Yvan Muller obteve na segunda corrida de Valência aquela que foi, talvez, a sua vitória mais oportunista da sua carreira, aumentando a sua vantagem na liderança do WTCC.
A vitória parecia destinada a um piloto da BMW, pois apesar de Franz Engstler não ter conseguido tirar proveito da pole position, Tom Coronel liderou um trio líder de BMW's, do qual faziam também parte Javier Villa e Norbert Michelisz.
Mas a quatro voltas do final, Villa tocou em Coronel na travagem para a Curva 2, ficando à frente do holandês. Na curva seguinte, Coronel, ao tentar recuperar a liderança, embateu no carro de Villa, com os dois a caírem na classificação.
Com Michelisz "arrepiado", Muller passou o húngaro por dentro para alcançar a liderança inesperada, que acabou por converter em vitória. Michelisz não desistiu e passou ao ataque de Muller, que estava sem aderência nos seus pneus nos últimos momentos de prova.
Mas foi Rob Huff que se classificou em segundo, passando Michelisz por dentro na última curva. O húngaro tentou responder mas fez um pião, caindo para sexto.
Muller venceu com cerca de meio segundo de vantagem para Huff, com Alain Menu a completar a "tripla" da Chevrolet. Em quarto ficaria Coronel, mas como este viria a ser penalizado pelo incidente com Javier Villa (ler em separado), Gabriele Tarquini (cujo SEAT teve um problema na 1ª corrida que o forçou ao abandono, mas entretanto resolvido pela equipa) foi "promovido" a quarto, seguido por Kristian Poulsen, que assim acabou por ser o melhor dos BMW, em quinto.
Com a "tripla" alcançada nesta corrida, a Chevrolet assegurou desde já o título de Construtores do WTCC, e Muller ficou 16 pontos à frente de Huff no campeonato de pilotos.
Quanto ao piloto português Tiago Monteiro, este não chegou ao final da 1ª volta, após ter sido abalroado por Kristian Poulsen.
Tom Coronel penalizado
Tom Coronel perdeu dois lugares após a corrida, sendo penalizado por ter culpa no acidente que atirou para fora de prova Javier Villa.
Os comissários admoestaram o holandês com 10 segundos de penalização por provocar um acidente, e ainda com uma pena suspensa de 10 lugares na grelha para a próxima ronda, no Japão. Assim, Coronel ficou classificado oficialmente na sétima posição da corrida.
Coronel não viu nada de errado no que fez, afirmando que "o jovem rapaz espanhol ficou sem oxigénio e não me deu nenhum espaço."
Mas Villa, por seu turno, culpou Coronel, dizendo que o holandês "é maluco. Eu tinha o carro mais rápido na pista, e estou seguro que ele travou tarde de mais para fazer a curva sem me bater.
Resultados:
fontes:
relatório de corrida e resultados: http://www.autosport.com/news/report.php/id/94250
corrida de Tiago Monteiro: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99616
Sem comentários:
Enviar um comentário