12/09/10

WRC no Japão: Vitória de Sebastien Ogier

Sebastien Ogier, Citroen, Rally JapanSebastien Ogier venceu pela segunda vez no World Rally Championship (WRC), na sua primeira vitória com a equipa oficial da Citroen. O francês bateu Petter Solberg no Japão.
O Citroen privado de Solberg liderou a maior parte da prova e quase se tornou no primeiro independente a ganhar em 16 anos, até que um amortecedor partido o fez perder terreno na última parte da prova esta tarde.
Solberg conseguiu segurar o segundo posto, mas não pôde evitar que Ogier terminasse 15.7 segundos à sua frente para ganhar o rally, apesar do piloto francês nunca ter disputado este rally anteriormente.

"É fantástico, estou muito, muito contente," disse Ogier. "Ao chegar aqui eu disse 'ok, será um rally difícil para mim - não gosto deste tipo de troços, é muito áspero e é a minha primeira vez.' Mas imediatamente encontrámos um bom sentimento e um bom ritmo, e agora ganhámos, por isso é perfeito."
A participação de Solberg no rally esteve em dúvida devido a doença, mas quando os troços começaram na sexta-feira o norueguês curou-se da sua febre e controlou a prova.

Solberg perdeu momentaneamente a liderança ao ser penalizado com 10 segundos devido a falsa partida numa etapa no Sábado, antes de voltar à frente enquanto os outros usavam tácticas mais lentas para evitar ir em primeiro para a estrada hoje. O problema no amortecedor significou que Solberg nunca pôde segurar Ogier apesar da sua posição na estrada.
"Obviamente nunca pensei que pudéssemos ir tão bem depois da gripe e da febre e tudo o mais - eu sentia-me muito mal na partida do rally," disse Solberg. "Mas o carro trabalhou muito bem e tive mesmo um bom sentimento para tudo. Infelizmente tivemos este problema com o carro. Mas estou muito contente."
Ambos os Ford tinham estado na luta pela vitória durante o fim-de-semana, mas alguns foram afastados por problemas mecânicos. Jari-Matti Latvala recuperou de uma quebra de eixo na tarde de Sábado - que aconteceu logo após a penalização a Solberg lhe ter dado a liderança - para perseguir Dani Sordo e ficar em terceiro, batendo o piloto da Citroen Junior quando faltavam disputar quatro etapas.
Mikko Hirvonen saiu-se pior. Partiu para hoje em segundo, atrás de Solberg, e estava pronto para disputar a lideranla, apenas com um problema de diferencial. Sem assistência hoje, Hirvonen teve que cuidar do seu carro durante todo o dia de hoje, caindo para sexto.

Hirvonen acabou atrás do líder do campeonato, Sebastien Loeb, que esteve fora da luta todo o fim-de-semana e acabou em quinto, a 53.3s do seu colega de equipa, Ogier. Mas com Ogier a 43 pontos no campeonato, Loeb parece perto de vencer pela sétima vez o WRC no Rally da França, na sua "casa", no início de Outubro.
Henning Solberg (Stobart Ford) e Federico Villagra (Munchi's Ford) completaram a classificação dos WRC, com o Ford de Khalid Al Qassimi, o Stobart de Matthew Wilson e o Citroen Junior de Kimi Raikkonen a protagonizarem acidentes na sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente.
Jari Ketomaa terminou na frente nos S2000 e em nono na geral, à frente do seu adversário na classe S2000, Martin Prokop. Patrik Flodin dominou a divisão da Produção, depois de Toshi Arai ter um incidente na manhã de sexta-feira.

Eis os resultados do rally:



Sem comentários:

Enviar um comentário