12/09/11

WRC, Rali da Austrália: Mikko Hirvonen "quebra" série de vitórias da Citröen


Mikko Hirvonen venceu pela primeira vez em nove ralis a contar para o World Rally Championship (WRC), num Rali da Austrália que começou com chuva e com caos e que terminou com ordens de equipa.

A Ford acabou por conseguir uma "dobradinha" com o segundo lugar do colega de equipa de Hirvonen, o também finlandês Jari-Matti Latvala. A equipa não vencia desde a ronda inaugural da época, na Suécia, mas a consistência de Hirvonen ao longo do campeonato permitiu ao finlandês que, com o resultado na Austrália, regresse à luta pelo título, estando a somente 15 pontos de Sébastien Loeb quando faltam disputar três ralis.

Na sexta-feira houve chuva intensa e as condições foram extraordinariamente escorregadias, com o duo da Citröen - Loeb e Sébastien Ogier - a lutar pela vitória, com os dois pilotos da Ford a fazerem pequenos erros que os levou a perder tempo.

Mas depois de Loeb sair de estrada e Ogier embater numa árvore, Hirvonen e Latvala estavam nos em primeiro e segundo, respectivamente, podendo distanciar-se do terceiro classificado, Petter Solberg, da Solberg Citröen.

Com Latvala matematicamente fora da luta pelo título e Hirvonen com hipóteses de a relançar, a Ford não hesitou na definição de qual dos finlandeses deveria estar na frente no final, independentemente do que acontecesse entretanto.

Latvala passou à liderança no Sábado, quando Hirvonen perdeu tempo por ser o primeiro na estrada, uma troca de posições foi sempre inevitável. Na penúltima etapa do rali, Latvala abrandou significativamente e caiu para o segundo lugar, com Hirvonen a subir ao comando para ir para a vitória.

Hirvonen, que vence pela terceira vez consecutiva o Rali da Austrália, disse gostar "deste lugar, foi bom para nós, mas apenas tivemos esta vitória por causa do fantástico trabalho de equipa que fizemos,"

"É um resultado fantástico e é muito importante para a Ford. Claro, um grande agradecimento ao Jari-Matti por abrandar na etapa longa e dar-me pontos para o campeonato. Agora estou de volta."

Ambos os pilotos da Citröen puderam regressar via superraly no Sábado. Inicialmente, Ogier pareceu ter maiores hipóteses de salvar algo nesta prova, tendo estado com o oitavo lugar em vista, enquanto que o 11º posto parecia o melhor possível para Loeb.
Contudo, a Citröen decidiu no dia final que com Hirvonen a ganhar muito terreno no campeonato, os esforços deveriam ir todos para Loeb - apesar de Ogier ter começado o rali em segundo no campeonato, 25 pontos atrás do seu colega de equipa.

Ogier foi, portanto, ordenado a fazer as verificações atrasado antes da penúltima etapa para ser penalizado e então parquear na etapa por 10 minutos. Isso atirou o jovem francês para 11º, e assegurou a Loeb o 10º posto. O campeão mundial ainda conquistou mais três pontos ao vencer a power stage, que viu Latvala e Solberg a alcançarem os segundo e terceiro pontos bónus.

Loeb justificou a decisão da equipa atrasar Ogier da seguinte forma: "A equipa tomou uma decisão porque agora estamos sob pressão do Mikko, depois do nosso erro,". "Esta é a situação.", disse o francês.

Ensombrado pelas aventuras da Ford e da Citröen, Solberg foi impulsionado pelo ritmo que mostrou no seu caminho para o terceiro lugar, sentindo-se que o norueguês está de volta após dois ralis menos bons.

Matthew Wilson e Khalid Al Qassimi foram os outros dois pilotos do WRC a passarem incólumes durante os três dias, o que lhes deu os quarto e quinto lugares. Wilson igualou, assim, o seu melhor resultado de sempre no WRC, e Al Qassimi conseguiu a sua melhor classificação até agora.

Os colegas de equipa de Wilson, Henning Solberg e Evgeny Novikov, tiveram um fim-de-semana agitado. Novikov lutou com Petter Solberg na sexta-feira, antes de danificar o seu carro e ter que abandonar. Voltou em 10º lugar via superrally  mas teve um grande acidente no domingo de manhã. Solberg era quatro até ter um problema eléctrico, regressando à prova em 14º via superraly, apesar de na tarde de domingo ter sofrido dois furos na power stage.

Os azares dos pilotos WRC permitiu vários pilotos da classe de Produção acabar nos pontos na classificação geral, sendo o melhor deles a estrela em ascenção Hayden Paddon (Symtech Subaru). O piloto da Nova Zelândia assegurou o título do PWRC com esta vitória de classe e o soberbo sexto lugar na geral, superando o anterior rival Michal Kosciuszko, depois de um problema no turbo no sábado. Paddon venceu nas suas quatro provas no campeonato de Produção este ano.

Resultados:


Resultados da Power stage:




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