11/09/10

Fórmula 1, GP Itália: Qualificação

Fernando Alonso, Ferrari, Italian GP
Fernando Alonso deu à Ferrari a primeira pole em quase dois anos, no que é também a sua primeira pole na equipa transalpina. A Ferrari protagonizou uma excelente qualificação em Monza. 
Felipe Massa não conseguiu acompanhar Alonso na primeira linha da grelha mas foi terceiro, com Jenson Button a ficar entre os dois Ferrari (irá partir em segundo).
A Red Bull teve a sua pior qualificação da época, com o melhor a ser Mark Webber, que irá partir apenas da quarta posição. Sebastian Vettel esteve ainda pior, a ir partir somente de 6º. A seu lado, o alemão terá Lewis Hamilton, o líder do campeonato, que irá partir apenas da quinta posição.
Massa e Alonso foram os mais rápidos na Q1 e Q2 respectivamente, e quando começou a Q3, Alonso mostrou logo claramente as suas intenções, com uma volta em 1m21.962s que lhe dava a pole provisória. Nessa altura, o tempo mais próximo do de Alonso era de 0.297s.
A segunda tentativa de Alonso teve menos sucesso e abortou a volta, mas sem problemas, já que a sua primeira volta foi suficiente para a pole, mesmo com a melhoria de tempo por parte de Jenson Button, que lhe deu o segundo posto. 
Atrás de Massa, Webber passou para a frente de Hamilton - que ao contrário de Button, não está a usar o F-duct da McLaren este fim-de-semana - enquanto que Vettel ficou 0.7s fora do ritmo, em sexto.

Em sétimo irá partir Nico Rosberg, no melhor dos Mercedes. O seu colega de equipa, Michael Schumacher, irá partir apenas do 12º posto.
A Williams teve os seus dois carros na Q3, com Nico Hulkenberg a ir partir de oitavo e Rubens Barrichello de 10º. Ao lado de Hulkenberg partirá Robert Kubica, com o único Renault que atingiu a Q3.
A Force India não foi capaz de repetir a brilhante performance de 2009 em Monza. Adrian Sutil fez apenas o 11º tempo, falhando a Q3 por 0.057s, enquanto que Vitantonio Liuzzi sofreu uma perda de potência ainda nos instantes iniciais da Q1 e falhou a maior parte da sessão, indo partir da 20ª posição.
Os Sauber e os Toro Rosso foram eliminados na Q2, bem como o Renault de Vitaly Petrov - cujo 15º lugar poderá estar em perigo depois de um possível bloqueio a Timo Glock no princípio da Q1.
A Lotus e a Virgin provaram estar próximas na luta entre as equipas novatas, antes de as últimas voltas fortes da Lotus fazerem aclarar as coisas - passando para a frente de Vitantonio Liuzzi. Jarno Trulli irá partir da "pole" das equipas novas (17º), tendo a seu lado o outro Lotus, de Heikki Kovalainen, que irá partir de 18º.

Eis os resultados da qualificação:


A grelha de partida, devido à penalização a Timo Glock, é esta:


fonte (texto, resultados e imagem): http://www.autosport.com/news/report.php/id/86590

Sem comentários:

Enviar um comentário