30/06/11

Porsche regressa a Le Mans em 2014 com protótipo LMP1

A Porsche anunciou que irá regressar às 24 Horas de Le Mans com um protótipo LMP1 totalmente de fábrica.

O Porsche 917 vencedor das
24 Horas de Le Mans em 1970
Como construtora mais bem sucedida da História da prova, a Porsche não participa na classe principal de Le Mans desde 1998, quando a equipa ganhou a prova pela 16ª vez (e última até agora), com Allan McNish, Stephane Ortelli e Laurent Aiello a dividirem o 911 GT1.

A marca germânica permaneceu na prova com uma forte presença na classe de GT desde então.

O Presidente do Comité Executivo da Porsche AG, Matthias Müller, afirmou que a empresa sempre tencionou regressar a Le Mans como equipa de fábrica e tem estado à espera do momento certo para anunciar as suas intenções. Nas palavras de Müller, "O desporto motorizado foi sempre uma parte essencial da marca Porsche," Müller disse que "Por isso para nós foi apenas uma questão de tempo antes de regressarmos como uma equipa de fábrica à liga de topo cda corrida.
"O sucesso da Porsche em Le Mans não tem rival. Queremos dar-lhe seguimento com a 17ª vitória."

O último envolvimento da Porsche na classe de protótipos foi o bem sucedido LMP2RS Spyeder, vencedor das American Le Mans Series, e usado e desenvolvido pela Penske.

A empresa não revelou detalhes do novo projecto, ou se será um carro coupé ou sem tejadilho, mas indicou que quer tirar o máximo partido da abordagem a tecnologias verdes do Automobile Club de l'Ouest (ACO).

Hartmut Kristen, responsável da Porsche Motorsport, disse que "Estamos a olhar em frente para a tarefa de desenvolver novas tecnologias e continuar com o sucesso do Porsche RS Spyder. Depois da conclusão do nosso programa oficial nas American Le Mans Series mantivemo-nos actualizados com os últimos avanços tecnológicos.
"Agora iremos começar com a pesquisa detalhada para avaliar as várias alternativas de conceito para o nosso novo carro.
"Isso depende obviamente de como os regulamentos para o ano de 2014 são no detalhes. Em princípio, estes regulamentos são interessantes para nós porque a integração de tecnologia híbrida no conceito do veículo é uma opção possível."

A Porsche indicou que poderá usar o novo projecto para realçar as novas tecnologias híbridas, como fez recentemente com o 911 GT3 R Hybrid, que correu nas 24 Horas de Nürburgring (realizadas no passado Domingo), com um sistema KERS system desenvolvido pela Williams.

O último Porsche (911-GT1) vencedor das
24 Horas de LeMans, 1998
"Com o RS Spyder provámos que os nossos engenheiros do desporto motorizado em Weissach estão na frente," Wolfgang Hatz, Membro do Quadro para Pesquisa e Desenvolvimento na Porsche AG. "Por acaso, fomos os primeiros a usar um motor de alta rotação com injecção directa de combustível, DFI, estabelecendo novos parâmetros na performance e eficácia.

"Recentemente, com o 911 GT3 R Hybrid, adoptámos uma tecnologia de pilotagem completamente nova para efeitos de corrida e alcançámos uma considerável redução no consumo."

A série de vitórias da Porsche em Le Mans começou em 1970, com Richard Attwood Hans Herrmann.  A pista francesa assistiu então ao domínio da marca durante a década de 1980, com vitórias consecutivas entre 1981 e 1987, os últimos seis destes com as derivações 956/962.


Recorde-se ainda que o emblemático filme Le Mans, com Steve McQueen no principal papel, teve como equipa protagonista a Porsche, com três Porsche 917 com as cores azul/laranja da Gulf. No filme, a personagem interpretada por McQueen (Michael Delaney) venceu a corrida.



Sem comentários:

Enviar um comentário