Custou, mas foi! António Félix da Costa conseguiu finalmente vencer nas GP3 Series. O piloto luso venceu uma dramática última corrida da época de 2011 do campeonato em Monza.
O piloto da Status Grand Prix esteve no "comboio" de carros nos primeiros lugares durante toda a corrida, fazendo a jogada decisiva, para ascender à liderança, na penúltima volta, passando James Calado na segunda chicana, depois do britânico se ter desentendido com Mitch Evans no início da volta.
Calado, que a meio da prova liderou durante cinco voltas, "entregou" a liderança a Evans quando bloqueou rodas e saiu largo na primeira curva à 11ª volta. O vice-campeão lançou um ataque à liderança do neozelandês na mesma curva, três voltas depois, mas Evans tentou ficar na frente a meio da chicana, enquanto Calado saiu largo. De modo a evitar cortar a chicana, o britânico embateu em Evans, obrigando-o a retirar-se de prova no local.
Com o incidente, Félix da Costa passou para a liderança na curva seguinte, enquanto Calado foi admoestado com uma penalização de travessia da via das boxes no final da penúltima volta. O piloto da ART não cumpriu a penalização, cruzando a linha de meta em segundo, sendo depois penalizado em 20 segundos, caindo para 14º. Isso permitiu a Rio Haryanto e a Nico Muller subirem ao pódio juntamente a Félix da Costa.
Calado poderia ter empatado com Bottas no campeonato se tivesse vencido a prova e estabelecido a volta mais rápida, já que o finlandês atingiu a traseira do Carlin de Conor Daly na Ascari logo na primeira volta, tendo sido penalizado com uma travessia da via das boxes. Apesar de tudo, Bottas ainda fez a volta mais rápida da corrida, não pontuando por cruzar a meta em 17º.
Resultados:
Sem comentários:
Enviar um comentário