Martin Tomczyk teve um desempenho de mestre em piso molhado na corrida do DTM deste fim-de-semana, disputada em Brands Hatch. Esta é a sua terceira vitória do ano, o que lhe permitiu regressar à liderança, destronando Bruno Spengler.
Depois de cair para quinto, o piloto da Phoenix Audi tirou partido do contacto entre Edoardo Mortara e Gary Paffet para ultrapassar os dois na saída da curva Graham Hill, à segunda volta.
Tomczyk passou depois os pilotos da Abt Audi Mattias Ekstrom e Mike Rockenfeller, em dois momentos distintos em Clearways, assumindo o comando à 10ª volta da prova. Depois disso, o alemão não teve oposição na frente, vencendo com uma vantagem de dois segundos.
Ekstrom fez uma partida-canhão, subindo de quinto até segundo, e depois de aproveitar um pequeno erro de Rockenfeller para passar o homem da pole na curva Graham Hill bend, começou a perseguir Tomczyk. O mais perto que conseguiu chegar do A4 com especificação de 2008 foi após as duas paragens obrigatórias, quando uma rápida mudança de pneus e reabastecimento permitiu ao sueco reduzir a margem de 4.7s para 1.2. Contudo, Tomczyk pareceu sempre ter uma pequena reserva para utilizar se o sueco conseguisse tentasse alguma manobra.
Atrás, Rockenfeller teve uma corrida com muitos incidentes. Primeiro, o alemão perdeu o terceiro posto para Mortara em Paddock - permitindo ao piloto da Rosberg Audi escapar-se para conseguir o seu primeiro pódio - e depois fez uma incursão na relva em Surtees quando a chuva aumentou de intensidade. Mais tarde, foi abalroado por Ralf Schumacher na curva Graham Hill, a meio da corrida, caindo para uma luta pelo sexto lugar com Spengler, durante os últimos momentos da prova.
Apesar de todos os esforços de Spengler depois de partir de oitavo, o canadiano não conseguiu aproximar-se o suficiente de Rockenfeller para o atacar, quedando-se pela sétima posição - um resultado que o deixa um ponto atrás de Tomczyk no campeonato, a três corridas do final. Paffet e Schumacher foram quarto e quinto classificados respectivamente.
Jamie Green não tevew uma corrida fácil diante do seu público, com o piloto da Mercedes a partir mal do quarto posto e depois a ter uma incursão na gravilha em Paddock, e ainda um pião em Clark durante os primeiros momentos de prova, incidentes que o atiraram para 12º.
Green recuperou bem, chegando mais tarde à traseira do Abt Audi de Oliver Jarvis, subindo a oitavo na penúltima volta em Paddock, ficando com o último ponto.
Filipe Albuquerque terminou em 11º
O piloto português em prova, Filipe Albuquerque, foi o 11º classificado da prova. Tal como o próprio reconhece, tendo em conta o acidente na qualificação que o forçou a ser o último na grelha de partida, esta "Acabou por ser uma boa corrida tendo em conta que saí de último. O 11º lugar foi o resultado possível. A chuva veio ajudar à minha prestação. Foi a primeira vez que rodámos neste circuito com a pista molhada mas correu tudo bem. Os 'pit-stops' correram lindamente. A equipa fez um excelente trabalho ao colocar o Audi A4 bem equilibrado. Estou satisfeito com o que fiz em pista."
Para enfrentar as três provas do final, o estreante português mostra confiança, realçando que está "claramente com um andamento mais competitivo e isso dá-me motivação. Entramos na recta final da temporada e gostava de terminar todas as corridas nos lugares pontuáveis. Vou dar o meu melhor."
Resultados:
fontes:
relatório de corrida, resultados, 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/94252
corrida/declarações de F. Albuquerque e 2ª imagem: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99622
Sem comentários:
Enviar um comentário