26/06/11

MotoGP, GP Holanda: Spies estreia-se a vencer

Ben Spies triunfou pela primeira vez na sua carreira na classe-rainha do motociclismo mundial, na corrida de MotoGP do GP da Holanda, disputado no histórico circuito de TT Assen.

O americano liderou desde início, e conseguiu distanciar-se cedo dos adversários, quando o seu colega de equipa na Yamaha, Jorge Lorenzo, caiu na sequência de um incidente com Marco Simoncelli. Neste incidente, Simoncelli não tentou claramente ultrapassar o campeão mundial, mas perdeu o controlo da sua moto e colidiu com a Yamaha. Como o acidente foi a baixa velocidade, ambos os pilotos conseguiram regressar. Contudo, no caos provocado, Spies subiu na classificação. Por essa altura, ao chegar à recta da meta para a volta dois, Spies tinha três segundos de vantagem.

Atrás do texano, Stoner e Dovizioso lutaram brevemente pelo segundo posto, antes do australiano líder do campeonato conseguir distanciar-se e partir em perseguição de Spies. A vantagem foi reduzida para 3.5, à 9ª volta, antes de Spies começar a responder, restabelecendo a sua vangagem.

O pneu dianteiro de Stoner pareceu em dificuldades à medida que a corrida avançava e o australiano teve que se contentar com o segundo posto, à frente de um distante Dovizioso.

Valentino Rossi foi o quarto, lutando inicialmente com um impressionante Cal Crutchlow. Contudo, o britânco foi forçado a parar, com o pneu da frente bastante desgastado. A estrela da Ducati conseguiu facilmente manter a posição até ao fim, à frente do seu colega de equipa Nicky Hayden. Em sexto ficou Lorenzo, que provou não só que a Yamaha era a moto a ter em conta no asfalto frio de Assen, mas também que teria ganho a corrida sem o incidente do início.

Colin Edwards classificou-se na sétima posição, à frente da outra Honda oficial, de Hiroshi Aoyama, e de Toni Elias. Simoncelli encerrou os dez primeiros, numa moto que parecia desintegrar-se volta após volta.

Álvaro Bautista, Hector Barbera, Kousuke Akiyoshi foram os restantes pilotos a terminar a corrida. Randy de Puniet e Karel Abraham foram os únicos que caíram não conseguindo regressar, com Abraham a partir mesmo um dedo.


Resultados da prova:


Sem comentários:

Enviar um comentário