Sebastian Vettel venceu pela oitava vez em 2011 no GP da Itália, num circuito em que se cria que a Red Bull fosse mais fraca. Em segundo lugar ficou o McLaren de Jenson Button, que levou a melhor sobre Fernando Alonso. Por sua vez, o espanhol superou o outro piloto da McLaren, Lewis Hamilton, na luta pelo terceiro posto. Hamilton passou muito tempo de corrida atrás de Michael Schumacher. Mark Webber, que antes desta corrida era o mais directo adversário de Vettel, teve um acidente nas primeiras voltas e abandonou.
Alonso fez subir as esperanças do público italiano por alguns momentos, ao subir da quarta posição em que partiu até à liderança ainda antes da primeira curva. Vettel, que partiu da pole, não teve um bom arranque, e foi atacado por Hamilton antes de Alonso aparecer por dentro, pisar ligeiramente a relva e ficar na frente, com Hamilton a ficar sem espaço a ter que se contentar com o terceiro lugar, atrás de Vettel.
Mais atrás, um acidente motivaria a intervenção do safety car. Vitantonio Liuzzi perdeu o controlo do seu HRT na travagem e deu um pião na relva, antes de atingir o Mercedes de Nico Rosberg e o Renault de Vitaly Petrov a meio de Rettifilio. O Williams de Rubens Barrichello e o Sauber de Kamui Kobayashi ficaram com danos resultantes do congestionamento resultante do acidente, enquanto Bruno Senna, Sébastien Buemi e Adrian Suttil fizeram incursões pela gravilha para evitarem a confusão.
Quando o safety car saiu de pista, à quarta volta, Hamilton foi apanhado desprevenido por Michael Schumacher, que tinha colocado o seu Mercedes em quarto na partida, subindo agora à terceira posição, batendo o piloto da McLaren.
Webber "roubou" a sexta posição a Button na mesma altura, mas ambos perderam terreno na partida. Uma volta mais tarde o piloto da Red Bull atacou Felipe Massa na primeira chicana, mas entrou em contacto com o Ferrari e fez um pião, partindo a sua asa dianteira. Na Parabolica, Webber não conseguiu evitar uma saída de pista e consequente embate, sendo forçado a abandonar a prova.
Enquanto Webber abandonava, o outro Red Bull, de Vettel, estava bem melhor. O piloto alemão pressionou Alonso desde o reinício da corrida, e na quinta volta conseguiu passar o espanhol na chicana Roggia, apesar de ter posto duas rodas na relva na Curva Grande momentos antes, em resultado da defesa de Alonso. Depois de passar para o comando, Vettel esteve imparável, conseguindo uma vantagem de 15 segundos para a maior parte do restante da prova, para conseguir mais uma vitória.
Alonso ficou então sob ataque de Schumacher e de Hamilton por alguns momentos, mas os últimos dois estavam ocupados de mais a lutar entre si. A incrível velocidade do Mercedes em recta e a defesa firme de Schumacher mantiveram Hamilton atrás do alemão, apesar de tentar várias vezes a ultrapassagem.
Button apanhou o duo, e conseguiu passar ambos na 16ª volta, adiantando-se a Hamilton quando este abrandou abruptamente, e passando para a frente de Schumacher quando este não fechou bem a "porta" na Curva Grande, indo pelo lado de fora do piloto da Mercedes na Ascari.
Button estava, assim, livre para perseguir Alonso, estando na dianteira do espanhol por alguns momentos depois da segunda paragem nas boxes, quando o piloto da Ferrari saiu mal da primeira chicana.
Hamilton passou finalmente Schumacher usando a zona de DRS antes da Ascari na volta 27, partindo na perseguição a Alonso. O britânico viria a apanhar o piloto da Ferrari só na última volta, não tendo tempo para tentar uma ultrapassagem.Massa recuperou do incidente com Webber para ser sexto, atrás de Schumacher.
Sergio Perez parecia ter o sétimo lugar assegurado com uma estratégia de uma só paragem, até a caixa de velocidades do Sauber falhar, o que "promoveu" Jaime Alguersuari a sétimo, depois do espanhol ter alinhado para a corrida da 18ª posição.
Di Resta, Senna e Buemi recuperaram do atraso que sofreram na primeira curva da corrida, fechando os lugares pontuáveis.
Uma boa partida e uma passagem sem incidentes na confusão da primeira volta permitiram que Pastor Maldonado chegasse a ter ocupado o sexto lugar com o seu Williams, mas o venezuelano não conseguiu manter o ritmo para lá permanecer, acabando em 11º.
Atrás do atrasado Rubens Barrichello, os incidentes mais à frente permitiram aos dois pilotos da Lotus, Heikki Kovalainen e Jarno Trulli, e a Timo Glock, ocuparem as posições entre os 13º e 15º lugares, respectivamente.
Resultados:
Campeonatos de pilotos e de construtores após 13 rondas:
fontes:
texto, resultados e class. dos campeonatos: http://www.autosport.com/news/report.php/id/94478
imagem: Base de dados de imagens para a imprensa da Red Bull - Red Bulls Media Pictures Database-GEPA
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