem luso terminou bem à frente de Harry Tincknell (oitavo), que rodou em sexto, perdendo, porém, para Nasr, Jaafar e Magnussen depois da intervenção do safety car.

A fechar o lote dos 10 primeiros ficaram os pilotos da Double R Pipo Derani e Scott Pye.

Resultados:




3ª corrida: Pódio para Félix da Costa em vitória de Felipe Nasr
Felipe Nasr, líder da F3 Britânica,
consegue mais uma vitória
António Félix da Costa fechou em beleza a sua participação na Fórmula 3 Britânica em Nürburgring, com um fantástico segundo lugar. Apesar de uma nova penalização na grelha o ter atirado de quinto para oitavo na grelha, o jovem português conseguiu o segundo posto, superando Carlos Huertas na última volta.

A corrida foi ganha por Felipe Nasr, que assim triunfa pela sexta vez esta época. Nasr contou, contudo, com problemas mecânicos de Kevin Magnussen no final da corrida, depois do dinamarquês ter liderado maior parte da corrida.

Magnussen liderou depois de partir da pole e parecia estar a caminho da segunda vitória do fim-de-semana, mas um problema a três voltas do final abrandou o seu Dallara-Volkswagen, e assim terminou apenas em quinto lugar.

Carlos Huertas, terceiro atrás de Félix da Costa e Lucas Foresti (que com o quarto posto conseguiu o seu melhor resultado desta ronda) completaram os cinco primeiros. 

Em sexto lugar ficou Rupert Svendsen-Cook, que se aproximou muito de Magnussen com o problema deste. Will Buller, Pietro Fantin, Harry Tincknell e Pedro Nunes fecharam os 10 primeiros.

Resultados:


fonte: http://www.autosport.com/news/report.php/id/92820




Sem comentários:

Enviar um comentário