Disputou-se este fim-de-semana no circuito húngaro de Hungaroring mais uma ronda das GP2 Series. Os triunfos nas duas corridas foram para Romain Grosjean e para Stefano Coletti.
1ª Corrida: Romain Grosjean ganha e aumenta liderança no campeonato
Romain Grosjean venceu pela quinta vez esta época nas GP2 Series, desta feita em Hungaroring, batendo Marcus Ericsson, que liderou grande parte da corrida antes de ser penalizado com uma travessia da via das boxes perto do final.
Ericsson liderou a corrida desde a primeira volta, ao passar para a frente de Luiz Razia e Luca Filippi na Curva 1. Daí em diante, o piloto da iSport controlou a corrida, mantendo atrás de si Razia e Grosjean na primeira fase da prova. Contudo, o líder do campeonato conseguiu passar o brasileiro, ao ter parado uma volta mais cedo.
Ericsson manteve o comando durante as paragens, mas foi libertado pelos mecânicos quando Razia estava a passar, incidente que ficou sob investigação dos comissários. Pouco depois, a oito voltas do fim, depois foi confirmada a penalização, de travessia da via das boxes.
Antes disso, Grosjean, no seu DAMS, tinha reduzido a desvantagem para o líder para 1.5 segundos, mas Ericsson nunca pareceu ter a liderança ameaçada.
Grosjean teve umas tranquilas sete voltas finais, com o sueco fora do seu caminho e Filippi atrás de si com problemas de pneus devido a ter parado mais cedo do que os pilotos à sua frente.
O italiano tinha passado Grosjean pouco depois das mudanças de pneus, mas acabou por cair para trás de Charles Pic, Razia, Giedo van der Garde e de Ericsson, que vinha a recuperar posições.
Pic passou Razia quando passaram alguns carros mais lentos que ainda não tinham parado, a meio da prova, e depois afastou-se de Filippi, adoptando um ritmo impressionante para perseguir Grosjean até ao final.
Os últimos pontos ficaram para Jules Bianchi e para Christian Vietoris. O duo nunca passara de 10º e 11º depois das paragens, mas lutaram para passar Sam Bird, Dani Clos e Fabio Leimer.
Bird, que subiu na classificação ao parar na 10ª volta, teve bastantes problemas com os seus pneus traseiros, sendo forçado a parar por duas ocasiões, caindo na classificação.
Quanto aos pilotos da equipa portuguesa Ocean Racing Technology, não pontuaram novamente. Johnny Cecotto Jr. abandonou após um toque com Fairuz Fauzy que levou ao abandono de ambos os pilotos, e Kevin Mirocha fez uma corrida de recuperação até ao 14º posto.
Resultados:
fontes:
relatório de corrida, imagem, resultados: http://www.autosport.com/news/report.php/id/93539
Stefano Coletti conseguiu recuperar de 21º na grelha até à vitória numa emocionante Sprint Race das GP2 Series no Hungaroring, com condições meteorológicas em mudança.
O piloto da Trident foi um dos poucos no pelotão a partir com pneus lisos, passando a 12º, enquanto a maior parte dos restantes pilotos mudou para pneus de piso molhado.
Enquanto paravam para colocarem pneus apropriados para o piso molhado, o safety car interviu devido a um acidente de Max Chilton na Curva 2. No reinício, Coletti subiu para até sexto na primeira volta, e duas voltas mais tarde estava em terceiro, atrás de Christian Vietoris e de Romain Grosjean.
Todos os pilotos estavam a usar pneus lisos quando começou novamente a chover, e Vietoris deu um pião, colhendo Grosjean. Isso permitiu a Coletti subir ao comando, vindo para as boxes mudar para pneus de piso molhado, à 18ª volta, quando o safety car foi chamado a intervir novamente.
Charles Pic tinha sido o primeiro a mudar para pneus lisos no início da prova, mas a decisão ficou arruinada quando ficou preso atrás do safety car na primeira vez que saiu das boxes. O francês passou para a liderança quando foi um dos poucos pilotos a manter pneus lisos quando todos pararam novamente no segundo período de safety car, mas não conseguiu resistir a Coletti no reinício.
Daí em diante, Coletti caminhou para a vitória, enquanto Grosjean e Esteban Gutierrez - que, tal como Coletti, tinha partido com pneus lisos, de 24º na grelha - lutaram pelo segundo posto nas últimas voltas.
Grosjean parecia ter a posição assegurada, mas Gutierrez atacou na última curva da última volta para assumir a posição.
Atrás deles, Giedo van der Garde foi o quarto, enquanto Sam Bird conseguiu subir de 17º até quinto.
Jules Bianchi ficou no úlitmo lugar pontuável, depois de ter uma corrida agitada, tendo inclusive feito um pião. O piloto da ART estava em luta com van der Garde depois do primeiro reinício quando ambos se desentenderam, o que levou a um pião do francês na Curva 4.
Bianchi decidiu, então, parar para montar pneus para piso molhado, e ficando nas últimas posições, recuperou para sexto após a segunda intervenção do safety car.
Nesta corrida, a Ocean Racing Technology teve os seus dois pilotos com sortes distintas, já que Kevin Mirocha ficou a pouco mais de um segundo dos lugares pontuáveis, em oitavo, e Johnny Cecotto Jr. abandonou novamente.
Resultados:
Sem comentários:
Enviar um comentário