Fernando Alonso deu a primeira vitória do ano à Ferrari, acabando com o "jejum" de triunfos da equipa de Maranello, que já durava desde o GP da Coreia do Sul de 2010.
O líder do campeonato, Sebastian Vettel, e Mark Webber, que partiu da pole, completaram o pódio, com Vettel a levar a melhor numa luta na última volta entre o duo da Red Bull.
Nenhum dos pilotos britânicos em prova conseguiu o pódio em casa, com Lewis Hamilton a acabar apenas no quarto posto, apesar de uma corrida soberba inicialmente, e Jenson Button não conseguiu terminar a prova, devido a um erro da equipa de boxes.
A corrida foi disputada num piso não totalmente molhado, mas também não totalmente seco, com a área à volta da antiga recta da meta mais molhada à nova recta da meta.
Vettel passou para a frente da corrida na partida, superando o seu colega de equipa, Mark Webber. O alemão conseguiu uma vantagem confortável na liderança, e Webber teve que manter Alonso à distância para continuar no segundo posto.
Hamilton foi um dos protagonistas nos primeiros momentos de corrida, progredindo rapidamente do seu desapontante 10º lugar à partida, para atacar Felipe Massa (quarto no seu Ferrari).
Michael Schumacher foi o primeiro a trocar para pneus lisos quando foi obrigado a parar para substituir a asa dianteira partida num incidente com Kamui Kobayashi à 10ª volta. O ritmo do hepta-campeão mundial convenceu todos a parar para mudarem também para pneus lisos, com Webber, Alonso e Hamilton a procederem a tal na 12ª volta, sendo seguidos por Vettel e Massa, que o fizeram uma volta depois.
Todos regressaram ao ritmo com os pneus lisos. A vantagem de Vettel caiu, e de 3.3s foi ficando rapidamente mais baixa, apesar da diferença entre os dois Red Bull ter ficado nos 1.5s, com Vettel a conseguir aumentar o seu ritmo, mantendo o colega de equipa sob controlo.
De início, Alonso lutou para conseguir a temperatura certa nos seus pneus, e não só viu os Red Bull a afastarem-se, como também perdeu o terceiro posto para Hamilton na curva Copse.
Mas quando o Ferrari e os Pirelli ficaram a funcionar em harmonia, Alonso começou a "voar". O espanhol fez uso do seu sistema DRS para passar Hamilton em Brooklands à 23ª volta, começando a perseguição aos Red Bull. Alonso e Hamilton ficaram tão perto dos pilotos da marca austríaca que, quando estes efectuaram as segundas paragens, às voltas 26 e 27, caíram para terceiro e quarto, atrás do novo líder, Alonso, e de Hamilton.
Com a pista livre, Alonso começou a parecer imparável. Escapou de Lewis Hamilton a um segundo por volta, com o McLaren a começar a focar-se em manter os Red Bull atrás de si. O britânico foi bem sucedido até à última ronda de paragens, quando Vettel parou uma volta mais cedo e passou para a dianteira de Hamilton. Mas mesmo com o McLaren fora do seu caminho, Vettel não conseguiu apanhar Alosno, que já tinha "fugido" para a sua primeira vitória desde o GP da Coreia do Sul do ano transacto.
Com a sua equipa a mandá-lo poupar combustível, Hamilton perdeu o terceiro lugar para Webber, que ainda apanhou Vettel, levando a cabo um grande esforço tardio para passar o seu colega de equipa, mas na última volta foi dada ordem para manter a diferença.
Hamilton, a perder ritmo, teve Massa a aproximar-se nos últimos momentos, mas conseguiu manter o quarto lugar numa luta até às últimas curvas da corrida.
Button era quinto na última paragem, quando foi mandado arrancar com a roda da frente direita mal apertada, o que o obrigou a encostar e a abandonar a prova na saída da via das boxes.
Nico Rosberg, com uma estratégia de duas paragens, foi o sexto, logo à frente do Sauber de Sergio Pérez, que desta feita foi o único carro da equipa suíça a terminar. O oitavo lugar "salvou" o fim-de-semana difícil da Renault, e Schumacher recuperou até ao nono lugar. A fechar os pontos ficou o espanhol Jaime Alguersuari, que pontua pela terceira corrida consecutiva, passando o seu colega de equipa na Toro Rosso, Sébastien Buemi, no campeonato. Em 11º ficou o Force India de Adrian Sutil, seguido por Vitaly Petrov, no outro Renault.
A boa qualificação de Paul di Resta ficou arruinada devido a uma falha de comunicação na paragem que atrasou o Force India. Mais tarde, o escocês foi forçado a montar uma nova asa frontal, após um incidente com Sébastien Buemi, este último que abandonou devido a um furo resultante do mesmo incidente.
Resultados:
Campeonatos de pilotos e construtores após nove corridas:
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