Mattias Ekstrom venceu pela segunda vez nas últimas três provas do DTM, dominando em condições de piso molhado no circuito alemão de Oschersleben, enquanto os candidatos ao título Martin Tomczyk e Bruno Spengler tiveram sortes diferentes.
O sueco, que partiu de quarto, passou para a liderança na Curva 3 à oitava volta, "destronando" Spengler. Daí em diante, Ekstrom isolou-se e venceu com uma margem de 42 segundos no seu Abt Audi.
Spengler parecia confortável no segundo lugar até ao momento em que a frente do seu carro começou a saltar excessivamente a altas velocidades. Spengler fez a sua segunda paragem mais cedo do que o planeado, mas perdeu mais de 20 segundos enquanto a sua equipa tentou remover a roda frontal direita, com o canadiano a ser relegado para 11º, ficando com uma tarefa difícil de regressar aos pontos com apenas 14 voltas pela frente.
O problema de Spengler "promoveu" Tomczyk a segundo, mas o líder do campeonato perdeu rapidamente a posição ao sair de pista na Curva 1, sendo passado por Edoardo Mortara.
Tomczyk, que na primeira volta subiu até sexto, recuperou o segundo posto perdido para Mortara após a última paragem nas boxes, acabando nessa posição. Com este resultado, Tomczyk aumento a sua vantagem no comando do campoenato para nove pontos sobre Spengler - que acabou por abandonar a duas voltas do final com problemas de travões. Restam duas rondas e 20 pontos para Spengler tentar recuperar e chegar ao título.
Gary Paffett e Christian Vietoris, que partiram da última fila da grelha, fizeram boas recuperações, terminando em quarto e em quinto, beneficiando ambos de terem aproveitado ao máximo a estratégia de uma longa primeira série de voltas para subir na classificação.
Vietoris, que com o quinto lugar obteve o melhor resultado da sua carreira no DTM até agora, superou Mike Rockenfeller por menos de um segundo, enquanto Maro Engel recuperou de um pião na primeira volta para ser o sétimo.
Miguel Molina, que partiu da pole, teve uma corrida menos positiva. Saiu de pista na primeira curva da prova, perdendo a liderança para Spengler e voltou à pista a tempo de dar um pião e atrasar o seu colega de equipa Timo Scheider, que caiu para a traseira do pelotão.
O espanhol foi terceiro durante os primeiros momentos da corrida, mas acabou por terminar em oitavo (ainda assim o seu melhor resultado da época até agora), depois de, pelo meio, ter ainda feito uma incursão pela gravilha na Curva 7.
Scheider fez uma condução magnífica para estar em quinto a meio da corrda, logo atrás de Mortara, mas foi ordenado a estacionar o seu carro nas boxes devido à temperatura do motor do seu carro ter começado a ser demasiado alta.
Depois de estar entre os cinco primeiros, Oliver Jarvis saiu de pista duas vezes e esteve envolvido numa luta renhida com Jamie Green durante os últimos instantes de prova. Os carros dos dois pilotos entraram em contacto várias vezes. Jarvis foi o nono, à frente de David Coulthard que, por sua vez, terminou à frente de Green.
Ralf Schumacher chegou a ocupar a quarta posição, mas fez um pião e caiu para sétimo na Cruva 1, sob pressão de Tomczyk, colidindo com Filipe Albuquerque duas curvas mais tarde, atirando o piloto luso para fora de prova.
Filipe Albuquerque até começou da melhor maneira este fim-de-semana do DTM. O piloto de Coimbra chegou mesmo a ser o mais rápido em duas sessões de treinos livres. Contudo, na qualificação, o cenário piorou. Albuquerque manteve o mesmo andamento só que houveram 10 pilotos a melhorar as suas marcas, e o piloto luso só conseguiu alcançar o 11º posto para a partida.
No 'warm-up', Albuquerque conseguiu o terceiro registo, mas na corrida, a possibilidade de um bom resultado "esfumou-se" cedo. Ralf Schumacher saiu de pista, provocando uma situação caótica no pelotão. Filipe Albuquerque foi o mais prejudicado com a situação já que vários toques danificaram o seu Audi A4, o que forçou o piloto português a desistir da prova.
Albuquerque confessou que "A corrida foi muito estranha e difícil. O Schumacher teve uma saída de pista mas na altura em que voltou ao asfalto apanhou vários pilotos, eu incluído. Ficou a confusão instalada e os toques foram inevitáveis. Fiquei com a parte da frente do meu Audi mal tratada e tive de desistir".
Não obstante a má conclusão do fim-de-semana, Albuquerque tira pontos positivos desta ronda, dizendo: "Fiz um bom trabalho e mantive ao longo da jornada um andamento muito rápido. Na corrida, na altura do abandono, estava a discutir a posição com o Gary Paffett que viria a terminar no quarto lugar. Lamento a desistência pois poderia ter feito a minha melhor prova da temporada. Mas, não vale a pena lamentar o que está feito, há que centrar atenções na próxima corrida em Valência"
O DTM ruma agora à Espanha, onde será disputado no Circuito Ricardo Tormo (Valência) no fim-de-semana dos dias 1 e 2 de Outubro.
O DTM ruma agora à Espanha, onde será disputado no Circuito Ricardo Tormo (Valência) no fim-de-semana dos dias 1 e 2 de Outubro.
Resultados:
fontes:
relatório de prova, resultados e 1ª imagem: http://www.autosport.com/news/report.php/id/94649
corrida de Filipe Albuquerque: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99968
2ª imagem: http://www.dtm.com/newsausgabe.php?id=10623
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