31/07/11

GP3 Series na Hungria: Vitórias de Valtteri Bottas e Ryo Haryanto; António Félix da Costa pontua

Disputou-se este fim-de-semana a 6ª ronda da época das GP3 Series. As vitórias foram para Valtteri Bottas e Ryo Haryanto, com o português António Félix da Costa a "salvar" o fim-de-semana com o sexto lugar da 2ª corrida

1ª corrida: Valtteri Bottas segura Michael Christensen para a vitória
Valtteri Bottas resistiu à pressão de Michael Christensen durante toda a corrida para ganhar a 1ª corrida do fim-de-semana de Hungaroring das GP3 Series.

Bottas partiu da pole position e liderou com facilidade nas primeiras voltas, mas pouco depois pareceu não ter resposta para Christensen, que o perseguia, reduzindo a desvantagem em dois centésimos de segundo por volta. Quando o piloto da RSC Mucke conseguiu colocar a diferença abaixo de 1 segundo, Bottas respondeu e foi o mais rápido em pista, para manter a sua liderança com uma margem segura, somando a segunda vitória seguida, na ART Grand Prix.

Christensen saltou de quinto para segundo com uma jogada de realçar, por dentro de James Calado e Mitch Evans na Curva 1, batendo depois Aaro Vainio.

Calado foi demasiado largo na Curva 2 ao tentar recuperar a posição, e ao retomar a trajectória de corrida embateu em Evans, que tentou ficar no espaço deixado pelo britânico. Este desentendimento levou ao abandono de Evans, enquanto Calado perdeu várias posições, "entregando" assim o terceiro posto a Adrian Quaife-Hobbs, com o piloto da Manor a manter esta posição até final.

O líder do campeonato foi quarto na pista, tendo subido de 11º na grelha até ficar fixo na posição em que terminou. Contudo, após a corrida, o colega de equipa de António Félix da Costa na Status GP viria a ser desqualificado, devido a irregularidades com o fundo plano do seu carro.

A meio da corrida, Nico Muller pressionou Sims, mas o piloto da Jenzer não chegou a forçar uma ultrapassagem. Com a desqualificação de Sims, Muller acabou por conseguir a quarta posição.

Vainio seguiu-se na ordem, sendo quinto (sexto em pista) logo à frente de Lewis Williamson, que subiu até aos lugares pontuáveis depois de partir de 15º com uma excelente primeira volta.

O francês da Addax Tom Dillman foi sétimo (oitavo em pista), após lutar bastante nas últimas voltas para salvar a posição face a Nigel Melker, que com a exclusão de Sims foi "promovido" ao último lugar pontuável e, mais importante, assegurou a pole para a segunda corrida do fim-de-semana.

António Félix da Costa com corrida de recuperação até 11º
António Félix da Costa partiu para esta corrida de uma posição desfavorável (22º), mas no final da primeira volta era já o 16º classificado. Na volta seguinte recuperou mais um lugar, a Mathias Laine, aproximando-se depois do grupo que seguia à sua frente. Até final, subiu até 12º, tornando-se 11º com a exclusão do seu colega de equipa Alexander Sims. Apesar de ter terminado fora dos lugares pontuáveis, o piloto luso mostrou novamente rapidez e agressividade a ultrapassar.


Resultados:


fontes:
relatório de corrida, imagem e resultados: http://www.autosport.com/news/report.php/id/93543

2ª corrida: António Félix da Costa "promovido" aos pontos em vitória de Ryo Haryanto
Rio Haryanto aproveitou uma intervenção tardia do safety car para "roubar" a vitória a Nigel Melker na segunda corrida do fim-de-semana das GP3 Series em Hungaroring.

O piloto da Manor partiu de nono na grelha e à 8ª volta era segundo, com piso molhado. Nessa altura, Melker, que partira da pole, liderava com muita vantagem.

O piloto da RSC Mucke tinha uma vantagem de 7.9 segundos quando o safety car interviu à 12ª volta, depois de um acidente de Thomas Hylkema na Curva 2.
Haryanto aproveitou e atacou Melker na última curva no reinício, e completou a sua jogada para ascender à liderança na Curva 2. Daí em diante, Melker perdeu mais posições, sendo quarto, atrás do duo da ART Valtteri Bottas e James Calado.

Bottas subiu gradualmente na classificação, após partir de oitavo, e assim aumentou a sua liderança no campeonato. Mas Calado esteve muito bem nesta corrida, conseguindo um lugar no pódio após ter partido de 25º, em condições de chuva.

Atrás de Melker, classificou-se o Jenzer de Nico Muller, que ficou, em pista, à frente de Tom Dillmann, que, ultrapassando o português António Félix da Costa com bandeiras amarelas, mas devido a uma penalização não só perdeu essa posição, como caiu para 22º.

António Félix da Costa recupera até sétimo na pista, sendo "promovido" a sexto
António Félix da Costa partiu de 11º, e nos primeiros momentos da prova fez uma boa recuperação, fruto também de uma boa partida. Na primeira volta, o jovem piloto luso era sexto. Porém, com as intervenções do safety car, Félix da Costa perdeu um lugar, para Tom Dillmann, mas o francês passou-o mais tarde sob bandeiras amarelas, sendo penalizado, o que "promoveu" o piloto português ao último lugar pontuável, pontuando assim pela primeira vez desde a segunda corrida da Turquia, em Maio último.

Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/98839#ixzz1TiF8Zx1I


Resultados:


fontes:
relatório de corrida, resultados, imagem 1: http://www.autosport.com/news/report.php/id/93550
corrida de António Félix da Costa e imagem 2: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/98839

Sem comentários:

Enviar um comentário